segunda-feira, 20 de novembro de 2017

POÇOS: BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU É INAUGURADA NA ZONA LESTE


Ponto base da região será no Hospital da Zona Leste

A partir de agora, a Zona Leste de Poços de Caldas, no Sul de Minas, passa a contar com uma base descentralizada do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 

A inauguração foi na tarde da última sexta, 17. A base descentralizada vai permanecer em um anexo, ao lado do HZL, o Hospital da Zona Leste.
 
Com a inauguração da base descentralizada na zona leste, o objetivo é ter uma ambulância básica nesta região da cidade, no período das 7h às 19h, nos momentos em que a mesma não estiver sendo utilizada em atendimentos. “A intenção é melhorar ainda mais o nosso tempo de resposta. Daqui a seis meses teremos dados para avaliar os resultados desta base descentralizada”, informou Nair Teodora Smith Chuva, diretora do SAMU.

“Atendemos aqui hoje a uma demanda da população, que foi avaliada com cautela e chegamos à conclusão de que este espaço vai abrigar muito bem esta base”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. Também participaram da inauguração, o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva; o vice-prefeito Flávio Faria; a enfermeira coordenadora do HZL, Sandra Soares Mendes; além de servidores do SAMU, de outros setores da saúde e do município.
 
SAMU
O SAMU começou a funcionar em Poços, no dia 7 de dezembro de 2006. Há 11 anos no município, o número de atendimentos prestados pelo serviço é crescente. 

São em média, 4500 ligações recebidas por mês, que resultam em orientações por telefone e/ ou atendimento com deslocamento de ambulância. O SAMU é para atender a casos de urgência e emergência, que envolvam riscos de morte. 

A equipe é composta por cerca de 80 pessoas: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, auxiliares administrativos e de serviços gerais. O SAMU em Poços tem três ambulâncias básicas e uma avançada, além de carros reserva.

O serviço também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA, para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover, que precisam do transporte para outros atendimentos de saúde mas que não se enquadram em urgências e emergências. O número para solicitação do SAMU é o 192.

Nenhum comentário: