Pular para o conteúdo principal

PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS, JOÃO BATISTA MARES GUIA ESTEVE EM LAVRAS

Ex-secretário de Estado de Educação é o primeiro pré-candidato ao Governo do Estado a passar por Lavras

O ex-secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, o sociólogo e educador João Batista Mares Guia, foi o primeiro pré-candidato ao Governo do Estado a passar por Lavras, no Sul de Minas, na última quinta-feira, 24.

Mares Guia, que é filiado a Rede Sustentabilidade, legenda da pré-candidata a Presidência Marina Silva, veio a Lavras acompanhado do militante Carlos Eduardo Braga Menezes, mais conhecido como Kaka Menezes, que concorreu ao cargo de prefeito de Contagem nas eleições municipais de 2016 e no pleito deste ano vai disputar uma vaga de senador por Minas Gerais. 

Eles tiveram como sua primeira agenda na cidade, um encontro com o chefe de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Rogério Antônio Silva e com o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec) da UFLA, professor João José Granate de Sã e Melo Marques. 

O encontro foi organizado pelo militante da Rede, Tiago Henrique, estudante de engenharia ambiental e sanitária da universidade.

Em seguida, João Batista e Kaka Menezes participaram de uma roda de conversa com alunos e professores da UFLA no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH). No local estava previsto para acontecer a palestra "Desafios da Educação e desenvolvimento socioambiental no Sul de Minas Gerais", mas foi cancelada.


No período da tarde, a suspendeu as aulas devido a crise de desabastecimento de combustível. Mesmo com todos esses contra-tempos, um grupos de estudantes e professores se reuniram com os pré-candidatos a governador e senador.


A noite, Andreia Cristina abriu a sua casa para que ocorresse o encontro com apoiadores, filiados e simpatizantes.

Perfil
João Batista Mares Guia nasceu em uma numerosa família de classe média, em Santa Bárbara, no interior de Minas Gerais e, ainda jovem, lutou contra a Ditadura Militar, liderou movimentos estudantis e grandes protestos em Belo Horizonte. Foi perseguido e preso pelo regime autoritário. Durante o exílio, morou no Chile.

Foi fundador de jornais da imprensa alternativa e colaborou para todos eles: De Fato, Em Tempo e o Movimento. Formado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), chegou a ser professor na mesma universidade. Porém, os Anos de Chumbo não deram trégua — impedido de lecionar, foi cassado da instituição de ensino pela Ditadura.

Nos anos 80, foi deputado estadual em Minas Gerais (1983–1987) e defendeu grandes causas no Estado. De 1989 a 1994, sucessivamente foi secretário municipal de educação e secretário municipal de planejamento urbano e do meio ambiente da cidade de Contagem, localizada na região Metropolitana de BH.

De 1995 a 1998, secretário-adjunto e secretário da educação de Minas Gerais, nesse cargo ele foi o responsável pela universalização do ensino fundamental e do ensino médio público em Minas.

Nos anos 90 especializa-se em educação pública e passa a prestar consultorias para prefeituras e estados. Trabalho esse que exerce até hoje. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.