Pular para o conteúdo principal

´PAGADOR DE PROMESSA´ QUE ANDA HÁ 25 ANOS PARA AGRADECER A CURA DE UM CÂNCER ESTEVE EM AGUANIL


No último dos 25 anos do cumprimento de uma promessa que fez caso fosse curado de um câncer, o devoto de Nossa Senhora de Aparecida, Antônio Pereira, esteve em Aguanil, no Sul de Minas, no dia 31 de janeiro e após breve visita ao prefeito Héliton Goulart Gonçalves (PV), seguiu para Boa Esperança. Prestes a terminar de pagar a promessa, ele segue para casa, em Rondônia. A companheira dele nas viagens é uma imagem da santa.


Com o diagnóstico de cura de um câncer na garganta quando tinha 45 anos de idade, que já tinha afetado a sua visão e estava em estado avançado, o devoto de Nossa Senhora Aparecida começou a caminhar sozinho. 

Saiu de Porto Velho (RO), onde mora, com destino a Aparecida do Norte (SP). Depois disso, já percorreu o país inteiro e alguns países da América do Sul.

Já se foram 25 anos de viagens a pé. Nesse período, o senhor Antônio construiu muitas histórias. Algumas boas, outras nem tanto. 

O pagador de promessas diz que foi assaltado 23 vezes. Em uma das vezes, ele contou que o criminoso ficou zangado porque não tinha dinheiro para dar a ele.

“Ele vasculhou a minha mochila procurando dinheiro, mas eu não tinha nada nem para eu mesmo comer. Foi então que me deu um chute no queixo e eu perdi um dente”, contou Antônio.

Mas também existem muitas recordações boas.  Em quase 100 mil quilômetros percorridos no Brasil e no exterior, tendo como única companheira a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o pagador de promessas assistiu a mais de 2 mil missas em diferentes igrejas.Até agora, Antônio, que tem 71 anos, já percorreu mais de 80 mil km a pé.

Ele decidiu fazer a promessa depois de gastar muito com o tratamento e não obter nenhum avanço. "Sentia uma dor, arranhava a garganta e quando fui ao médico tinha um tumor do lado esquerdo da garganta", afirmou. Então, recorreu à fé e prometeu que iria andar a pé e sozinho por 25 anos até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

A primeira viagem foi feita no dia 15 de janeiro de 1991. Para isso, deixou a mulher e dos dois filhos em Porto Velho. Cada viagem durou em média um ano, entre ida e vinda. Debaixo de sol e chuva, ele chegou a caminhar 30 km por dia.

Durante os mais de 80 mil km caminhados, Antônio nunca deixou de registrar o que presenciou e o que gastou. Foram 66 pares de tênis, 31 bonés e quatro mochilas. Também presenciou 835 acidentes pelas estradas do país. 

Antônio não leva dinheiro em suas viagens e conta apenas com a solidariedade das pessoas. Muitas vezes não recebia ajuda. “Eu já senti muita fome, muita sede, ouvi muitos 'nãos', mas sempre tinha alguém bom para me ajudar”, disse. Ele já chegou a dormir até em cemitério.

Hoje, aos 71 anos de idade, o Pagador de Promessas sente que a missão está cumprida. Ele está percorrendo a região pela última vez. Antônio Pereira, o pagador de promessas vai voltar para casa em definitivo para viver ao lado da família, mas antes decidiu passar por Aguanil para deixar uma mensagem de otimismo e fé para toda a população.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...