Pular para o conteúdo principal

ESTADO INCLUI SÃO TOMÉ DAS LETRAS NA LISTA DE ÁREA DE RISCO PARA FEBRE AMARELA

Três primatas foram encontrados mortos na região do Cantagalo, no final do ano passado

A Secretaria de Estado de Saúde incluiu o município de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, na lista do governo do estado como área de risco de contaminação do vírus da febre amarela. Três primatas foram encontrados mortos na região do Cantagalo nos dias 11 de novembro, 29 de novembro e 27 de dezembro. 

Em um deles foi feito análise pela Vigilância Sanitária de Varginha e o resultado foi negativo, não constatando febre amarela, dengue ou chikungunya. Os outros dois não foi possível por já estarem em estado de decomposição. 

De acordo com a prefeitura da cidade, desde este período a equipe da saúde passou a intensificar a vacinação e está promovendo visitas de conscientização e vacinação nas residências da zona rural. Foram realizadas duas campanhas até o momento. Dia 6 de janeiro na praça da matriz e 20 de janeiro no bairro do Sobradinho.

Em nota, a prefeitura da cidade confirma que o "município de São Tomé das Letras já é considerado área de risco de contaminação pelo vírus da febre amarela, devido a primatas terem sido encontrados mortos nos últimos meses". 

Ainda segunda nota divulgada pela prefeitura, "há uma notificação de caso suspeito de febre amarela e quatro notificações de casos confirmados (um destes veio a óbito). Porém, está sendo investigado pela vigilância estadual se o paciente veio infectado de SP ou infectou no município".

Diante da inclusão do município na lista, o Departamento de Saúde informa que intensificou a vacinação na zona rural com duas equipes de casa em casa e na unidade de saúde que fica no centro da cidade estendeu o horário de atendimento da sala de vacina, das 7hs às 19 hs, de segunda a sábado. 

"Orientamos também a alguns moradores resistentes à vacinação que o único meio de prevenção é a vacina, para não contrair nem propagar a febre amarela", ressalta a administração municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...