Pular para o conteúdo principal

TRÊS EQUIPES MINEIRAS SE CLASSIFICAM PARA A ETAPA NACIONAL DO TORNEIO DE ROBÓTICA

Competição organizada pelo SESI com crianças e adolescentes recebeu 49 equipes de 10 estados

Durante dois dias, Belo Horizonte foi a capital da robótica ao sediar a fase regional de Minas Gerais do Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League) que aconteceu no campus do UniBH Buritis, nos dias  23 e 24.  

A etapa mineira, vencida pela equipe Robots,  de Rio das Ostras - RJ, classificou também as equipes Tróia (2º lugar geral), de Linhares-ES; Francodroid (3º lugar geral), Rio de Janeiro; Atombot (vencedor da categoria Core Values), do SESI de São João Del Rei; Iron League (categoria Gracious Professionalism), de São Luiz-MA; Legosos e Furiosos (vencedor da categoria Projeto de Pesquisa), do SESI de Uberlândia, além do vencedor em Programação, a equipe Spectrum, da Escola SESI de Itajubá.

Durante o torneio, 49 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e times independentes entre 9 e 16 anos de todo o estado e das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-oeste disputaram o título da competição. 

As disputas desta temporada tiveram como tema Hydro Dynamics ou, simplesmente, a Água – e maneiras maneiras inteligentes de utilização de um dos bens mais preciosos do planeta.

Os alunos foram avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô; Design e Core Values. 

No Projeto de Pesquisa, cada equipe precisou identificar um problema relacionado ao uso da água, como, por exemplo, na produção de alimentos ou energia. A partir daí, os times apresentaram soluções inovadoras que foram desenvolvidas para competição. 

No Desafio do Robô, um dos pontos altos do evento, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada,  atividades como remover cano quebrados, virar tampas de bueiros e mover bombas de água foram alguns dos vários desafios enfrentados pelos robôs.

Os robôs que cumpiram essas missões, projetados e construídos pelos próprios alunos, também foram avaliados na categoria Design do Robô. 

Os juízes levaram em consideração, dentre  outras coisas, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisaram mostrar que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre do conceito de coopertition – cooperação + competição.

“Os estudantes têm a possibilidade, de maneira lúdica, de trabalhar com temas que são importantes para a formação de cada um. Isto é, o Torneio estimula aspectos como habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação, além de questões pedagógicas imprescindíveis como a física, química e a matemática,” ressaltou a analista da gerência de educação do Sistema FIEMG, Anete Maria de Oliveira.

Para a gerente de Educação Básica do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Maria Conceição Caldeira, o evento leva aos alunos muito mais do que apenas o ensina da robótica. 

“O torneio dá oportunidade para todos os estudantes de vivenciarem situações de aprendizado e de cooperação de uma forma muita intensa, que vai além de apenas o ensino de dentro de sala de aula.” 

O superintendente de educação do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, destacou o caráter de cidadania do Torneio. 

“O intuito da ação é já despertar no aluno iniciativas para fazer contribuições para a sociedade e ele ter a oportunidade de se desenvolver até chegarmos, se possível, a cientistas, grandes engenheiros etc. Mas, primeiramente e além disso, se formar esse aluno como cidadão e alguém que esteja preocupado com a comunidade,” ressaltou.

PREMIAÇÃO PRINCIPAL
CHAMPION’S AWARD
3• lugar Francodroid - RJ
2• lugar Tróia- Espírito Santo
1• lugar Robots - Rio de Janeiro

OUTRAS PREMIAÇÕES

Desafio Robô: Stan Geek - Equipe de garagem do Rio de Janeiro

Desempenho do Robô: 
2•lugar: Stan Geek
1•Lugar: Robots - Rio das Ostra RJ

Projeto de Pesquisa:

Design De Robô:
2•lugar: Delta - São João Nepomuceno
1•lugar: Stan Geek

Core Values:
Categoria Inspiração 
2 lugar Lendários 
1 lugar Atombot - São João del Rei

Categoria Trabalho em equipe
2 Tacuma Robots - Tocantins
1 Big Moutain - MG

Categoria Gracious Professionalism
2 lugar Iron League - 
1 Lugar Robotics Angels

Programação 
2 Lugar Turma do Bob - Sesi governador valadares
1 Lugar Spectrum

Estratégia e inovação
2 lugar Etep Robotics
1 Lugar Lego Bros

Projeto de Pesquisa
2 lugar - Athena
1 lugar - Legosos e Furiosos

Solução Inovadora
2• Lugar Itaquibots 
1• Lugar Lego Vorazes

Apresentação 
2• lugar 5 Gears 
1• lugar G.I.Ants

Concurso Crachá
2• lugar - Star Bots - Betim
1• Lugar - superação - Contagem

Concurso Testeira
2• lugar - Brainstorm - Lavras
1• Lugar - Lego Bros- São Gonçalo do Sapucaí

da assessoria da FIEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...