Pular para o conteúdo principal

ALUNOS CRIAM APLICATIVO PARA CÁLCULO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA


Qual seu consumo diário de energia elétrica? Como utilizar melhor seus equipamentos elétricos e diminuir o consumo energético residencial? 

Essas e outras perguntas podem ser respondidas por um aplicativo criado por Thalita Kely Pereira e Yan Ambrósio de Oliveira, alunos do curso de Engenharia Elétrica do campus Nepomuceno Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que participam do programa Bolsa de Complementação Educacional (BCE).

O sistema operacional, que visa facilitar o dia a dia da população e incentivar a economia de energia elétrica, faz parte do projeto de pesquisa “Contribuição à Otimização do Consumo Energético Residencial no Município de Nepomuceno”. 

Segundo Yan Oliveira, ele poderá ser utilizado, em breve, e será de fácil manuseio para leigos, com três opções para calcular o consumo.

O orientador do trabalho, professor Márcio Wladimir Santana, ressaltou que diversos detalhes foram pensados para simplificar a utilização do aplicativo. 

“O usuário vai poder escolher a maneira de inserir esses dados e os valores vão sair em reais”, disse.

O trabalho já conquistou o terceiro lugar na área de Engenharia no campus Nepomuceno na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e participou do XII Congresso de Extensão (Conex) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O evento aconteceu de 27 de novembro a 1º de dezembro e teve como tema “Inovação Tecnológica na Universidade”.

BCE possibilitou projeto
O professor Márcio Santana conta que Yan Oliveira idealizou a proposta. “Ele me procurou com a ideia e perguntou se eu tinha interesse em orientar e a partir do início outras ideias foram aparecendo”, disse.

Após apresentar a proposta e tê-la aceita para a BCE, Márcio Santana recebeu os dois orientandos, que foram selecionados socioeconomicamente pela Coordenação de Política Estudantil (CPE) de Nepomuceno. 

O docente, que assumiu como efetivo em 2015, gostou do primeiro contato que teve com o programa. 

“Acho muito interessante a forma de seleção. Não tivemos problemas e as propostas foram cumpridas”, analisou.

Yan Oliveira, que é da vizinha Coqueiral, utiliza os recursos da bolsa para pagar as despesas com república e alimentação. 

O estudante reitera a importância da BCE. “Sem ela seria muito difícil continuar na escola”, observou. Já Thalita Pereira contribui com as despesas de casa, pois atualmente apenas o pai trabalha.

Ambos os alunos fazem questão de afirmar que encontraram um ambiente riquíssimo de aprendizado. No projeto, colocam em prática o que aprendem no curso e descobrem novos processos.

O desenvolvimento do projeto
Os equipamentos eletroeletrônicos – máquina de lavar, ar condicionado, geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, entre outros – facilitam a vida da família moderna. Eles permitem maior disponibilidade de tempo para trabalho e lazer. 

Porém, de acordo com a Eletrobras e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica residencial, cresceu cerca de 107,7%, de 1995 a 2014. 

Baseado nesses números, o projeto visa conscientizar a população sobre a importância da racionalização no uso de energia elétrica em âmbito residencial.

Na primeira etapa, foram escolhidas quatro residências em Nepomuceno: uma casa na cidade, uma na zona rural, uma república masculina e outra feminina. 

Foram realizados levantamentos sobre as potências dos aparelhos elétricos e eletrônicos desses locais. 

“Fizemos algumas medições e análises e montamos planilhas de estimativa e de economia para traçar os gráficos e apresentar as diferenças”, explicou Thalita Pereira.

A partir dessas medições, bibliografia de pesquisa e de uma tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que listou o consumo médio de alguns equipamentos, partiu-se para a elaboração do aplicativo.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/