Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SEDIA O 133º FÓRUM SULMINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia no próximo dia 22 de março, o 133º Fórum Sulmineiro de Educação Infantil (FSMEI). O evento, que será realizado das 08h às 12h, no Anfiteatro Ramalhão do Departamento de Biologia (DBI) da universidade, terá como tema "PNAIC: Borbulhando reflexos, tensões e inquietações". 

Este encontro levanta a discussão sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 

O pacto é um compromisso formal assumido, desde 2012, pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, em língua portuguesa e matemática. 

O PNAIC está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. 

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), cerca de 8 milhões de crianças, atualmente matriculadas nos três primeiros anos do Fundamental da rede pública – o chamado ciclo de alfabetização – serão beneficiadas com as ações do programa. Pelos cálculos do governo federal, isso significa 400 mil turmas de 108 mil escolas de todo o Brasil.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Outra ação importante, a formação continuada como política nacional, é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência docente.

Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

A partir de 2017, analisando a experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação. 

A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

Fórum Sulmineiro de Educação Infantil
O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) é um espaço suprapartidário articulado por diversas instituições comprometidas com a Educação Infantil.

De acordo coordenadora do FSMEI, professora Cláudia Ribeiro do Departamento de Educação (DED) da UFLA, há 20 anos o fórum se faz presente, firmando vínculo profissional com os compromissos da Educação Infantil com reuniões mensais e itinerantes, mobilizando e articulando com outras instâncias efetivando assim compromissos ético e políticos com a Educação Infantil. 

Ela explica que os encontros em 2018 serão planejados na importância de todas e todos terem voz, ampliando as discussões.

Além da professora Cláudia Ribeiro, que recentemente assumiu a coordenação do projeto, fazem parte do Comitê Gestor a mestranda em Educação na UFLA, professora Dulcineia Ribeiro, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Lavras, Cynthia Mara Maximo Buscaccio, e a secretária de Educação de Nepomuceno, Valquiria Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho