Pular para o conteúdo principal

DERMATOLOGISTA ALERTA SOBRE CUIDADOS ESPECIAIS COM A PELE NO VERÃO


Simone Caruso Bonetti esclarece dúvidas sobre cuidados com a pele durante verão 
O verão, estação mais quente do ano, é época de aproveitar os dias azuis, as cachoeiras, piscinas e praias e, também, de intensificar os cuidados com a pele. Isso porque, além da maior incidência de radiação solar, neste período são mais frequentes algumas doenças dermatológicas, como micoses e manchas.

O alerta é da médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Simone Caruso Bonetti. 

Em entrevista ao Portal da UFJF, a dermatologista destaca que, para evitar problemas, é necessário, dentre outros procedimentos, fazer uso de filtros solares e hidratantes cutâneos.

Portal UFJF: É fato que o calor intenso, frequente nesta estação, pode favorecer o aparecimento de doenças dermatológicas provocadas por fungos e bactérias?

Simone Caruso Bonetti: Sim, principalmente as micoses, que são as doenças causadas por fungos. Esses microorganismos se reproduzem com mais facilidade em ambientes úmidos e quentes. As lesões provocadas por eles afetam com mais frequência algumas partes do corpo, como virilhas, pés e unhas. Desse modo, recomenda-se secar bem as áreas de “dobras” do corpo após o banho e evitar os calçados fechados.

– Quais “doenças de pele” são mais comuns no verão e quais as suas características principais? Como tratá-las? Como prevení-las?

– A radiação solar – mais intensa nesta época – e a sudorese (suor, transpiração) predispõem ao aparecimento ou agravamento de algumas doenças. A miliária ou brotoeja é uma delas. Essas pequenas bolinhas avermelhadas ou transparentes comuns nas “dobrinhas” dos bebês podem provocar coceira. Para evitá-las, deve-se dar preferência às roupas de algodão e evitar ambientes abafados. Também é mais frequente o aparecimento de manchas, como sardas e melasma (manchas em tons de marrom que aparecem no rosto, mas também podem surgir em áreas como colo e braços). A radiação ultravioleta exacerba essas lesões, por isso é importante ter disciplina para usar o protetor solar diariamente, mesmo quando estiver nublado. Além disso, é comum haver piora da acne devido, especialmente, ao aumento da oleosidade da pele, associado ao uso de protetores solares inadequados, sendo importante fazer a higienização com sabonetes próprios para a face e usar protetor solar em gel ou livre de óleo.

– Quais são os cuidados essenciais à pele nesta estação?

– Como a radiação solar é mais intensa no verão, é fundamental a proteção para evitar danos como as queimaduras, as manchas e o câncer de pele. As barracas de sol devem, preferencialmente, ser de lona ou algodão, pois absorvem cerca de 50% da radiação. As roupas com fator de proteção ultravioleta são a novidade do verão brasileiro. São alternativas para proteger crianças na praia, cachoeira ou piscina. Diferente das roupas de algodão, elas mantêm a fotoproteção mesmo estando molhadas. Os produtos destinados a proteger a pele do sol devem ter um fator de proteção solar (FTS) de, no mínimo, 30.

– Há cuidados especiais a serem tomados especialmente em relação às crianças e idosos?

– Bebês podem usar protetor solar a partir dos seis meses de vida. Como a pele é mais sensível, recomenda-se consultar um dermatologista ou pediatra antes do uso. Já a pele do idoso precisa de cuidado dobrado. Além da proteção solar, é fundamental fazer a hidratação cutânea, e maior ingestão de líquidos, como água e sucos naturais.

da assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...