sexta-feira, 24 de novembro de 2017

PROPOSTA DE ALUNOS REVELA NA WEB POSSIBILIDADES DE EMPREGO NA REGIÃO DE ITAJUBÁ

Sistema on-line apresentado por participantes do 17º Conic-Semesp cataloga currículos e mostra vagas disponíveis no mercado em Minas Gerais  
Vista parcial de Itajubá

Os alunos Felipe Aparecido de Lima e Rodrigo Antonio Mendes Melo, do quarto ano de Sistemas da Informação do Centro Universitário de Itajubá, no Sul de Minas, criaram uma “Proposta de uma aplicação web para oferta e procura de empregos e serviços” e apresentarão o trabalho de iniciação científica hoje, sexta-feira, 24, às 11 horas, durante o 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp), que será realizado pelo Semesp nos dias 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo. 

Segundo dados do IBGE, até novembro de 2016, no estado de Minas Gerais faltava emprego para 2,39 milhões de pessoas. Esse nível alto de desemprego entre os mineiros tinha relação com as dispensas de trabalhadores da indústria e do setor de serviços. 

Felipe Lima, analista de rede de um supermercado em Itajubá, a partir desses dados decidiu por montar um canal web de oferta e procura de empregos e serviços porque recebia sempre currículos em papel com muitas pessoas querendo trabalhar. 

“Existem websites que possibilitam a procura por vagas de trabalhos, mas em cidades com poucos habitantes, esses sistemas não possuem grande relevância, pois não abrangem um grande número de usuários. Como sou de Paraisópolis, cidade próxima a Itajubá, resolvi desenvolver um sistema de baixo custo criando um catálogo on line de prestadores de serviços e pessoas interessadas em emprego. Muitas vezes Itajubá exporta mão de obra porque não tem esses dados catalogados e de fácil acesso a todos os interessados”, detalha.

Analisando a microrregião de Itajubá, o projeto identificou que Brasópolis, Consolação, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Piranguçu, Virgínia e Wenceslau Braz não possuem vagas de emprego. Cristina e Piranguinho possuem uma e duas vagas, respectivamente, e Itajubá apresenta vinte e cinco vagas únicas (a mesma vaga pode estar ofertada em mais de um website). 

“Ou seja, quase 73% das cidades não utilizam dessas ferramentas, enquanto os outros 27% não contêm números significativos de vagas. Entretanto, uma análise mais detalhada do nível de escolaridade exigido, deixa claro que a busca por trabalhadores graduandos ou já graduados em curso superior é muito maior que os de nível técnico e de ensino médio e fundamental somados. Com base nesses dados, levantamos os requisitos necessários para um bom funcionamento do sistema e uma melhor aceitação do público alvo e criamos a proposta web”, lembra Lima.

O trabalho está concluído, mas os alunos agora precisam testar o sistema criado com funcionalidades como interfaces onde o usuário escolhe se se cadastra como pessoa física ou jurídica; onde o usuário-físico poderá cadastrar seus currículos, atualizar seus dados, buscar por vagas e serviços e enviar currículos às vagas específicas; onde o usuário-físico prestador de serviço, que não trabalha sob um CNPJ, tem a opção de cadastrar as informações sobre sua função e atualizar o mesmo; onde o usuário-jurídico tem a opção de criar vagas para ofertá-las publicamente no sistema e esses dados poderão ser atualizados somente por quem criou o anúncio e excluídos quando a mesma for preenchida. 

A busca por currículos e serviços será possível a todos os usuários e um alerta via e-mail e/ou SMS será enviado à pessoa que criou um anúncio toda vez que um currículo for enviado em relação ao mesmo. E, por fim, um banco de dados seguro e estável, com acesso rápido e fácil a um sistema coerente.

Serviço
17º Conic-Semesp
Data: 24e 25 de novembro de 2017
Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo
Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Informações: conic@semesp.org.br ou pelo telefone: (11) 2069-4410

com Natascha Ariceto - da assessoria

Nenhum comentário: