Mantendo a versatilidade de atrações, que já é uma das marcas do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços tem início amanhã, sábado, 28.
A 13ª edição do evento conta com mais de 80 atividades distribuídas em nove dias – de 28 de abril a 06 de maio – com palestras, cinema, oficinas e festas.
A expectativa é receber pelo menos 60 mil pessoas no Espaço Cultural da Urca e no Museu Histórico e Geográfico.
A abertura do festival dia 28, às 19h, vai contar com as homenagens aos ilustres dessa edição – Patrono Davi Arrigucci Jr. e Escritor Sulfuroso Luis Nassif.
Na sequência, acontece a primeira festa Levedo & Letras dessa edição, dedicada ao Chorinho, uma das paixões do escritor sulfuroso, que também é músico. Serão mais duas outras festas ao longo da semana, Edição Hip Hop com Dexter e Edição Jazz com a Estação do Jazz.
Com o tema “A Literatura & os outros saberes”, o festival deste ano vai desde os saberes milenares, passando por diversidades até o Hip Hop, já tradicional no evento.
Também têm espaço, assuntos de extrema importância, como mesas que discutem o abuso sexual na infância.
A programação vai desde um encontro com o dramaturgo Walcyr Carrasco até a máxima intelectualidade da literatura, com a palestra do patrono Davi Arrigucci Jr. que vai abordar seu recente trabalho “Sertão Oeste Pampa”, uma trilogia de ensaios sobre as relações entre narrativa e experiência histórica na obra de João Guimarães Rosa, Jonh Ford e Jorge Luis Borges.
O Flipoços traz também o garoto João Paulo Guerra Barrera que, aos 7 anos, já é embaixador da Nasa e também lança um livro bilíngue “Morando no Espaço”.
Por outro lado, o Festival presta homenagem ao centenário de nascimento do professor Antonio Candido de Melo e Souza, que foi patrono do Flipoços em 2012 e um grande apaixonado por Poços de Caldas.
Como parte integrante da programação oficial, o evento destaca novamente os países lusófonos e traz escritores ainda inéditos no país, como os portugueses Patrícia Portela e João Pinto Coelho.
Também estão convidados os moçambicanos Dany Wambire e Manuel Mutimucuio, que fazem parte da Mesa em homenagem ao Dia da Língua Portuguesa.
Essa atividade faz parte do roteiro oficial estipulado pela Embaixada de Portugal no Brasil, que contará com diversas iniciativas no Brasil em homenagem ao Dia da Língua Portuguesa.
A novidade nessa edição no ciclo Literatura e Espiritualidade é a vinda do autor taiwanês Chiu Yi Chih, que traz a filosofia taoísta para o universo do Festival. Além dele, mais uma vez o Flipoços vai contar com a presença especialíssima da Monja Coen que vai lançar seu último livro escrito a quatro mãos com Leandro Karnal.
Outro destaque inédito é o ciclo de literatura policial, gênero literário que mais cresce no mundo e que inaugura a “Quinta-feira Noir”, com grandes nomes da literatura policial brasileira.
Haverá também a mesa “Literatura e artes plásticas” com as presenças de Tarsilinha do Amaral, Ricardo Ohtake e Eduardo Kobra e mediação de Sergio Roberto Montero Aguiar, do Instituto Moreira Salles (IMS).
O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio, no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, BDMG Cultural, Codemge, Pólen Suzano, Climepe, Fibrax e Prefeitura de Poços de Caldas.
Parceiros Culturais: Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo.
Mais informações: (35) 3697 1551. Programação completa na revista virtual no site www.flipocos.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário