Pular para o conteúdo principal

DERMATOLOGISTA ALERTA SOBRE CUIDADOS ESPECIAIS COM A PELE NO VERÃO


Simone Caruso Bonetti esclarece dúvidas sobre cuidados com a pele durante verão 
O verão, estação mais quente do ano, é época de aproveitar os dias azuis, as cachoeiras, piscinas e praias e, também, de intensificar os cuidados com a pele. Isso porque, além da maior incidência de radiação solar, neste período são mais frequentes algumas doenças dermatológicas, como micoses e manchas.

O alerta é da médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Simone Caruso Bonetti. 

Em entrevista ao Portal da UFJF, a dermatologista destaca que, para evitar problemas, é necessário, dentre outros procedimentos, fazer uso de filtros solares e hidratantes cutâneos.

Portal UFJF: É fato que o calor intenso, frequente nesta estação, pode favorecer o aparecimento de doenças dermatológicas provocadas por fungos e bactérias?

Simone Caruso Bonetti: Sim, principalmente as micoses, que são as doenças causadas por fungos. Esses microorganismos se reproduzem com mais facilidade em ambientes úmidos e quentes. As lesões provocadas por eles afetam com mais frequência algumas partes do corpo, como virilhas, pés e unhas. Desse modo, recomenda-se secar bem as áreas de “dobras” do corpo após o banho e evitar os calçados fechados.

– Quais “doenças de pele” são mais comuns no verão e quais as suas características principais? Como tratá-las? Como prevení-las?

– A radiação solar – mais intensa nesta época – e a sudorese (suor, transpiração) predispõem ao aparecimento ou agravamento de algumas doenças. A miliária ou brotoeja é uma delas. Essas pequenas bolinhas avermelhadas ou transparentes comuns nas “dobrinhas” dos bebês podem provocar coceira. Para evitá-las, deve-se dar preferência às roupas de algodão e evitar ambientes abafados. Também é mais frequente o aparecimento de manchas, como sardas e melasma (manchas em tons de marrom que aparecem no rosto, mas também podem surgir em áreas como colo e braços). A radiação ultravioleta exacerba essas lesões, por isso é importante ter disciplina para usar o protetor solar diariamente, mesmo quando estiver nublado. Além disso, é comum haver piora da acne devido, especialmente, ao aumento da oleosidade da pele, associado ao uso de protetores solares inadequados, sendo importante fazer a higienização com sabonetes próprios para a face e usar protetor solar em gel ou livre de óleo.

– Quais são os cuidados essenciais à pele nesta estação?

– Como a radiação solar é mais intensa no verão, é fundamental a proteção para evitar danos como as queimaduras, as manchas e o câncer de pele. As barracas de sol devem, preferencialmente, ser de lona ou algodão, pois absorvem cerca de 50% da radiação. As roupas com fator de proteção ultravioleta são a novidade do verão brasileiro. São alternativas para proteger crianças na praia, cachoeira ou piscina. Diferente das roupas de algodão, elas mantêm a fotoproteção mesmo estando molhadas. Os produtos destinados a proteger a pele do sol devem ter um fator de proteção solar (FTS) de, no mínimo, 30.

– Há cuidados especiais a serem tomados especialmente em relação às crianças e idosos?

– Bebês podem usar protetor solar a partir dos seis meses de vida. Como a pele é mais sensível, recomenda-se consultar um dermatologista ou pediatra antes do uso. Já a pele do idoso precisa de cuidado dobrado. Além da proteção solar, é fundamental fazer a hidratação cutânea, e maior ingestão de líquidos, como água e sucos naturais.

da assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/