Pular para o conteúdo principal

DUETO DE GIGANTES NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DO FESTIVAL DA PALAVRA DE ITAGUARA

Ao invés de um duelo, a singela e aconchegante cidade mineira de Itaguara será palco de um verdadeiro dueto de gigantes, na noite deste sábado

No dia 5 de maio, a erudição e sabedoria do professor Pasquale Cipro Neto encontra a arte e a poesia do cantor e compositor Celso Adolfo, a partir das 19h, no Conquistano Futebol Clube.

O evento “Nossa Palavra & Nossa Música” é gratuito e integra os destaques da programação deste último final de semana do I Primeiro Festival da Palavra, que acontece desde o dia 20 de abril, no município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que fica a 95 Km de Belo Horizonte. O título dessa atração já dá uma ideia da riqueza cultural deste encontro. 

A partir de palavras selecionadas, o professor, que é também patrono do Festival, irá comentar sobre sua origem, evolução, utilização e maneirismos, enquanto o músico deverá encantar a plateia com canções baseadas naquela palavra, exaltando a beleza de nossa língua e a diversidade que caracteriza o nosso vocabulário.

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaguara e da Partners Comunicação Integrada. Toda a programação é gratuita.

O evento
O I Primeiro Festival da Palavra de Itaguara acontece entre os dias 20 de abril e 6 de maio e traz diversas atrações e atividades culturais voltadas para os estudantes das escolas municipais e para a população em geral. 

Um exemplo é o jogo “Caça Palavras”, no qual moradores e estudantes recebem formulários onde podem registrar suas palavras favoritas e descrever um sentimento ligado a cada uma delas.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Itaguara e pela Partners Comunicação Integrada, toda a programação do Festival é gratuita e conta com as presenças do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono do evento, além do cantor e compositor Celso Adolfo.

A Itaguara de Guimarães Rosa
O município Itaguara, localizado a 95 quilômetros de Belo Horizonte, tem uma forte relação com as palavras e com a literatura nacional. "Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!..." 

Com essa frase o célebre escritor João Guimarães Rosa definiu Itaguara, lugar que ele escolheu para morar de 1930 a 1932, logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pelas palavras, pela literatura, e ele acabou tomado pela paixão da escrita.

Itaguara também é berço de outros escritores como Vilma Guimaraes Rosa e a poetisa Neusa Sorrenti, autora de mais de 20 títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles o premiado “O encantador de pirilampos”.

Ensino de qualidade
O município também se destaca pela qualidade na prestação de serviços de educação. Pesquisa do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em 2016, mostra que Itaguara figura entre as 200 melhores cidades do país em qualidade de ensino, estando à frente de tradicionais municípios brasileiros como Franca e Jaguariúna, ambas no interior de São Paulo, por exemplo. Importante lembrar que o Brasil possui mais de 5.500 municípios e Itaguara está entre os 5% melhores em educação.

Serviço
Festival da Palavra de Itaguara
Entre os dias 20 de abril e 6 de maio

Programação

Sábado, 05/05 às 19h
Nossa Palavra & Nossa Música - com Pasquale Cipro Neto e Celso Adolfo
Local: Conquistano Futebol Clube - Rua Pedro Rosa das Chagas, 132 – Centro – Itaguara (MG)

Domingo, 06/05 às 08h
Jogo Caça Palavras
Local: SAAE Itaguara Rua Dona Dinha, 110 – Centro – Itaguara (MG)

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...