Pular para o conteúdo principal

FALTA DE ÁGUA PODE ATINGIR 40% DOS PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS

Conheça algumas ações que podem reduzir o desperdício e as chances de racionamento

Você sabia que em 15 minutos de uma torneira aberta pode significar 280 litros de água sendo jogada fora? 

E um buraco de 2 mm no encanamento pode esperdiçar 96 mil litros de água em um mês? E o pinga-pinga de uma torneira que em um ano pode levar ralo abaixo 16 mil litros de água limpa e tratada?

De acordo com um levantamento do Sebrae, no ano passado, 17% das Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras foram atingidas pelo desabastecimento de água. 

Dessas, 54% adotaram alguma ação para reduzir o consumo de água. Mesmo com as chuvas volumosas que estão ocorrendo desde o início do ano, 40% dos empresários mineiros temem enfrentar o racionamento de água em 2018.

Neste cenário, o Sebrae Minas aproveita a proximidade do Dia Mundial da Água, 22 de março, para alertar os empresários como pequenas atitudes podem transformar em uma grande economia para o bolso. Confira algumas delas:

·       Não lave a calçada ou a entrada da sua empresa com mangueira.
·       Conserte vazamentos e canos furados.
·       Faça a captação e use a água da chuva para limpeza de áreas externas.
·       Não deixe a água correndo enquanto está ensaboando as louças.
·       Use uma vassoura para limpar as folhas e outras sujeiras, para gerar uma boa economia nas suas despesas.
·       Oriente seus funcionários a não deixarem a torneira pingando, ao fechá-la.
·       Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas, percebidos pelo consumo fora do normal.
·       Antes de abrir a torneira, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas, a seco.
·       Dê preferência a equipamento que reduza o consumo de água.
·       Economize água na manutenção do jardim.
·       Lave o carro de sua empresa a seco.
·       Diminua custos de limpeza, adotando produtos biodegradáveis.
·       Utilize uma válvula (aerador) nas torneiras para diminuir a vazão da água.
·       Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acopladas com caixa, que consomem menos água.
·       Use de maneira eficiente o ar condicionado.
·       Sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o uso e consumo de água.

por Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.