Pular para o conteúdo principal

VIA CAFÉ PROMOVE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

Centro de convivências desenvolve ações de reutilização e uso sustentável da água

Ontem, quinta-feira, 22, foi celebrado o Dia Mundial da Água e um dos grandes desafios da atualidade é manter o crescimento econômico e populacional sem causar prejuízos ao meio ambiente, pensando, inclusive, nas próximas gerações.

Tendo em vista esse cenário, a Tenco Shopping Centers, administradora do Via Café Garden Shopping, localizado em Varginha, no Sul de Minas, promove entre empreendedores, fornecedores, lojistas e consumidores, a consciência sustentável dos recursos naturais.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992. A data é um reforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. 

Todo ano, as celebrações acontecem a partir de uma temática definida pela ONU, como, por exemplo: ‘Água e energia’, ‘Água limpa para um mundo saudável’, ‘Lidando com a escassez da água’, entre outros. Assim, organizações e instituições ao redor do mundo podem elaborar ações educacionais, de mobilização e de conscientização sobre a água e seus usos.

Baseado no tripé ‘Garden’ – ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável – a Tenco Shopping Centers contempla atitudes sustentáveis em todas as suas ações, desde a concepção e desenvolvimento dos projetos, até o dia a dia dos seus shoppings. 

Ao criar o Conceito Garden, que faz parte do DNA do grupo e aparece nos nomes de seus empreendimentos, a empresa implanta e consolida as melhores práticas de gestão socioambiental.

Para viabilizar essas iniciativas, a empresa criou, há três anos, o Instituto Tenco, uma associação sem fins lucrativos destinado a administrar os investimentos sociais do grupo, com propósito de gerar valor, simultaneamente, para a sociedade e para a empresa. 

Desde sua criação, o instituto vive um momento maduro e propício para uma atuação mais intensa na área socioambiental, conectando o sucesso da empresa ao progresso da sociedade, aumentando a transparência, ética e eficiência para todos os envolvidos. 

Essa ação conjunta contribui para elaboração de soluções inovadoras aos problemas sociais e empresariais e para a criação de possibilidades de um futuro sustentável.

Diante disso, desde 2017, o Via Café Garden Shopping tem realizado o reaproveitamento da água pluvial, dos drenos de ar condicionado, da descarga das torres e das drenagens das válvulas de governo e alarme do sistema de incêndio (VGA). 

O intuito é reduzir o consumo da água no empreendimento e fomentar a utilização sustentável e consciente desse importante recurso natural.

“Quando se fala em consumo sustentável, deve-se levar em consideração as escolhas de compra, as formas de utilização e, principalmente, o reuso dos bens e recursos naturais disponíveis. Nesse sentido, a reutilização da água da chuva é uma das melhores formas de gerar economia e preservar o meio ambiente, visto que vivemos em tempos de escassez e racionamento, tornando fundamental a busca por soluções eficientes para evitar o desperdício”, afirma o gerente de operações do shopping, Gleiser Guimarães.

Para o êxito do projeto, foi criada uma barreira na saída de escoamento da galeria pluvial subterrânea do shopping, para represar a água que, posteriormente, é enviada a um reservatório. 

Por meio de um sistema automático, a água armazenada alimenta todo o sistema de irrigação dos jardins do centro de convivências, que possui 25 mil m² de área verde.

Com o uso inteligente da água, o Via Café Garden Shopping reduziu em 10% o seu consumo mensal de água potável, o que equivale a 320 caixas d’água de 500 litros. Com essa redução, em um ano, o Via Café Garden Shopping teve a economia de aproximadamente R$ 30 mil.

Conceito Garden
Além da reutilização da água, o Via Café Garden Shopping possui o projeto de eficiência energética, onde foi desenvolvido um estudo detalhado sobre a melhor forma de utilizar a luz natural sem que haja redução na visibilidade dentro do mall. 

Entre as soluções encontradas estão o uso de piso de cor clara e a instalação de vidros no teto, contribuindo positivamente para entrada de luz e calor no empreendimento. 

O objetivo é oferecer conforto aos frequentadores e ao mesmo tempo economizar energia elétrica. Um ponto que merece destaque é o sistema de ar condicionado inteligente, que adequa a velocidade dos ventiladores de renovação de ar à quantidade de pessoas dentro da edificação. Ou seja, quanto mais pessoas no shopping, maior é a necessidade de renovação do ar, maior a velocidade do ventilador. 

Nos momentos em que houver menor quantidade de visitantes no shopping, menor a velocidade dos ventiladores, bem como consumo de energia. Outra medida que tem o objetivo de preservar o meio ambiente é o estacionamento de bicicletas, que é economicamente viável. 

No espaço há 51 vagas e o ciclista pode estacionar gratuitamente. O bicicletário contribui em incentivar a prática de atividades físicas e redução na emissão de poluentes, já que se trata de mais uma iniciativa voltada para sustentabilidade e ao conceito Garden.

com Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.