Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA TURMA DE MEDICINA DE SÃO JOÃO DEL REI COMEÇA INTERNATO

Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena

Salvar vidas e viver uma rotina de desafios, como a exibida por seriados de TV, são ideais que fazem do curso de Medicina uma das graduações mais procuradas e disputadas no país. 

Seja qual for o motivo, quem escolhe ser médico precisa passar por etapas práticas durante a formação - o que já é realidade e história para 12 alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), os primeiros da recente graduação (que começou em 2014 no Campus Dom Bosco) a cumprir o internato em instituições de saúde localizadas em São João del-Rei e Barbacena, nas Vertentes.

O internato é a última etapa da graduação em medicina, considerado como o estágio do curso, constituído por aproximadamente 90% de atividades práticas. 

Nele, o estudante inicia a parte clínica, aprimorando os conhecimentos de diagnóstico, técnica e atuação no cotidiano médico. Durante esse tempo, as salas de aula são substituídas por hospitais, os professores se tornam os médicos das instituições e as provas são no contato diário com os pacientes. 

Na UFSJ, quatro modalidades do internato estão em andamento: de Cirurgia, no Hospital Ibiapaba Cebams, em Barbacena, orientado pelo professor Henrique Almeida; de Saúde Mental, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), com a professora Carmem Lopes; de Pediatria, com a professora Mylvia Chiaradia, e de Ginecologia e obstetrícia, com orientação da professora Nicole Rangel, estes dois últimos cumpridos em Unidades Básicas de Saúde, Viva Vida e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Cada especialidade reúne grupos de três graduandos.

De acordo com a chefe do Departamento de Medicina, professora Laila Damázio, a experiência do internato transforma os futuros médicos: “A possibilidade de estar inserido em centros de saúde faz com que o aluno se abra para um aprendizado mais humano da profissão. Distribuídos em diversos locais, eles têm uma visão de novos cenários de prática e de outras referências”, destaca.

UFSJ em Barbacena
O Hospital Ibiapaba Cebams de Barbacena é uma entidade filantrópica com mais de 50 anos de atuação na prestação de serviços médicos, em cinco ramos da área da saúde, sendo referência em Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

A parceria com a UFSJ surgiu por intermédio do professor Rodrigo Russo, que também atua no Ibiapaba. Com demanda variante de 100 a 400 cirurgias por mês, de pacientes das mais diferentes cidades da região, o Hospital é local propício para o internato do curso de Medicina, já que possibilita o contato dos estudantes com um ciclo maior de atividades práticas. 

Orientadas pelo professor Henrique Almeida, as estudantes Sthael Motta, Victória Amorim e Lydiane Andrade são as primeiras a ter contato com o Hospital Ibiapaba. Lá, elas acompanham diversos pacientes antes, durante e depois dos procedimentos cirúrgicos. O maior retorno dessa atividade é aprender de perto, supervisionados por equipe qualificada, todas as nuances que envolvem procedimentos cirúrgicos diversos.

Mesmo tendo contato com a prática médica desde o primeiro período do curso, Lydiane Andrade acredita que o internato é o melhor momento para aperfeiçoar seus conhecimentos médicos. “A abordagem prática e a carga horária são os diferenciais que permitem ampliar o contato com a área. No caso do internato de Cirurgia, é totalmente novo para nós poder acompanhar o paciente em sua evolução diária”, avalia.

Devido aos resultados já alcançados no contato dos alunos com o Hospital Ibiapaba, a Coordenação da Medicina pretende expandir essa parceria para os próximos anos, analisando a possibilidade da abertura de uma residência em Cirurgia. Além disso, a realização do internato na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) está em processo de aprovação.

Próximos passos
Além da experiência do internato, para o próximo ano já se estuda a abertura de mais três modalidades de residência, em Pediatria, Ginecologia e Cirurgia, em instituições de saúde de São João del-Rei e Barbacena. 

Há dois anos, foi implantada a modalidade em Medicina da Família e da Comunidade, em cidades da microrregião das Vertentes; a residência em Clínica Médica, também em Barbacena, começa em 2019.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...