quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

OURO FINO: MISSIONÁRIO NORTE-AMERICANO RECEBE MEDALHA DESEMBARGADOR HÉLIO COSTA

O engenheiro deixou a Nasa para se dedicar a crianças e adolescentes em situação de risco
O juiz diretor do Foro da Comarca de Ouro Fino, João Cláudio Teodoro com o homenageado, o missionário norte-americano David Edward Davis

O missionário norte-americano David Edward Davis e fundador do abrigo Escola Esperança e Vida, em Ouro Fino, no Sul de Minas, foi o agraciado deste ano com a Medalha Desembargador Hélio Costa, oferecida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 


A cerimônia foi realizada no último dia 14, no Salão do Tribunal do Júri e teve a presença de autoridades, servidores, amigos, colaboradores do abrigo, além de crianças e adolescentes, entre outros convidados.

A solenidade foi aberta com a apresentação do grupo de flauta doce Pequenos Brilhantes, da Escola Estadual Delorme de Avelar Muniz, conduzido pelo professor de música Daniel Aparecido de Oliveira.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Poder Judiciário, a honraria foi entregue ao homenageado pelas mãos do diretor do foro da Comarca de Ouro Fino, juiz João Cláudio Teodoro. 


Em seguida, o coral da escola Esperança e Vida fez uma apresentação ao homenageado, sob a coordenação do professor. Foi exibido também um vídeo com dezenas de fotos que contam a trajetória de David Davis.

O público se emocionou ao conhecer a história do missionário, desde a infância nos Estados Unidos, na Carolina do Sul, onde cresceu ao lado de seus familiares e amigos. 

Ele graduou-se em engenharia pela Universidade de Clemson, fez mestrado, ingressou na National Aeronautics and Space Administration (Nasa). Abandonou tudo em seu país em prol da missão de planejar, construir e executar um projeto voltado para o abrigamento com modelo familiar de crianças e adolescentes em situação de risco.

Davis, que já ganhou o título de cidadão honorário de Ouro Fino, conta que veio para o Brasil porque sempre lia sobre os problemas de crianças nas ruas. 

O objetivo era montar, no interior do Brasil, um modelo de casas lares com clima familiar e projeto profissionalizante. Em 1995 chegou ao Brasil para formar o que viria a se tornar a escola Esperança e Vida. Aprendeu português na convivência do dia a dia.

Ele conta que a escola já acolheu mais de 200 crianças e adolescentes, e muitos deles tiveram a chance de mudar a vida drasticamente para melhor. 

“Meu sonho é que o projeto se torne independente, para que eu possa me dedicar e multiplicar o modelo de casa lar para outros lugares no Brasil, que tanto precisam”, conta. Davis destacou que “uma criança é mais importante que um ônibus espacial”.

O magistrado João Cláudio Teodoro encerrou a cerimônia rendendo homenagens especiais ao agraciado: “David deixou seu país de origem e veio lutar pelos direitos das crianças e adolescentes de Ouro Fino e Inconfidentes, sem pedir nada em troca, fazendo-o apenas por amor a Jesus. David coloca em prática o Evangelho de Jesus, que disse: ‘tudo o que fizerdes aos menores dos meus irmãos é a mim que o fazeis’. Rendo as minhas homenagens a ele, que de uma forma tão grandiosa pratica a caridade”, completa o juiz.

O evento foi encerrado com a chegada do Papai Noel, que distribuiu doces para as crianças.

Sobre a medalha
A Medalha Desembargador Hélio Costa destina-se a agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local. 

A medalha é concedida de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares, preferencialmente no dia 8 de dezembro, data comemorativa do Dia da Justiça, com solenidade em todas as comarcas do estado.

com assessoria do TJMG

Nenhum comentário: