Pular para o conteúdo principal

UPCYCLING TRAZ NOVO SIGNIFICADO À MODA

Processos de customização recriam papel do vestuário e permitem reutilização do que seria descartado em produções ousadas e exclusivas

Que tal transformar seu guarda-roupa recriando os modelos que já estão nele? Essa é a proposta da macrotendência artbreaker que propõe o conceito de peças únicas e personalizadas de acordo com o estilo de quem as usa. 

Técnicas como upcycling, que é capaz de dar cara nova a produtos inutilizados, é um dos processos apontados pela Vicunha, líder mundial na produção de índigos e brins, para as próximas temporadas.

Aqui é proibido proibir. Peças ganham nova funcionalidade como jaquetas que viram saias, calças que ganham cós duplos por meio de falsas sobreposições, bolsos que se transformam em tops e tudo que a liberdade de criação permitir. 

Intervenções de bordados e pinturas feitas à mão arrematam a repaginação de looks antigos em novas produções.

‘’A tendência se relaciona com a liberdade de criação, as inúmeras possibilidades que a arte permite e a reutilização. As silhuetas comuns presentes há muito tempo no armário impõem a desconstrução e dão espaço ao destroyed”, explica Lorena Botti, cool Hunter da marca.  

Veja quatro principais dicas da especialista da Vicunha para seguir essa trend:

Transgressão

Criatividade é a palavra-chave, já que a customização pode surgir de diversas formas, impondo uma pegada transgressora aos jeanswear. O patchwear é representado pelo mix de retalhos e combinações de tonalidades irregulares com acabamentos desgastados. Os efeitos de lavanderia são carregados de manchas mais claras em peças escuras e vice-versa.

Mais cor, por favor!

A cartela de cores apresenta tons vibrantes de vermelho, azul, amarelo, verde e laranja, inspirada no movimento neoexpressionista do século XX. A roupa deixa de ser uma peça simples e conquista o status de obra ambulante, devido as manchas, tipografias manuais e traços de desenhos que reforçam o toque cool da tendência.

Oversized

As modelagens também ganham tom de exagero.  Os shapes das calças podem surgir mais largos, com cintura alta. Camisas, macacões e jaquetas surgem com modelagem reta, aviamentos bem evidentes e combinados aos cortes mais confortáveis das túnicas e caftans.

De volta às origens

O denim artbreaker pede por estruturas de maior gramatura. Por isso, aposte em um jeans 100% algodão, que permite todos os tipos de processos manuais como puídos, rebolos, rasgos, dentre outros. A estética mantém viva a tradição de um denim original com personalidade.

A tecnologia aplicada aos tecidos também é um diferencial, já que possibilita a criação de shapes modernos e diferenciados, sempre presentes no movimento faça você mesmo.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...