Pular para o conteúdo principal

MPF RECOMENDA QUE ANTT REGULAMENTE GRATUIDADE NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO ESTADUAL

Resolução do órgão regulador frustra o direto garantido de idosos, pessoas com deficiência e jovens carentes ao limitar a gratuidade apenas em ônibus convencionais

O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, enviou recomendação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a agência regulamente o direito do idoso, das pessoas com deficiência e dos jovens de baixa renda às vagas gratuitas no serviço de transporte rodoviário interestadual de passageiros. 

Objetivo é garantir o direito em veículos de categoria superior ao convencional (executivo ou leito), sempre que não houver viagem no mesmo dia para o trajeto em veículo convencional.

O MPF instaurou inquérito civil público após receber várias representações nas quais eram relatadas situações de descumprimento da legislação. 

A gratuidade para idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda é garantida pelas leis nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), Lei nº 8.899/1994 (Pessoas com deficiência) e Lei 12.852/2013 (Estatuto da Juventude) e regulamentada por vários decretos.

Em 2015, a ANTT editou a Resolução 4770/2015, que restringiu a gratuidade apenas para veículos do tipo convencional, deixando de fora os ônibus executivos e leitos. 

Além disso, no art. 33 da resolução ficou estabelecido que a frequência mínima dos mercados solicitados deverá ser de, ao menos uma viagem semanal, por sentido, por empresa.

Para o procurador da República Leonardo Andrade Macedo, autor da recomendação, a frequência mínima estabelecida pela resolução frustra o direito que a legislação assegura. 

“A limitação das vagas gratuitas apenas a veículos convencionais configura barreira ao exercício do direito das pessoas com deficiência de se locomoverem gratuitamente nas vagas que lhe são asseguradas por lei, bem como o direito dos jovens carentes e dos idosos, também resguardados legalmente”.

O MPF entende que a legislação tem uma função protetiva e inclusiva das pessoas com deficiência, idosos e jovens de baixa renda, mas a resolução editada pela ANTT impede que esse direito seja alcançado.

A ANTT tem o prazo de 30 dias para informar se pretende acatar a recomendação.

Para ler a íntegra da recomendação, clique aqui.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.