Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE ALUNOS REVELA NA WEB POSSIBILIDADES DE EMPREGO NA REGIÃO DE ITAJUBÁ

Sistema on-line apresentado por participantes do 17º Conic-Semesp cataloga currículos e mostra vagas disponíveis no mercado em Minas Gerais  
Vista parcial de Itajubá

Os alunos Felipe Aparecido de Lima e Rodrigo Antonio Mendes Melo, do quarto ano de Sistemas da Informação do Centro Universitário de Itajubá, no Sul de Minas, criaram uma “Proposta de uma aplicação web para oferta e procura de empregos e serviços” e apresentarão o trabalho de iniciação científica hoje, sexta-feira, 24, às 11 horas, durante o 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp), que será realizado pelo Semesp nos dias 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo. 

Segundo dados do IBGE, até novembro de 2016, no estado de Minas Gerais faltava emprego para 2,39 milhões de pessoas. Esse nível alto de desemprego entre os mineiros tinha relação com as dispensas de trabalhadores da indústria e do setor de serviços. 

Felipe Lima, analista de rede de um supermercado em Itajubá, a partir desses dados decidiu por montar um canal web de oferta e procura de empregos e serviços porque recebia sempre currículos em papel com muitas pessoas querendo trabalhar. 

“Existem websites que possibilitam a procura por vagas de trabalhos, mas em cidades com poucos habitantes, esses sistemas não possuem grande relevância, pois não abrangem um grande número de usuários. Como sou de Paraisópolis, cidade próxima a Itajubá, resolvi desenvolver um sistema de baixo custo criando um catálogo on line de prestadores de serviços e pessoas interessadas em emprego. Muitas vezes Itajubá exporta mão de obra porque não tem esses dados catalogados e de fácil acesso a todos os interessados”, detalha.

Analisando a microrregião de Itajubá, o projeto identificou que Brasópolis, Consolação, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Piranguçu, Virgínia e Wenceslau Braz não possuem vagas de emprego. Cristina e Piranguinho possuem uma e duas vagas, respectivamente, e Itajubá apresenta vinte e cinco vagas únicas (a mesma vaga pode estar ofertada em mais de um website). 

“Ou seja, quase 73% das cidades não utilizam dessas ferramentas, enquanto os outros 27% não contêm números significativos de vagas. Entretanto, uma análise mais detalhada do nível de escolaridade exigido, deixa claro que a busca por trabalhadores graduandos ou já graduados em curso superior é muito maior que os de nível técnico e de ensino médio e fundamental somados. Com base nesses dados, levantamos os requisitos necessários para um bom funcionamento do sistema e uma melhor aceitação do público alvo e criamos a proposta web”, lembra Lima.

O trabalho está concluído, mas os alunos agora precisam testar o sistema criado com funcionalidades como interfaces onde o usuário escolhe se se cadastra como pessoa física ou jurídica; onde o usuário-físico poderá cadastrar seus currículos, atualizar seus dados, buscar por vagas e serviços e enviar currículos às vagas específicas; onde o usuário-físico prestador de serviço, que não trabalha sob um CNPJ, tem a opção de cadastrar as informações sobre sua função e atualizar o mesmo; onde o usuário-jurídico tem a opção de criar vagas para ofertá-las publicamente no sistema e esses dados poderão ser atualizados somente por quem criou o anúncio e excluídos quando a mesma for preenchida. 

A busca por currículos e serviços será possível a todos os usuários e um alerta via e-mail e/ou SMS será enviado à pessoa que criou um anúncio toda vez que um currículo for enviado em relação ao mesmo. E, por fim, um banco de dados seguro e estável, com acesso rápido e fácil a um sistema coerente.

Serviço
17º Conic-Semesp
Data: 24e 25 de novembro de 2017
Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo
Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Informações: conic@semesp.org.br ou pelo telefone: (11) 2069-4410

com Natascha Ariceto - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...