Pular para o conteúdo principal

EPTV FAZ REPORTAGEM SOBRE IMPLANTAÇÃO DA USINA ONE EM TRES CORAÇÕES


No último dia 10, foi ao ar uma reportagem sobre o projeto que tramita na Câmara Municipal de Vereadores da doação de um terreno as margens da MG-862 para a implantação da Usina One Natural Energy em Três Corações, no Sul de Minas.

A reportagem da EPTV abordou algumas questões sobre a indústria que será a 2ª do mundo e a maior planta de geração de energia economicamente sustentável da América Latina e que se utilizará de tecnologia do forno de plasma por meio da gaseificação de resíduos de pneus inservíveis e derivados de borracha como correias de motores, solados de sapatos em temperaturas altíssimas (5.500 graus centígrados) para geração de energia de 60 MW.

Três Corações foi escolhida para instalação da Unidade de Geração, pois tem localização estratégica, já que a cidade está posicionada com distância próxima aos grandes centros São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que facilita a logística da coleta de pneus.

A indústria irá gerar 300 empregos diretos na fase de construção e mais 40 empregos diretos na fase de implantação, além de trazer investimentos de usinas acessórias e outras empresas que prestarão serviços gerando assim muito mais empregos indiretos.

O investimento para a implantação da indústria em Três Corações é de US$ 200 milhões, ou seja, cerca de 700 milhões de reais. Esse número alto de investimento reafirma o interesse da empresa em gerar emprego, tecnologia, parcerias com empresas acessórias.

Além de todos esses benefícios, a usina também poderá ser uma alternativa para um problema que vem crescendo nas cidades: a destinação de pneus usados. Esse passivo ambiental irá contribuir para a eliminação de pneus em quintais que podem ser focos de mosquitos que causam doenças como a dengue, a chikungunya, a zica, entre outras.

Segundo o prefeito Cláudio Pereira (MDB) a Usina One também trará visibilidade mundial ao município, o que irá movimentar ainda mais a economia. "Nós colocamos Três Corações na rota de desenvolvimento de Minas Gerais, do país e vamos receber a visita de muitas pessoas do mundo todo para conhecer a tecnologia de plasma. Isso tudo vai viabilizar mais desenvolvimento com a vinda de novas indústrias, construção de novo anel viário e abertura de mais comércios”, explica.

O prefeito Cláudio destaca ainda a seriedade da empresa que vem para somar a cidade, inclusive o estudo ambiental está em análise na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 

“A empresa não vai fazer um investimento desse porte para depois abandonar tudo, e caso não sejam cumpridos os requisitos o terreno volta para a prefeitura", ressalta.

O prazo para início da construção da usina, caso a doação da área seja aprovada na Câmara, é de seis meses. Depois, serão mais três anos para ela começar a funcionar.

A reportagem da EPTV ainda informou o contato com o diretor financeiro da empresa, Guilherme Brumer, que afirmou que a tecnologia de gaseificação de pneus é segura e já foi utilizada até pela Nasa para testar as cápsulas de retorno nas missões espaciais.

Em relação ao consumo de água, que será de 38 m³ (metros cúbicos), a Copasa declarou em nota, que o sistema de abastecimento de água de Três Corações tem capacidade para fornecer os metros cúbicos de água para suprir a demanda da usina, sem causar prejuízo no abastecimento à população.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...