Pular para o conteúdo principal

BOA ESPERANÇA: COMEÇAM AS OBRAS DA PRIMEIRA USINA TERMOQUÍMICA BRASILEIRA

Aterro sanitário em Boa Esperança, onde será instalada a primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia do país

O projeto de pesquisa e desenvolvimento – P&D, que dará origem a primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE) do país, começa a sair do papel com o início das obras de terraplenagem em Boa Esperança, no Sul de Minas. 

Os primeiros equipamentos e contêineres, que servirão de apoio administrativo, já estão no canteiro de obras do terreno de 7.800 m², doado pela prefeitura de Boa Esperança, em Minas Gerais. Tratores também preparam o local para a chegada das máquinas que vão erguer a usina. 

Com investimento de R$ 32 milhões, a previsão é que a operação comece em julho de 2019. A UTGE Boa Esperança terá capacidade de geração de 1 MWh de energia elétrica, o que corresponde a 25% de toda energia elétrica utilizada no município.

"Com a implementação deste projeto de pesquisa, FURNAS espera criar uma alternativa para o grave desafio de destinação dos resíduos sólidos urbanos. A UTGE transformará lixo em geração de valor, renda e desenvolvimento econômico e social. Ainda é um trabalho de pesquisa, mas vamos estudar para que no futuro consigamos atender a comercialização da energia gerada pela usina”, diz Nelson de Araújo dos Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento de FURNAS.

Tecnologia Pioneira
O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de FURNAS, inscrito na ANEEL sob o nº PD-0394-1602/2016, trata do desenvolvimento de uma Unidade de Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos Urbanos, por meio da tecnologia de gaseificação em leito fluidizado. 

A técnica poderá ser aplicada como uma solução socioambiental inovadora e com tecnologia 100% nacional, escolhida a partir de um cuidadoso trabalho de prospecção das alternativas existentes no mercado nacional e internacional. A usina utilizará um reator termoquímico para a conversão da energia contida no CDR (combustível derivado de resíduo), proveniente do processamento do resíduo sólido urbano, em energia elétrica. 

O processo eliminará a contaminação do solo e lençóis freáticos pelo chorume proveniente do lixo, além de atender à lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos bem como as resoluções ambientais de emissões atmosféricas. A Carbogás Energia é parceira de FURNAS nesse projeto.

“O projeto se baseia na tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. As emissões atmosféricas são muito baixas, sendo uma tecnologia de fácil compreensão, permitindo a destinação completa dos resíduos sólidos urbanos de uma maneira geral. Produziremos um gás combustível, o qual será utilizado para gerar a energia elétrica", completa Nelson.

Natal solidário
Enquanto as obras ganham força, funcionários da usina de Furnas, localizada em São José da Barra, cerca de 135 quilômetros de distância de Boa Esperança, se mobilizaram para presentear 32 crianças, de 1 a 14 anos, das famílias dos catadores de material reciclável do aterro sanitário do município. 

A ação também faz parte do processo de implantação da UTGE, uma vez que a empresa atua no fortalecimento das políticas públicas dos municípios em que possui atividades.

Desde setembro, FURNAS promove encontros mensais com as famílias, oferecendo serviços gratuitos, tais como palestras sobre saúde, cadastro no Sistema Nacional de Empregos (SINE), oficinas de reciclagem e outros cursos profissionalizantes. Em Boa Esperança, a empresa alcançou 12 dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual Furnas é signatária.

por Fernanda Franco - da assessoria de Furnas Centrais Elétricas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.