Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA NO BOTECO

Professor da UNIFAL-MG será mediador do bate-papo informal em restaurante de Varginha

“Você acha que ciência combina com boteco?” Essa é a pergunta feita pelos organizadores do 1º Ciência no Boteco que será realizado em Varginha, no Sul de Minas. 

Trata-se de um bate-papo informal entre cientistas e pessoas curiosas pelo que está acontecendo nos laboratórios de pesquisa das universidades brasileiras. O professor Hélio Lemes Costa Jr., do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), do campus Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), participará do encontro.

O evento será no próximo dia 16, às 19h, no Restaurante Degraus, onde pesquisadores reconhecidos pelos seus trabalhos científicos, sentarão em banquinhos e conversarão com o público sobre o que estão pesquisando no momento e como andam os avanços científicos em suas áreas de atuação. 

Enquanto isso, o público relaxa, degusta uma bebida e interage com os cientistas em uma prazerosa conversa, sem formalidades.

“O objetivo é desmistificar a ciência e trazer o estado da arte em pesquisa para o conhecimento das pessoas que se interessam por ciência e tecnologia, mas que não têm acesso ao ambiente acadêmico e científico brasileiro”, afirmam os organizadores.

Os temas do 1º Ciência no Boteco serão: veículos autônomos e cidades inteligentes. O bate-papo contará com a presença dos pesquisadores reconhecidos: professor Antônio Alberti, do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), e professor Arthur Miranda, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O professor Hélio será o mediador do bate-papo.

Organizado pelo Coffee Valley, ecossistema de empreendedorismo e inovação de Varginha e região, o evento conta com patrocinadores como Cervejaria Furst, Auto Posto Líder e IP Hosting e com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e do Sebrae.


A dinâmica do evento Ciência no Boteco se assemelha ao festival mundial de divulgação científica Pint of Science, que acontece nos próximos dias 14, 15 e 16/05. A edição 2018 conta com a participação da UNIFAL-MG na organização do evento das cidades de Alfenas e Poços de Caldas. Pesquisadores das duas cidades e de outras localidades vão conversar com o público sobre temas universais como Astrofísica, Inteligência Artificial, Educação, Saúde, Evolução, Origem e Destino da Vida, Mudanças Climáticas, Energia Nuclear, História da Humanidade e do Universo, como também sobre temas locais como a História Geológica de Poços e o Direito à Cidade e às Águas. Saiba mais
PESQUISADORES QUE PARTICIPARÃO DO 1º CIÊNCIA NO BOTECO
Prof. Antônio Marcos Alberti
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor adjunto do Instituto Nacional de Telecomunicações. O professor trabalha em pesquisas para a proposta de uma nova Internet no Projeto Nova Genesis.

Prof. Arthur Miranda Neto
Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É atualmente coordenador do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT) que pesquisa as inovações no transporte de cargas e pessoas, que incluem os veículos autônomos e inteligentes. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Veículos e Cidades Inteligentes como vetores para uma Mobilidade Sustentável. Realizou Pós-doutorado (2012) em Veículos Autônomos / Inteligentes na França. Doutor em Tecnologia da Informação e Sistemas pela Universidade de Tecnologia de Compiègne, França, e em Engenharia Mecânica pela UNICAMP.

Prof. Hélio Lemes Costa Jr
Professor, pesquisador, escritor e palestrante nas áreas de inovação e tecnologia, com atuação em gestão de tecnologia nos setores público e privado. É professor da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, coordenador do mestrado em Administração Pública, pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e leciona na Escola Nacional de Administração Pública. Nerd e membro do ecossistema local de inovação de Varginha e região. Chefe do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. Semifinalista no concurso de divulgação científica FameLab 2018.
por Ana Carolina Araújo - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/