Pular para o conteúdo principal

MP RECOMENDA QUE TRÊS PONTAS E SANTANA DA VARGEM NÃO REALIZEM GASTOS COM CARNAVAL

Promotores destacam que Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, entidade que atende os dois municípios, necessita de aportes financeiros para permanecer de portas abertas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio das Promotorias de Justiça de Três Pontas, expediu nesta terça-feira, 30, recomendação conjunta aos prefeitos de Três Pontas e Santana da Vargem, ambos no Sul de Minas, para que os municípios da comarca não realizem gastos com festejos de carnaval.

O documento, inspirado em recomendação de Tribunais de Contas estaduais, foi motivado pela grave crise econômico-financeira pela qual passam os entes da federação, incluindo os municípios. Nesse cenário, diversas cidades brasileiras já cancelaram gastos com o carnaval, com o objetivo de que serviços públicos importantes não sejam prejudicados.

Segundo os promotores de Justiça Ana Gabriela Brito Melo Rocha e Artur Forster Giovannini, “cotidianamente, chegam ao Ministério Público diversas e importantes demandas da população de Três Pontas e Santana da Vargem, como disponibilização de vagas suficientes em creches, fornecimento de serviço de transporte escolar adequado, fornecimento de medicamentos e exames e realização de obras públicas necessárias. 

No entanto, muitas delas não estão sendo atendidas pelo Poder Público ao argumento da falta de verbas. As deficiências dos serviços públicos prestados pela Assistência Social e pela Saúde foram verificadas pelos próprios membros em vistorias e inspeções”.

Os promotores de Justiça apontam alguns exemplos: na Farmácia Municipal de Três Pontas foi constatada a falta de 47 medicamentos, sendo que, apenas em 2017, foram realizados pelo Ministério Público 138 atendimentos de cidadãos noticiando falta de medicamentos, atendimentos médicos e cirurgias, fato que motivou o ajuizamento de diversas ações. 

O município de Santana da Vargem, por sua vez, não conta com serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes que vivenciam situação de risco e abandono. 

Eles destacam ainda que a Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, entidade que atende os dois municípios, necessita de aportes financeiros para permanecer de portas abertas.

“Assim, exercendo a função de defesa dos interesses sociais e zelando pelos serviços de relevância pública, bem como pelo respeito aos direitos assegurados na Constituição Federal, as Promotorias de Justiça de Três Pontas entenderam não haver sentido em os municípios bancarem festas carnavalescas e contratos com bandas e atrações musicais em detrimento do cumprimento de deveres constitucionais fundamentais”, afirmam os promotores de Justiça. 

A recomendação conjunta não impede que os municípios fomentem ou auxiliem manifestações culturais, desde que não sejam utilizados recursos financeiros públicos – ainda que indiretamente, por meio de repasses. 

Logo, as prefeituras podem disponibilizar espaços públicos ou ceder equipamentos para a realização de eventos carnavalescos, se tais eventos forem patrocinados pela iniciativa privada.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...