Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA: PEQUENOS QUE SE JUNTAM AOS GRANDES E SE TORNAM FORTES

Empresas de pequeno porte recebem auxílio do projeto Origem Minas (Sebrae-Faemg) para firmar parcerias com gigantes do mercado

O projeto “Origem Minas” do Sebrae Minas, criado para valorizar, fortalecer e projetar o agronegócio mineiro nos mercados nacional e internacional, tem como clientela os produtores rurais de pequeno porte (não raro, agricultores familiares), micro e pequenas empresas (agroindústrias), cooperativas, associações e sindicatos.

Após se vincularem ao projeto, com participações em feiras e exposições, alguns estão ganhando mercado a partir de parcerias com grandes empresas. Um salto de qualidade para os representantes do agronegócio, setor que responde por 20% das empresas e por 1/3 do PIB em Minas Gerais. A seguir, alguns personagens desta nova realidade para quem nasceu pequeno e se agiganta aos poucos.

Alento Sorvetes
“Parceria é meu sobrenome”. Assim se define a empreendedora Talita Viza Dias, proprietária da Alento Sorvetes, de Belo Horizonte, que vem firmando algumas parcerias com empresas de segmentos aparentemente com nada a ver. Foi assim com a cultuada lanchonete A Pão de Queijaria, para quem fornece sorvete de pão de queijo (tem também produtos com queijo Canastra, do Cerrado e d´Alagoa, sempre em parceria com os fabricantes). Para a cervejaria Baker ela criou o “chocoporter”, sorvete feito a partir da cerveja Bravo. Outra deliciosa “esquisitice” é o bolo búlgaro, que não leva farinha e é comercializado na Deliceria, uma franquia nacional de guloseimas.

Assim, de parceria em parceria, Talita vai conquistando novos clientes e solidificando a marca. O impulso para o crescimento foi dado quando ela se vinculou ao Sebrae, em maio do ano passado. “Estava temerosa com a chegada do inverno, que abalaria nossas vendas e fui pedir auxílio ao Sebrae, que me associou ao projeto Origem Minas (que divulga e promove o agronegócio mineiro)”. A Alento cresceu 700% em 2015 e 2016. O mesmo percentual é esperado para este ano, que reserva outra novidade: a abertura da primeira loja física, em Belo Horizonte.
Contato: (31) 9 88121.7041 (Talita)

Rocca – Doce de Leite
A Rocca, fabricante de doces de Pouso Alegre, no Sul de Minas, é participante ativa das ações do Sebrae, sendo vinculada ao projeto Origem Minas (que divulga e promove o agronegócio mineiro), e presença constante nas feiras e exposições organizadas pela instituição. Foi em um destes eventos, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em agosto do ano passado, que ela iniciou conversações com dois grandes varejistas “gourmets” - Verdemar e Super Nosso. “Somente o Verdemar consome 14% da nossa produção. Com o Super Nosso, parceria mais recente, estamos promovendo ações periódicas de degustação que vêm dando bons resultados”, informa a empreendedora Rosi Barbosa, uma das sócias-proprietárias da Rocca.

A empresa fabrica, atualmente, 600 quilos de guloseimas, em potes de 420 e 50 gramas, e fatura R$120 mil por mês. O êxito da Rocca advém de alguns requisitos próprios de empreendedores de sucesso. A origem é um deles: a Rocca fabrica uma linha premium de produtos diretamente da fazenda, preservando o gosto e a tradição da culinária mineira. Outros fatores nunca negligenciados são os intercâmbios com o mercado e as ações de capacitação, ambos com a intermediação com o Sebrae. A associação ao Origem Minas se deu em 2015, mesmo ano em que iniciou sua participação (repetida nas edições posteriores) na Semana Internacional do Café (SIC), a megaexposição anual que acontece em Belo Horizonte. “Graças a esta parceria com o Sebrae conseguimos o que sozinhos jamais conseguiríamos”, reconhece Rosil. O grande objetivo agora é conquistar o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal), que lhe permitirá comercializar além das fronteiras de Minas. 
Contato: (35) 9 8825.8887 (Rosi)

Café das Amoras
Café também é o negócio do Felipe de Pádua, proprietário da micro-torrefadora Café das Amoras. A empresa, surgida em 2010, torrava uma saca (60 quilos) do grão por mês. Após vincular-se ao Origem Minas e, consequentemente, participar de eventos diversos, a produção foi crescendo. Hoje são torradas três sacas por semana. Os eventos que catapultaram a produção foram a SIC (2015/16), Festival de Tiradentes/16 e o Festival Fartura em Fortaleza e Porto Alegre, ambos também no ano passado.

“As ações do Origem Minas são bem afinadas com os nossos propósitos e fundamentais para o nosso posicionamento como empresa. Graças a ele, temos aproveitado novas oportunidades e captado novos clientes”, diz Felipe. Na SIC 2016, a Café das Amoras ampliou consideravelmente sua carteira de novos negócios após contatar clientes potenciais de todo o país.
Contato: (31) 9 98864.7774 (Felipe)

por William Monteiro - Agência Sebrae Minas de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...