terça-feira, 2 de janeiro de 2018

4º ECONTRO DAS FOLIAS DE REIS REUNIRÁ 21 COMPANHIAS NESTE ANO, EM VARGINHA


A Fundação Cultural do Município de Varginha, no Sul de Minas, informa que o 4º Encontro das Folias de Reis que ocorrerá no próximo dia 7, incluirá missa com reverência ao Menino Jesus, às 14h, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e desfile pela Avenida Rio Branco com culminância na Concha Acústica onde as 21 companhias irão se apresentar.

O município incentiva a preservação das Folias de Reis pela importância cultural. Durante o ano são realizadas reuniões com coordenação da Fundação Cultural visando organizar e preservar essa festa católica que celebra os Três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), responsáveis pela visitação ao Menino Jesus.

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (CODEPAC), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o tombamento das Folias de Reis varginhenses. 

Trata-se de um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Já o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. 

Marungos, embaixadores e músicos vão de casa em casa, onde tem a imagem do Menino Jesus na manjedoura ou um presépio, cantar versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.

O embaixador é o responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus. 

Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida aos seus integrantes, que agradecem aos hospedeiros e seguem para o próximo destino. No dia de Reis, 6 de janeiro, a bandeira retorna à casa do embaixador.

Em Varginha, o Município também destina recursos financeiros para a manutenção dessa manifestação cultural.

Confira as 21 Folias de Reis: Nossa Senhora do Rosário, Rei dos Reis, Irmãos da Fé, Nossa Senhora da Guia, Sagrada Família, Santo Expedito, São Joaquim, Imaculada Mãe dos Anjos, São Jorge, São José, São Marcos, Lenço Preto, São Benedito, Santa Cruz, Cardoso e Amigos, Nossa Senhora do Carmo, Reis do Oriente, São Lázaro, São João Batista, Estrela Brilhante e Cia dos Peões.

Nenhum comentário: