Pular para o conteúdo principal

DUETO DE GIGANTES NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DO FESTIVAL DA PALAVRA DE ITAGUARA

Ao invés de um duelo, a singela e aconchegante cidade mineira de Itaguara será palco de um verdadeiro dueto de gigantes, na noite deste sábado

No dia 5 de maio, a erudição e sabedoria do professor Pasquale Cipro Neto encontra a arte e a poesia do cantor e compositor Celso Adolfo, a partir das 19h, no Conquistano Futebol Clube.

O evento “Nossa Palavra & Nossa Música” é gratuito e integra os destaques da programação deste último final de semana do I Primeiro Festival da Palavra, que acontece desde o dia 20 de abril, no município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que fica a 95 Km de Belo Horizonte. O título dessa atração já dá uma ideia da riqueza cultural deste encontro. 

A partir de palavras selecionadas, o professor, que é também patrono do Festival, irá comentar sobre sua origem, evolução, utilização e maneirismos, enquanto o músico deverá encantar a plateia com canções baseadas naquela palavra, exaltando a beleza de nossa língua e a diversidade que caracteriza o nosso vocabulário.

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaguara e da Partners Comunicação Integrada. Toda a programação é gratuita.

O evento
O I Primeiro Festival da Palavra de Itaguara acontece entre os dias 20 de abril e 6 de maio e traz diversas atrações e atividades culturais voltadas para os estudantes das escolas municipais e para a população em geral. 

Um exemplo é o jogo “Caça Palavras”, no qual moradores e estudantes recebem formulários onde podem registrar suas palavras favoritas e descrever um sentimento ligado a cada uma delas.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Itaguara e pela Partners Comunicação Integrada, toda a programação do Festival é gratuita e conta com as presenças do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono do evento, além do cantor e compositor Celso Adolfo.

A Itaguara de Guimarães Rosa
O município Itaguara, localizado a 95 quilômetros de Belo Horizonte, tem uma forte relação com as palavras e com a literatura nacional. "Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito para gente deitar no chão e se acabar!..." 

Com essa frase o célebre escritor João Guimarães Rosa definiu Itaguara, lugar que ele escolheu para morar de 1930 a 1932, logo após formar-se em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. A vocação para médico, no entanto, não foi mais forte do que o amor pelas palavras, pela literatura, e ele acabou tomado pela paixão da escrita.

Itaguara também é berço de outros escritores como Vilma Guimaraes Rosa e a poetisa Neusa Sorrenti, autora de mais de 20 títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles o premiado “O encantador de pirilampos”.

Ensino de qualidade
O município também se destaca pela qualidade na prestação de serviços de educação. Pesquisa do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgado em 2016, mostra que Itaguara figura entre as 200 melhores cidades do país em qualidade de ensino, estando à frente de tradicionais municípios brasileiros como Franca e Jaguariúna, ambas no interior de São Paulo, por exemplo. Importante lembrar que o Brasil possui mais de 5.500 municípios e Itaguara está entre os 5% melhores em educação.

Serviço
Festival da Palavra de Itaguara
Entre os dias 20 de abril e 6 de maio

Programação

Sábado, 05/05 às 19h
Nossa Palavra & Nossa Música - com Pasquale Cipro Neto e Celso Adolfo
Local: Conquistano Futebol Clube - Rua Pedro Rosa das Chagas, 132 – Centro – Itaguara (MG)

Domingo, 06/05 às 08h
Jogo Caça Palavras
Local: SAAE Itaguara Rua Dona Dinha, 110 – Centro – Itaguara (MG)

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...