Pular para o conteúdo principal

OS CAMINHOS QUE LEVAM AOS CAMINHOS DE SÃO TIAGO

Projeto Caminhos de São Tiago tem por objetivo criar uma rota turística, valorizando os caminhos percorridos no passado pelos tropeiros e pelos inconfidentes

Tudo começou em 2005. O médico de Conselheiro Lafaiete, Elias de Lima, pensou em desenvolver um roteiro nas Minas Gerais aos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. 

Alguns revezes, muitas reuniões e discussões depois, o projeto voltou a ser discutido com mais vigor no ano passado e, aos poucos, está ganhando a adesão e o interesse de vários segmentos sociais e prefeituras. A expectativa é de que o lançamento oficial aconteça este ano.

O Projeto Caminhos de São Tiago tem por objetivo criar uma rota turística, valorizando os caminhos percorridos no passado pelos tropeiros e pelos inconfidentes. Esta rota busca fomentar o turismo na área compreendida pelo Programa e dar visibilidade aos municípios de pequeno porte no cenário turístico regional e nacional.

Para o coordenador do projeto, o prefeito de São Tiago, nas Vertentes, Denilson Reis (PSDB), o circuito tem grande potencial turístico, cultural e religioso e ainda está aberto a parcerias, “Esse grupo está sendo estruturado agora e, obviamente, está aberto para a participação de pessoas e entidades que desejarem se juntar a nós”.

Atualmente, fazem parte do roteiro 11 cidades: Resende Costa, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Coronel Xavier Chaves, Queluzito, Casa Grande, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Ritápolis e São Tiago. 

O projeto está sendo gerido pelos três Circuitos Turísticos dos quais fazem parte os municípios integrantes: Trilha dos Inconfidentes, Vilas e Fazendas e Circuito do Ouro. 

De acordo com o gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, o projeto ainda está sendo estruturado, mas as providências para implementar a primeira fase já foram tomadas: “como o projeto conta com recursos financeiros das próprias Prefeituras, tivemos que adaptar o estatuto dos Circuitos que estão gerindo o roteiro para que pudéssemos receber o primeiro repasse. Nessa fase, precisamos investir em sinalização, georreferenciamento e divulgação”, explica.

Percorrendo o Caminho
Em janeiro, técnicos dos três Circuitos percorreram o Circuito com o objetivo de fazer uma primeira avaliação do trajeto. O caminho foi feito de carro e a equipe levou dois dias para percorrer 275 quilômetros. 

Para Marcus Januário, o Caminho é viável, mas deve ser percorrido de forma mista, “porque há trechos longos e íngremes, o ideal é fazê-lo à pé, de bicicleta e a cavalo, o que eu acho bastante interessante porque amplia a experiência do turista”. 

O gestor explica, ainda, que eles percorreram o caminho principal de Ouro Preto a São Tiago, mas a ideia é criar caminhos extras para quem deseja personalizar a rota, “por isso colocamos o nome no plural: Caminhos de São Tiago. As pessoas podem escolher rotas que privilegiem por exemplo a parte religiosa, visitando as igrejas; ou a parte ecológica, como as cachoeiras”.

com assessoria da Prefeitura de São Tiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...