Pular para o conteúdo principal

SÃO JOÃO DEL REI: DIVULGADO EDITAL PARA INSCRIÇÃO NO INVERNO CULTURAL 2018

Foi divulgado no 21 de dezembro do ano passado, o edital para seleção de propostas artístico-culturais remuneradas referente ao 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). 

Organizado pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e a própria UFSJ, o festival de artes integradas acontecerá entre os dias 21 e 29 de julho de 2018, em São João del-Rei. 

Os grupos e artistas da comunidade externa à UFSJ e FAUF podem se inscrever de 19 de janeiro a 19 de fevereiro pelo site www.invernocultural.ufsj.edu.br.

As propostas devem se encaixar em uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: Ações Especiais, Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura ou Música. 

Essas áreas tem o objetivo de “abordar as variadas dimensões da arte e cultura”, de acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e coordenador geral do Inverno Cultural, professor Ivan Vasconcelos Figueiredo. As atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, dentre outras.

A próxima edição do festival busca ressaltar a relação entre a pessoas e as culturas. “O tema do Inverno Cultural 2018 procura tratar sobre a forma de relação entre as pessoas na e por meio da cultura popular, discutindo como as raízes e identificações integram as várias faces das culturas”, explica o pró-reitor.

Para a realização da edição de 30 anos do festival, a UFSJ tem investido recursos próprios para assegurar o processo de democratização da produção e uso de bens culturais que perpassa o Programa Institucional de Extensão Universitária - Inverno Cultural.

Na visão do presidente da FAUF e gestor administrativo do Inverno Cultural, Bezamat de Souza Neto, a parceria na gestão do festival permite operacionalizar as ações culturais e exemplifica o papel da fundação em apoiar a Universidade na execução de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

“A UFSJ entra em uma nova fase para a redefinição e continuidade das ações do Inverno Cultural, procurando reforçar a tradição e os laços de integração com a comunidade”, afirma o reitor da Universidade, professor Sérgio Augusto da Gama Cerqueira.

Desde a edição 2017, as ações do festival começaram a ser descentralizadas e voltadas para os moradores, acontecendo em nove bairros da cidade. 

Em paralelo, a universidade passou a reinvestir recursos do festival na criação e manutenção de quase dez grupos artístico-culturais nos bairros Tejuco, Senhor dos Montes e Matozinhos, a fim de permitir a formação continuada em cidadania cultural ao longo do ano. 

Esse modelo se mantém para a próxima edição e tem o objetivo de intensificar o caráter extensionista do Inverno Cultural, fazendo com que ele seja cada vez mais pensado para comunidade.

Outra mudança no novo edital prevê que as atividades oferecidas às pessoas busquem uma maior interação entre o artista e o próprio público. 

“Uma proposta de espetáculo teatral deverá apresentar um conjunto de ações articuladas que permita uma convivência com o público para além da fruição da peça em si, seja na forma de conferência, bate-papo, roda de conversa, oficina, ações formativas diversas”, exemplifica o pró-reitor. Com isso, a intenção, de acordo com Ivan Figueiredo, é que as pessoas se sintam cada vez mais parte do festival, não apenas como plateia, mas também como um componente que, além de assistir, também produz. 

“Queremos deslocar o público do papel de consumidor passivo para o de co-produtor de bens artístico-culturais”, conta.

Além disso, os critérios de seleção das propostas foram revistos. De acordo com o Ivan, “a área de Artes Cênicas passa a ter critérios próprios atinentes à dinâmica e característica da área e categorias”. 

As remunerações de algumas categoriais foram reajustadas: nas oficinas, por exemplo, o cachê passou de R$70 para R$100 a hora/aula.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado dia 4 de abril de 2018. Para mais informações, acesse o edital do Inverno Cultural 2018. Dúvidas e informações: invernocultural@ufsj.edu.br e (32) 3379-2510.

Participação da comunidade interna
As propostas vindas das comunidades internas à UFSJ e FAUF poderão participar voluntariamente do Inverno Cultural por meio de uma chamada exclusiva, a ser lançada em fevereiro de 2018.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...