Pular para o conteúdo principal

PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS, JOÃO BATISTA MARES GUIA ESTEVE EM LAVRAS

Ex-secretário de Estado de Educação é o primeiro pré-candidato ao Governo do Estado a passar por Lavras

O ex-secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, o sociólogo e educador João Batista Mares Guia, foi o primeiro pré-candidato ao Governo do Estado a passar por Lavras, no Sul de Minas, na última quinta-feira, 24.

Mares Guia, que é filiado a Rede Sustentabilidade, legenda da pré-candidata a Presidência Marina Silva, veio a Lavras acompanhado do militante Carlos Eduardo Braga Menezes, mais conhecido como Kaka Menezes, que concorreu ao cargo de prefeito de Contagem nas eleições municipais de 2016 e no pleito deste ano vai disputar uma vaga de senador por Minas Gerais. 

Eles tiveram como sua primeira agenda na cidade, um encontro com o chefe de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Rogério Antônio Silva e com o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec) da UFLA, professor João José Granate de Sã e Melo Marques. 

O encontro foi organizado pelo militante da Rede, Tiago Henrique, estudante de engenharia ambiental e sanitária da universidade.

Em seguida, João Batista e Kaka Menezes participaram de uma roda de conversa com alunos e professores da UFLA no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH). No local estava previsto para acontecer a palestra "Desafios da Educação e desenvolvimento socioambiental no Sul de Minas Gerais", mas foi cancelada.


No período da tarde, a suspendeu as aulas devido a crise de desabastecimento de combustível. Mesmo com todos esses contra-tempos, um grupos de estudantes e professores se reuniram com os pré-candidatos a governador e senador.


A noite, Andreia Cristina abriu a sua casa para que ocorresse o encontro com apoiadores, filiados e simpatizantes.

Perfil
João Batista Mares Guia nasceu em uma numerosa família de classe média, em Santa Bárbara, no interior de Minas Gerais e, ainda jovem, lutou contra a Ditadura Militar, liderou movimentos estudantis e grandes protestos em Belo Horizonte. Foi perseguido e preso pelo regime autoritário. Durante o exílio, morou no Chile.

Foi fundador de jornais da imprensa alternativa e colaborou para todos eles: De Fato, Em Tempo e o Movimento. Formado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), chegou a ser professor na mesma universidade. Porém, os Anos de Chumbo não deram trégua — impedido de lecionar, foi cassado da instituição de ensino pela Ditadura.

Nos anos 80, foi deputado estadual em Minas Gerais (1983–1987) e defendeu grandes causas no Estado. De 1989 a 1994, sucessivamente foi secretário municipal de educação e secretário municipal de planejamento urbano e do meio ambiente da cidade de Contagem, localizada na região Metropolitana de BH.

De 1995 a 1998, secretário-adjunto e secretário da educação de Minas Gerais, nesse cargo ele foi o responsável pela universalização do ensino fundamental e do ensino médio público em Minas.

Nos anos 90 especializa-se em educação pública e passa a prestar consultorias para prefeituras e estados. Trabalho esse que exerce até hoje. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...