Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA TURMA DE MEDICINA DE SÃO JOÃO DEL REI COMEÇA INTERNATO

Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena

Salvar vidas e viver uma rotina de desafios, como a exibida por seriados de TV, são ideais que fazem do curso de Medicina uma das graduações mais procuradas e disputadas no país. 

Seja qual for o motivo, quem escolhe ser médico precisa passar por etapas práticas durante a formação - o que já é realidade e história para 12 alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), os primeiros da recente graduação (que começou em 2014 no Campus Dom Bosco) a cumprir o internato em instituições de saúde localizadas em São João del-Rei e Barbacena, nas Vertentes.

O internato é a última etapa da graduação em medicina, considerado como o estágio do curso, constituído por aproximadamente 90% de atividades práticas. 

Nele, o estudante inicia a parte clínica, aprimorando os conhecimentos de diagnóstico, técnica e atuação no cotidiano médico. Durante esse tempo, as salas de aula são substituídas por hospitais, os professores se tornam os médicos das instituições e as provas são no contato diário com os pacientes. 

Na UFSJ, quatro modalidades do internato estão em andamento: de Cirurgia, no Hospital Ibiapaba Cebams, em Barbacena, orientado pelo professor Henrique Almeida; de Saúde Mental, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), com a professora Carmem Lopes; de Pediatria, com a professora Mylvia Chiaradia, e de Ginecologia e obstetrícia, com orientação da professora Nicole Rangel, estes dois últimos cumpridos em Unidades Básicas de Saúde, Viva Vida e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Cada especialidade reúne grupos de três graduandos.

De acordo com a chefe do Departamento de Medicina, professora Laila Damázio, a experiência do internato transforma os futuros médicos: “A possibilidade de estar inserido em centros de saúde faz com que o aluno se abra para um aprendizado mais humano da profissão. Distribuídos em diversos locais, eles têm uma visão de novos cenários de prática e de outras referências”, destaca.

UFSJ em Barbacena
O Hospital Ibiapaba Cebams de Barbacena é uma entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação na prestação de serviços médicos, em cinco ramos da área da saúde, sendo referência em Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

A parceria com a UFSJ surgiu por intermédio do professor Rodrigo Russo, que também atua no Ibiapaba. Com demanda variante de 100 a 400 cirurgias por mês, de pacientes das mais diferentes cidades da região, o Hospital é local propício para o internato do curso de Medicina, já que possibilita o contato dos estudantes com um ciclo maior de atividades práticas. 

Orientadas pelo professor Henrique Almeida, as estudantes Sthael Motta, Victória Amorim e Lydiane Andrade são as primeiras a ter contato com o Hospital Ibiapaba. Lá, elas acompanham diversos pacientes antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos. O maior retorno dessa atividade é aprender de perto, supervisionados por equipe qualificada, todas as nuances que envolvem procedimentos cirúrgicos diversos.

Mesmo tendo contato com a prática médica desde o primeiro período do curso, Lydiane Andrade acredita que o internato é o melhor momento para aperfeiçoar seus conhecimentos médicos. “A abordagem prática e a carga horária são os diferenciais que permitem ampliar o contato com a área. No caso do internato de Cirurgia, é totalmente novo para nós poder acompanhar o paciente em sua evolução diária”, avalia.

Devido aos resultados já alcançados no contato dos alunos com o Hospital Ibiapaba, a Coordenação da Medicina pretende expandir essa parceria para os próximos anos, analisando a possibilidade da abertura de uma residência em Cirurgia. Além disso, a realização do internato na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) está em processo de aprovação.

Próximos passos
Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena. 

Há dois anos, foi implantada a modalidade em Medicina da Família e da Comunidade, em cidades da microrregião das Vertentes; a residência em Clínica Médica, também em Barbacena, começa em 2019.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.