Pular para o conteúdo principal

PLATAFORMA DESENVOLVIDA NA UFLA É UTILIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PDI DA UNILA

Plataforma eletrônica Uianov, desenvolvida na Universidade Federal de Lavras e que está sendo usada pela UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), sediado em Foz do Iguaçu, no Paraná, tem um desafio importante em 2018: a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que vai guiar os rumos da instituição pelos próximos cinco anos. 

A abertura oficial desse momento aconteceu ontem, quarta-feira, 14, com a apresentação das ações para a elaboração do plano e uma palestra com Alda Maria Napolitano Sanchez, servidora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) com ampla atuação na gestão de processos e planejamento institucional. Ela vai falar sobre a "Relevância do PDI no Contexto Atual".

A elaboração do Plano e sua metodologia estão sob responsabilidade e uma comissão específica, coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Com o slogan "Construindo juntos a UNILA que queremos", a construção do Plano prevê a participação das comunidades interna e externa da UNILA.

A comunidade será convidada a participar da elaboração do plano por meio de consultas públicas e votação. Para isso, será utilizada a plataforma eletrônica Uianov, desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que tem uma interface intuitiva e que se aproxima das redes sociais.  

Desde ontem, quarta-feira, já é possível interagir, postando ideias, comentários, curtindo ou 'descurtindo' conteúdos. Os servidores técnico-administrativos, docentes e  estudantes estão recebendo um e-mail com as instruções para acessar a plataforma. O mesmo e-mail também está sendo encaminhado como convite para instituições parceiras da UNILA. As pessoas e organizações da sociedade civil que quiserem participar podem encaminhar e-mail para pdi@unila.edu.br solicitando acesso à plataforma.

Para Jamur Johnas Marchi, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UNILA, a tecnologia facilita muito a participação. 

“As pessoas podem acessar o sistema e colocar o problema, a questão, de qualquer lugar, espaço, ambiente. Tudo vai ser lido, interpretado e fazer parte do processo.”

Haverá duas fases em que toda a comunidade poderá participar. A primeira, a de consultas públicas, será desenvolvida entre 14 de março e 25 de abril, em quatro etapas: educação e pesquisa; extensão e assistência estudantil; política de pessoal e gestão administrativa; comunicação e responsabilidade social (veja quadro com a programação de consultas). 

Na segunda fase de participação será feita uma votação para definir as prioridades e distribuí-las por ano de execução (2019 a 2013). “É uma forma de investir no que realmente é prioritário”, defende Jamur.

PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado para um período de cinco anos, é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.

O PDI constitui tanto uma forma de avaliação das instituições pelos órgãos responsáveis, como um plano para a melhoria e para o acompanhamento da implementação das ações estratégicas traçadas pela IES, assim como um instrumento de gestão pública.

A partir da sua elaboração, é possível acessar informações relevantes que auxiliarão na manutenção da competitividade das IES públicas e possibilitarão melhor controle dos recursos financeiros, viabilizando o investimento em áreas relevantes para a melhoria do seu desempenho.

UNILA
A sediada na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, a UNILA teve a sua criação proposta em 2007, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entretanto a universidade foi criada somente no dia 12 de janeiro de 2010 na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Teve a sua primeira turma de 200 alunos entre brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos em agosto de 2010.

com informações do site da UNILA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...