sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

OS CAMINHOS QUE LEVAM AOS CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Projeto Caminhos de São Tiago tem por objetivo criar uma rota turística, valorizando os caminhos percorridos no passado pelos tropeiros e pelos inconfidentes

Tudo começou em 2005. O médico de Conselheiro Lafaiete, Elias de Lima, pensou em desenvolver um roteiro nas Minas Gerais aos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. 

Alguns revezes, muitas reuniões e discussões depois, o projeto voltou a ser discutido com mais vigor no ano passado e, aos poucos, está ganhando a adesão e o interesse de vários segmentos sociais e prefeituras. A expectativa é de que o lançamento oficial aconteça este ano.

O Projeto Caminhos de São Tiago tem por objetivo criar uma rota turística, valorizando os caminhos percorridos no passado pelos tropeiros e pelos inconfidentes. Esta rota busca fomentar o turismo na área compreendida pelo Programa e dar visibilidade aos municípios de pequeno porte no cenário turístico regional e nacional.

Para o coordenador do projeto, o prefeito de São Tiago, nas Vertentes, Denilson Reis (PSDB), o circuito tem grande potencial turístico, cultural e religioso e ainda está aberto a parcerias, “Esse grupo está sendo estruturado agora e, obviamente, está aberto para a participação de pessoas e entidades que desejarem se juntar a nós”.

Atualmente, fazem parte do roteiro 11 cidades: Resende Costa, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Coronel Xavier Chaves, Queluzito, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Ritápolis e São Tiago. 

O projeto está sendo gerido pelos três Circuitos Turísticos dos quais fazem parte os municípios integrantes: Trilha dos Inconfidentes, Vilas e Fazendas e Circuito do Ouro. 

De acordo com o gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, o projeto ainda está sendo estruturado, mas as providências para implementar a primeira fase já foram tomadas: “como o projeto conta com recursos financeiros das próprias Prefeituras, tivemos que adaptar o estatuto dos Circuitos que estão gerindo o roteiro para que pudéssemos receber o primeiro repasse. Nessa fase, precisamos investir em sinalização, georreferenciamento e divulgação”, explica.

Percorrendo o Caminho
Em janeiro, técnicos dos três Circuitos percorreram o Circuito com o objetivo de fazer uma primeira avaliação do trajeto. O caminho foi feito de carro e a equipe levou dois dias para percorrer 275 quilômetros. 

Para Marcus Januário, o Caminho é viável, mas deve ser percorrido de forma mista, “porque há trechos longos e íngremes, o ideal é fazê-lo à pé, de bicicleta e a cavalo, o que eu acho bastante interessante porque amplia a experiência do turista”. 

O gestor explica, ainda, que eles percorreram o caminho principal de Ouro Preto a São Tiago, mas a ideia é criar caminhos extras para quem deseja personalizar a rota, “por isso colocamos o nome no plural: Caminhos de São Tiago. As pessoas podem escolher rotas que privilegiem por exemplo a parte religiosa, visitando as igrejas; ou a parte ecológica, como as cachoeiras”.

com assessoria da Prefeitura de São Tiago

Nenhum comentário: