Pular para o conteúdo principal

FALTA DE ÁGUA PODE ATINGIR 40% DOS PEQUENOS NEGÓCIOS MINEIROS

Conheça algumas ações que podem reduzir o desperdício e as chances de racionamento

Você sabia que em 15 minutos de uma torneira aberta pode significar 280 litros de água sendo jogada fora? 

E um buraco de 2 mm no encanamento pode esperdiçar 96 mil litros de água em um mês? E o pinga-pinga de uma torneira que em um ano pode levar ralo abaixo 16 mil litros de água limpa e tratada?

De acordo com um levantamento do Sebrae, no ano passado, 17% das Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras foram atingidas pelo desabastecimento de água. 

Dessas, 54% adotaram alguma ação para reduzir o consumo de água. Mesmo com as chuvas volumosas que estão ocorrendo desde o início do ano, 40% dos empresários mineiros temem enfrentar o racionamento de água em 2018.

Neste cenário, o Sebrae Minas aproveita a proximidade do Dia Mundial da Água, 22 de março, para alertar os empresários como pequenas atitudes podem transformar em uma grande economia para o bolso. Confira algumas delas:

·       Não lave a calçada ou a entrada da sua empresa com mangueira.
·       Conserte vazamentos e canos furados.
·       Faça a captação e use a água da chuva para limpeza de áreas externas.
·       Não deixe a água correndo enquanto está ensaboando as louças.
·       Use uma vassoura para limpar as folhas e outras sujeiras, para gerar uma boa economia nas suas despesas.
·       Oriente seus funcionários a não deixarem a torneira pingando, ao fechá-la.
·       Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas, percebidos pelo consumo fora do normal.
·       Antes de abrir a torneira, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas, a seco.
·       Dê preferência a equipamento que reduza o consumo de água.
·       Economize água na manutenção do jardim.
·       Lave o carro de sua empresa a seco.
·       Diminua custos de limpeza, adotando produtos biodegradáveis.
·       Utilize uma válvula (aerador) nas torneiras para diminuir a vazão da água.
·       Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acopladas com caixa, que consomem menos água.
·       Use de maneira eficiente o ar condicionado.
·       Sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o uso e consumo de água.

por Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...