Pular para o conteúdo principal

INOX REVOLUCIONA GESTÃO HÍDRICA DE CIDADES

Aperam mostra no 8º Fórum Mundial da Água como Tóquio e Seul substituíram materiais convencionais na tubulação de água por aço inoxidável e reduziram drasticamente perdas com vazamentos e obras emergenciais

Uma solução ainda pouco divulgada transformou a gestão de recursos hídricos em importantes cidades na Ásia Oriental. 

Em Tóquio, no Japão, o aço inoxidável permitiu que os níveis de perda de água nas tubulações da cidade caíssem de 15,4% para 2%, após a substituição de 100% dos tubos de materiais convencionais por tubos de inox iniciada na década de 1980. 

Para contar um pouco desta história e de outras cidades, e como o aço inoxidável está transformando a qualidade de vida no ambiente urbano, a Aperam South America - produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono especial - está presente no 8º Fórum Mundial da Água, até o dia 23 de março em Brasília. 

Produtora integrada de aço inox, elétrico e ao carbono, com planta industrial no Vale do Aço em Minas Gerais, as soluções da Aperam estão presentes em diversos setores da economia no Brasil e no mundo.

Em função das características do inox, a manutenção das redes de água e a necessidade de intervenções não programadas são as mínimas possíveis ao longo de décadas. 

Em Tóquio, estima-se que novas substituições devam ocorrer apenas 100 anos após instalação. A mesma revolução está em andamento em Taipei e Seul. Recentemente, Londres e Roma iniciaram estudos para este mesmo projeto. 

Problema global 
A perda hídrica causada por vazamentos nas tubulações de água tratada é um problema recorrente e crônico das cidades pelo mundo, independentemente do nível de desenvolvimento econômico de seus países. 

De acordo com estudos do  International Stainless Steel Forum (ISSF), entidade sem fins lucrativos sediada em Bruxelas na Bélgica, com base em informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no ano de 2014 houve perdas que alcançaram 35%, como em Oslo, na Noruega; mais de 35% em Nápoles, Itália; 20% em Calgary, Canadá; e mais de 40%, na Cidade do México. 

No Brasil, a média das cidades está próxima a 37%, conforme estudos do Instituto Trata Brasil com números de 2015 do Sistema Nacional e Informações Sobre Saneamento (SNIS). O indicador envolve vazamentos, erros de medição e ligações clandestinas.

Revolução silenciosa
“O aço inoxidável proporciona uma verdadeira revolução silenciosa na gestão pública de recursos hídricos”, diz Roberto Nardocci, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Aperam South America. 

“O inox gera ganhos de eficiência e de sustentabilidade ao longo de muitas décadas e está repleto de benefícios ambientais porque é altamente resistente ao desgaste, quimicamente inerte, ou seja, não reage ao contato de alimentos e bebidas, impede adesão de substâncias e bactérias, possui longa durabilidade e exige pouca manutenção”, afirma o executivo.

Para transportar água, a solução que se mostrou bem sucedida em Tóquio e Seul foi utilizar o aço inoxidável na forma de tubos e conexões em tubos corrugados. 

Esse tipo de material reduz a necessidade de juntas soldadas, o que minimiza o risco de vazamentos na tubulação. As corrugações ainda tornam os tubos mais fáceis de serem alocados, permitindo sua instalação e dobra em pontos de difícil acesso.

Com as soluções de inox, os resultados de longo prazo são claramente percebidos nas cidades orientais. 

De acordo com os estudos do ISSF, em 1987, Seul perdia 27,3%, contra 2,5% em 2014, quando 90,6% da tubulação já era de aço inoxidável. 

Taipei fez as mudanças mais recentemente e apenas 35% da tubulação havia sido substituída por inox até 2014. 

Naquele ano, as perdas de água tratada por vazamentos na tubulação caíram para 16,7% contra 27% no ano de 2005, quando as substituições começaram.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EVENTO SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA CHEGA EM LAVRAS NO 25 DE SETEMBRO

O Sistema Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, chega em Lavras no dia 25 de setembro e prossegue até o dia 28 (domingo). O evento, COM TODAS AS ATIVIDADES GRATUITAS, será realizado na Praça Dr. Augusto Silva (ilha), Centro. O Inova Varejo, evento GRATUITO que acontece na quinta (25), dedicado aos empresários do comércio de Lavras, líderes e autoridades locais, aceita inscrições no endereço: www.fecomercionarua.com.br Este é o terceiro ano do projeto que, em Lavras, realiza sua 28ª edição. O Sistema Fecomércio MG na Rua movimenta o comércio da cidade, antes e depois do evento, com uma temporada de promoções de duas semanas ininterruptas. A Liquida Fecomércio, que acontece entre os dias 22/09 e 04/10, oferece boas oportunidades de compra para a população com descontos que chegam a 50%. A passagem do Sistema Fecomércio MG na Rua leva show de graça e de qualidade para a população. No dia 26, sexta-feira, o cantor Nando Rei...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...