Pular para o conteúdo principal

QUARTETO FORMADO POR MÚSICOS DA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS SE APRESENTA NO SUL DE MINAS

Alfenas, Lavras e Varginha estão no roteiro do Quarteto Guignard pelo projeto Crea Cultural 
​O grupo é formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Na próxima semana, a partir do próximo dia 21, as cidades de Lavras, Alfenas e Varginha, ambas no Sul de Minas recebem o projeto de interiorização cultural do Crea-MG. 

Nesta etapa, a atração é o belo-horizontino Quarteto Guignard. Em Alfenas, o grupo se apresenta na terça-feira (22), às 20h30, no Auditório Leão de Faria, no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a entrada é gratuita.

Formado por instrumentistas da orquestra Filarmônica de Minas Gerais em 2017, o Quarteto Guignard conta com a venezuelana Joana Bello e o belo-horizontino Rodrigo Bustamante nos violinos, com o filipino Gerry Varona na viola e com a paraense Camilla Ribeiro no violoncelo. O programa, voltado para música de câmara, destaca obras de Erwin Schulhoff, Bedrich Smetana e Ludwig van Beethoven.

A vinda do Quarteto Guignard ao sul de Minas integra o Projeto de Interiorização Cultural do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizado pela Associação Cultural dos Profissionais do Crea-Minas (Crea Cultural).  

Em Alfenas, o evento tem a parceria da UNIFAL-MG, da Asseara, Associação dos engenheiros, Arquitetos, Agrônomos da Região de Alfenas e do Crea-Junior (Núcleo Alfenas).

A articulação para a cidade de Alfenas receber o projeto iniciou em 2016 pela iniciativa do produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do Projeto Cultura UNIFAL-MG. 

“Uma das ações da área de cultura da universidade é prospectar oportunidades para potencializar a agenda cultural da cidade. A inclusão de Alfenas e a universidade na rota de um projeto tão relevante como este, é uma contribuição imensa para difusão da música de câmara e da cultura na região”, ressalta.

Em 6 anos de atividade, o projeto realizou 84 apresentações culturais em 57 cidades em todas as regiões de Minas Gerais.  

Entre os artistas que circularam pelo projeto, incluem o violeiro Chico Lobo, a narradora Dôra Guimarães com histórias literárias de Guimarães Rosa, o Quarteto de Cordas Libertas e o cantor lírico João di Souza acompanhado pelo pianista Robério Molinari.

O Auditório Leão de Faria está localizado no campus Sede da UNIFAL-MG a Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714, Centro, Alfenas-MG. O local tem capacidade de 240 lugares e a entrada é gratuita. Informações pelo e-mail: cultura.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701-9300.

Nas outras cidades da região o Quarteto Guignard se apresenta no dia 21/05, em Lavras e no dia 23/05, em Varginha. No dia 10/06, o quarteto se apresenta em Ouro Preto. Acompanhe o grupo pela página /, Outras Informações sobre o Crea Cultural podem ser obtidas no site: www.creacultural.com.br.

Sobre o Quarteto Guignard 

Serviço
Crea Cultural –​ Concerto de Música de Câmara com o Quarteto Guignard
Local: Auditório Leão de Faria – Campus UNIFAL-MG (Alfenas/MG)
Data: terça-feira, 22 de maio
Horário: 20h30
Entrada franca

com Ivanei Salgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...