Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES GANHA O BRASIL

Programação inclui, além das exposições fotográficas, palestras, workshops, exibição de documentários e espera receber cerca de 8 mil pessoas

Tiradentes recebe, entre os dias 7 e 11 de março, a 8ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes , nas Vertentes, que, neste ano, envolve o trabalho de 200 fotógrafos. 

O evento contará com uma agenda robusta composta por 17 palestras, 10 exposições, 24 lançamentos de livros com a presença dos autores e 16 workshops e cursos. Entre os destaques está a entrega do terceiro Prêmio Foto em Pauta para o Livro de Fotografia.

Eugênio Sávio, organizador do Festival de Fotografia de Tiradentes, explica que, a cada edição, o Festival vai além das montanhas de Minas e se consolida como um evento do Brasil. 

Um exemplo é a exposição “Transoeste”, que teve a curadoria de João Castilho e Pedro David. Para preparar a  exposição, eles percorreram 4.500 km em 12 dias e se encontraram com 65 artistas nas cidades de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). 

A partir daí, selecionaram 25 autores que participam da obra que será apresentada no Festival. “O resultado desta exposição é fruto da iniciativa de percorrer o Brasil e de buscar novos autores”, acrescenta Eugênio.

A Mostra “Imagens para o Amanhã”, com curadoria de Anna Karina Bartolomeu, Gabriela Sá e Madu Dorella, apresenta o resultado de um desafio lançado para que os artistas pensem em uma fotografia que represente o momento de hoje no futuro. Para este trabalho foram avaliados mais de 444 autores e selecionados 45 artistas.

Já o “Grande Vizinho”, de Rodrigo Zeferino, artista de Ipatinga-MG, traz uma referência à célebre obra de George Orwell, em que todos os cidadãos estão sob constante vigilância. O ensaio foi vencedor do Prêmio FCW de Arte de 2016 e será exposto pela primeira vez.

A palestra da fotógrafa Rochelle Costi, vencedora do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2017, realizada, ontem, quinta-feira, 8, também compôs o roteiro de atividades e abordou o percurso artístico vivido por ela. Eugênio Sávio ressalta que receber fotógrafos tão bem-conceituados como a Rochelle, e tantos outros, é atestado da proporção que o Festival de Fotografia tem alcançado. 

“A cada ano buscamos diversificar a programação, trazendo os principais nomes do mercado para que eles compartilhem suas experiências, contribuindo para o crescimento dos novos profissionais e para o fortalecimento da fotografia no Brasil”, finaliza.

Prêmio Foto em pauta
O Festival de Fotografia de Tiradentes, a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica e Editora lançam, durante o Festival, o livro HI-FI, de Daniel Kfouri, vencedor da terceira edição do Prêmio Foto em Pauta para o Livro de Fotografia.

O evento, também marca a abertura das inscrições para a quarta edição do prêmio que é aberta para trabalhos inéditos de artistas brasileiros ou residentes no Brasil. O objetivo é incentivar e difundir a produção fotográfica de artistas estreantes através da publicação de livro de pequeno formato, sem restrição de tema.

Sobre o Festival
Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público sobre o trabalho fotográfico brasileiro, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. 

Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

A realização do evento ganhou força graças à solidificação das parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como a colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições e ministram palestras e workshops. 

O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura tem o patrocínio do Banco Itaú, e o apoio do Itaú Cultural, SESI, UFMG e FIAT.

Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 666 fotógrafos em 65 exposições, além de lançar 92 livros de fotógrafos e realizar 87 palestras e 107 cursos e workshops. 

Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. 

E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu inscrições de mais de 500 autores para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias recebidas de todos os lados do Brasil.  

Serviço
8º Festival de Fotografia de Tiradentes
Data: 7 a 11 de março de 2018
Locais: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 - Tiradentes/MG
Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/
Informações sobre o festival: www.fotoempauta.com.br/festival2017

Nas redes sociais
Instagram: @fotoempauta

com Raphael Duarte - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.