Pular para o conteúdo principal

DERMATOLOGISTA ALERTA SOBRE CUIDADOS ESPECIAIS COM A PELE NO VERÃO


Simone Caruso Bonetti esclarece dúvidas sobre cuidados com a pele durante verão 
O verão, estação mais quente do ano, é época de aproveitar os dias azuis, as cachoeiras, piscinas e praias e, também, de intensificar os cuidados com a pele. Isso porque, além da maior incidência de radiação solar, neste período são mais frequentes algumas doenças dermatológicas, como micoses e manchas.

O alerta é da médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Simone Caruso Bonetti. 

Em entrevista ao Portal da UFJF, a dermatologista destaca que, para evitar problemas, é necessário, dentre outros procedimentos, fazer uso de filtros solares e hidratantes cutâneos.

Portal UFJF: É fato que o calor intenso, frequente nesta estação, pode favorecer o aparecimento de doenças dermatológicas provocadas por fungos e bactérias?

Simone Caruso Bonetti: Sim, principalmente as micoses, que são as doenças causadas por fungos. Esses microorganismos se reproduzem com mais facilidade em ambientes úmidos e quentes. As lesões provocadas por eles afetam com mais frequência algumas partes do corpo, como virilhas, pés e unhas. Desse modo, recomenda-se secar bem as áreas de “dobras” do corpo após o banho e evitar os calçados fechados.

– Quais “doenças de pele” são mais comuns no verão e quais as suas características principais? Como tratá-las? Como prevení-las?

– A radiação solar – mais intensa nesta época – e a sudorese (suor, transpiração) predispõem ao aparecimento ou agravamento de algumas doenças. A miliária ou brotoeja é uma delas. Essas pequenas bolinhas avermelhadas ou transparentes comuns nas “dobrinhas” dos bebês podem provocar coceira. Para evitá-las, deve-se dar preferência às roupas de algodão e evitar ambientes abafados. Também é mais frequente o aparecimento de manchas, como sardas e melasma (manchas em tons de marrom que aparecem no rosto, mas também podem surgir em áreas como colo e braços). A radiação ultravioleta exacerba essas lesões, por isso é importante ter disciplina para usar o protetor solar diariamente, mesmo quando estiver nublado. Além disso, é comum haver piora da acne devido, especialmente, ao aumento da oleosidade da pele, associado ao uso de protetores solares inadequados, sendo importante fazer a higienização com sabonetes próprios para a face e usar protetor solar em gel ou livre de óleo.

– Quais são os cuidados essenciais à pele nesta estação?

– Como a radiação solar é mais intensa no verão, é fundamental a proteção para evitar danos como as queimaduras, as manchas e o câncer de pele. As barracas de sol devem, preferencialmente, ser de lona ou algodão, pois absorvem cerca de 50% da radiação. As roupas com fator de proteção ultravioleta são a novidade do verão brasileiro. São alternativas para proteger crianças na praia, cachoeira ou piscina. Diferente das roupas de algodão, elas mantêm a fotoproteção mesmo estando molhadas. Os produtos destinados a proteger a pele do sol devem ter um fator de proteção solar (FTS) de, no mínimo, 30.

– Há cuidados especiais a serem tomados especialmente em relação às crianças e idosos?

– Bebês podem usar protetor solar a partir dos seis meses de vida. Como a pele é mais sensível, recomenda-se consultar um dermatologista ou pediatra antes do uso. Já a pele do idoso precisa de cuidado dobrado. Além da proteção solar, é fundamental fazer a hidratação cutânea, e maior ingestão de líquidos, como água e sucos naturais.

da assessoria da UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/