Média de 15 mil atendimentos por ano demonstra a importância do Banco para toda região
O Banco de Leite Humano de Varginha, mantido pelo Hospital Regional do Sul de Minas, comemorou nesta quinta-feira, 24, 15 anos de existência salvando vidas de bebês de Varginha e região.
Foi uma comemoração simples, mas marcada por muitas falas e demonstrações de gratidão das mães que foram atendidas ao longo de todos estes anos e as que são atendidas atualmente.
Anualmente, mais de 15 mil atendimentos são realizados no Banco de Leite. Eles vão desde a promoção do aleitamento materno e todas as técnicas de incentivo à amamentação até os testes de orelhinha e olhinho.
Para o trabalho, a equipe é composta por uma enfermeira, seis técnicos em enfermagem, uma nutricionista e um pediatra. Todo atendimento é gratuito e por meio do SUS.
Hoje, o Banco tem trinta e seis doadoras, mas de acordo com a coordenação, seriam necessárias de sessenta a setenta doadoras para um atendimento com estoque suficiente.
Além de Varginha, o Banco tem mais quatro postos de coleta: um em Pouso Alegre, dois em Alfenas, um em São Lourenço e em breve outro será aberto em Três Corações.
Das doações de leite que vem destes municípios, 50% é pasteurizado e devolvido para os postos e 50% fica em Varginha para atendimento exclusivo dos bebês prematuros da UTI Neonatal.
É sempre importante destacar que o Banco de Leite não sobrevive sem as doações e que é muito importante que as mães colaborem. As mamães recebem um kit para coleta e o Banco busca o leite na casa da doadora.
Para este trabalho, o Banco tem parceria com o Corpo de Bombeiros de Varginha. Quem tiver interesse pode entrar em contato com o Banco de Leite através dos telefones 3690-2001 ou 3690-2808, que receberá todas as informações.
com Luciana Vanessa - da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário