Pular para o conteúdo principal

REITOR APRESENTA AO MINISTRO KASSAB PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO DE LAVRAS


Um novo projeto com condições ultramodernas para o funcionamento do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) foi apresentado ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD) pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo. Na reunião, o reitor estava acompanhado do deputado federal Diego Andrade (PSD-MG).

O projeto contempla o fornecimento de equipamentos e serviços de infraestrutura de telecomunicação, rede lógica de dados e datacenter para atender a demanda do Lavrastec. 

De acordo com o reitor da UFLA, a reunião foi produtiva e o ministro Kassab se comprometeu em ajudar. 

“Devido à importância do projeto para o Brasil, o ministro designou o presidente do CNPq, professor Mário Neto Borges, para construir a solução do atendimento dos pleitos. Também enfatizou a qualidade da UFLA e disse ter certeza de que o Parque trará grande desenvolvimento a Lavras e região, destacando ainda mais a importância da UFLA para o País”, comenta o reitor.

São três subprojetos: Lógico e Gerenciamento Inteligente de Energia; Infraestrutura de Datacenter, e Infraestrutura de Armazenamento e Processamento de Dados. A execução de todo o projeto permitirá mais sustentabilidade, redução de custos de energia elétrica, monitoramento proativo, aumento da produtividade, entre outros benefícios.

O projeto Lógico e Gerenciamento Inteligente de Energia contempla a aquisição de ativos de rede, bem como o término da infraestrutura de telecomunicação; cabeamento estruturado; networking; pontos de acesso sem fio, câmeras e salas de telecomunicação. 

O sistema proporciona o monitoramento mais preciso em tempo real, e desliga os equipamentos de redes e computadores durante a noite e fins de semana.

Já a instalação de um Datacenter compreenderá sistemas de energia elétrica de alta disponibilidade; climatização adequada e de alta disponibilidade; iluminação adequada ao ambiente; segurança física e controle de acesso dos ambientes internos; detecção e combate a incêndios; monitoramento e supervisão do ambiente físico; infraestrutura de serviços de engenharia necessários; cabeamento estruturado, e racks padronizados.

Por fim, no projeto de Infraestrutura de Armazenamento e Processamento de Dados serão disponibilizados quatro servidores com oito cores por processador e 1 TB de memória, instalados com o sistema de virtualização. 

Com esses servidores será possível ter um melhor desempenho. Cada um poderá hospedar mais de 40 máquinas virtuais. 

Todo o sistema funcionará com HA (High availability), ou seja, se um equipamento ficar offline, outro assume o seu lugar, até que ele se recupere dos incidentes. Garantindo assim a confiabilidade e integridade dos sistemas.

Todos os novos equipamentos serão utilizados nas dependências dos laboratórios de Engenharia que darão apoio ao Lavrastec de forma a sustentar as futuras empresas no desenvolvimento de protótipos e produtos. 

Sendo assim, o uso será compartilhado com os cursos de engenharia da UFLA, possibilitando a expansão de pesquisas, tecnologias e inovações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...