Pular para o conteúdo principal

91% DOS TURISTAS QUEREM VOLTAR A POÇOS DE CALDAS, APONTA PESQUISA


A Secretaria Municipal de Turismo realizou um estudo de 12 meses para definir o perfil do turista que vem a Poços de Caldas, no Sul de Minas, e como ele avalia a cidade. A maioria das pessoas que vêm ao município gosta do que vê e quer voltar.

Ao todo, foram distribuídos 1170 questionários. A pesquisa foi feita de janeiro a dezembro de 2017 e apontou que 60% dos turistas entrevistados são do sexo feminino e 39% do sexo masculino. Além disso, houve um pequeno aumento no número de mulheres em comparação com 2016 e uma leve diminuição em relação a 2015.

O estudo avaliou também a estrutura e os serviços locais. Os pontos turísticos receberam nota 9,1. Passeios e city tours foram avaliados com 8,9. Hotéis receberam 8,8. A diversão noturna recebeu nota 8,4. Restaurantes foram avaliados com 8,5. Já a sinalização turística e a limpeza urbana tiveram 8,8 como grau de satisfação. Segurança foi avaliada com 8,7.

O questionário continha perguntas abertas, fechadas com alternativas fixas e um quadro de avaliação. Os dados levantados referem-se aos aspectos do perfil do visitante (procedência, idade, escolaridade, gênero, forma de viajar e renda), organização da viagem (motivação da viagem, fonte de informação, meio de transporte e de hospedagem utilizado, frequência com que visita a cidade, tempo de permanência, gastos e se pensou em outro destino que não fosse Poços de Caldas) e percepção com relação ao destino (expectativas, intenção de retorno e a avaliação sobre a infraestrutura e serviços).

A maioria dos visitantes vêm à cidade pelos atrativos histórico-culturais (30%). Já 26% são motivados pelos atrativos naturais. Vinte e dois por cento vêm em busca de tranquilidade e lazer, enquanto 11% procuram as águas termais. 

Outras motivações como saúde, compras e visitar amigos ou parentes representam entre 1% e 2%. Além disso, 67% vêm pela primeira vez. Quarenta e cinco por cento dos turistas têm suas expectativas atendidas plenamente e 26% as têm superadas. Noventa e um por cento querem voltar.

Outro dado interessante é que 65% dos turistas não pensam em outra cidade ao planejar a viagem. Sobre a duração da estadia, 46% vêm para ficar até três dias em Poços, 35% ficam de quatro dias a uma semana, 12% menos de um dia, 4% mais de sete dias, e 3% não responderam.

Dos turistas de primeira viagem, 53% fica sabendo da cidade por indicação de amigos ou parentes e 26% descobre Poços pela internet. Quarenta e seis por cento vêm com a família e 42% são casais.

O estudo aponta também que a idade predominante do visitante é de 26 a 35 anos, representando 26%. Dezoito por cento são de turistas entre 36 e 45 anos, 16% são de 46 a 55%, 13% de 15 a 25 anos, 7% representam a faixa de pessoas com mais de 65 anos e 2% não responderam. Em relação a 2015 e 2016, houve um crescimento dos turistas até 25 anos.

Sobre a origem dos turistas, 72% são do estado de São Paulo. Mineiros aparecem em segundo, representando 11%. Cariocas são 6%, seguidos dos paranaenses (2%). A pesquisa identificou 277 cidades diferentes.

O principal meio de transporte do turista que vem a Poços é o automóvel (86%). Ônibus de linha aparece em segundo, indicando 13%. Em seguida, aparece o ônibus fretado (3%). Outros meios de transporte representam 2%.

A pesquisa indica também que 57% dos turistas ficam em hotel, 16% em pousada e 6% em casa de parentes. Mostra também a renda média mensal dos visitantes, apontando que 48% ganham entre um e cinco salários-mínimos, 21% entre cinco e dez salários, 14% acima de dez, e 5% até um salário-mínimo. Desse total, 12% não responderam. Pessoas com ensino superior somado à pós-graduação representam 74% dos entrevistados. Em 2016, esse grau de escolaridade somou 69% e em 2015, 70%.

O estudo teve apoio do Sesc Pousada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.