Pular para o conteúdo principal

NA FRONTEIRA DA PAZ, LULA DISCUTE AMÉRICA LATINA COM MUJICA, DILMA E CORREA

Ex-presidente inaugurou etapa sulista da caravana com debate em defesa da retomada da autonomia latino-americana

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira, 19, com os ex-presidentes Pepe Mujica, do Uruguai, e Rafael Correa, do Equador, além da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

O encontro, que ocorreu na Fronteira da Paz, em Santana do Livramento, teve como objetivo debater a reconstrução da unidade da América Latina.

Para Mujica, a América do Sul vive um momento de conflito social, com o avanço da direita no continente. 


"Houve uma mudança muito forte na América do Sul. A economia se impõe à sensibilidade social. É preciso crescer economicamente, porém repartindo. Outra preocupação é a confrontação entre os países. Vemos a sociedade raciocinando em branco e preto, deixando de se respeitar apesar das diferenças", observou. 

De acordo com o ex-presidente uruguaio, apenas a pacificação da sociedade pode restabelecer o clima de normalidade na América Latina. 

"Viver permanentemente em choque não convém a nenhuma sociedade. E isso significa aprender a tolerar-se e negociar todo o necessário para que as pessoas possam viver com tranquilidade. Esse é o desafio que me parece que temos todos hoje na América. Com ódio, se retrocede".

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, ressaltou o papel da mídia na desestabilização política e econômica dos países na América do Sul. "Há um renascimento da direita conservadora. A imprensa burguesa corrupta que não informa, apenas manipula, foi um inimigo principal dos governos progressistas no continente".

Correa também saiu em defesa do ex-presidente Lula e fez duras críticas à perseguição que o tem como alvo."A injustiça que se faz contra um homem é uma injustiça contra toda humanidade", declarou. 

Na fronteira
A um passo do Uruguai, Lula reafirmou que não deixará o Brasil, mesmo sob ameaça de prisão. 

"Estou aqui na fronteira, poderia dar um pulinho ali no Uruguai, mas não vou. Sabe por que? Porque estou tranquilo com minha inocência e quem terá de sair do país um dia são eles", disse.

Lula pelo Sul
Ontem, terça-feira, 20, a caravana seguiu para a cidade de Santa Maria. A viagem se encerra no dia 28, em Curitiba.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.