quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MEDICINA: HCSL REALIZA CIRURGIA DE OSSO CONGELADO INÉDITA NO SUL DE MINAS

Eugênio Mendes, a paciente Mayara e seus familiares

Um procedimento inédito na região feito com extremo sucesso. Assim foi a cirurgia chamada Frozen Bone (osso congelado) realizada pelo médico Eugênio César Mendes no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, no final do mês de novembro. 

A cirurgia usa uma técnica de congelamento para tratar câncer nos ossos. "Primeiro, eu cortei o osso doente, depois descasquei o tumor que estava no osso que ficou totalmente limpo. Depois, mergulhei ele no nitrogênio líquido com menos 174º C. Logo após vinte minutos, o osso foi colocado em temperatura ambiente onde ficou por mais quinze minutos. O osso ainda foi mergulhado em água destilada, também em temperatura ambiente, onde permaneceu por mais dez minutos. Depois de descongelado reemplantei o osso na paciente, com placa e parafuso como no caso de uma fratura normal", explica o médico, especializado em ortopedia oncológica.

A paciente Mayara Oliveira Brandão Pereira, 25 anos, tinha um caso ideal para o procedimento. "Ao descobrir que tinha o osteossarcoma, o doutor Eugênio me preparou para a cirurgia. Eu falei que estava firme e forte pra tudo, mas foi um choque pois estava com meu bebê de apenas 5 meses. Pedi muito a Deus que me desse força e iluminasse o doutor Eugênio. Minha cirurgia foi uma vitória e hoje estou muito bem. Eu agradeço ao doutor Eugênio que além de médico é um ser humano de carne, alma e, principalmente, coração. Na hora que mais precisei, ele estava ali para me ajudar junto com sua equipe maravilhosa desse Hospital. Só tenho a agradecer", afirmou a paciente.

O procedimento é inovador pois usa o osso do próprio paciente, com encaixe anatômico perfeito, não tem risco de rejeição e, em cerca de seis meses, o local volta a ser repovoado por células - o que não acontece quando ele coloca um enxerto de doador. 

Para se ter uma ideia, no tratamento convencional do câncer ósseo geralmente inclui sessões de quimioterapia e a realização de cirurgia para remoção do osso doente. 

Para o especialista, a atuação da diretoria do HCSL foi fundamental no sucesso da cirurgia. "O Hospital está apto e preparado para atuar nesses procedimentos como hospitais dos grandes centros do país. Quero deixar registrado aqui meu agradecimento à Jusselma e a Renata, que conseguiram o nitrogênio líquido, ao ortopedista dr.Verner, ao cirurgião vascular Mateus, os residentes da cirurgia vascular, ao pessoal do Centro Cirúrgico (o Luciano que despejou com todo o cuidado o material no procedimento), todo mundo que deu seu apoio desde a equipe de faxina até a diretoria do Hospital", ressalta o médico Eugênio Mendes.

O resultado do uso da técnica de osso congelado no Hospital Samuel Libânio foi muito positivo. 


"Tenho que esclarecer que não é todo caso que o médico pode indicar esse processo que é oferecido pelo Hospital somente para particulares e convênios. Ele geralmente só é indicado para tumores que produzem ossos, pois se os tumores destroem os ossos não é possível essa técnica", conta Eugênio Mendes, que é formado no curso de Medicina da Univás, em Pouso Alegre, e fez residência e especialização médica em Ortopedia Oncológica, em Belo Horizonte. Ele atua no Hospital Samuel Libânio há sete anos. 

com assessoria do HCSL

Nenhum comentário: