Pular para o conteúdo principal

QUARTETO FORMADO POR MÚSICOS DA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS SE APRESENTA NO SUL DE MINAS

Alfenas, Lavras e Varginha estão no roteiro do Quarteto Guignard pelo projeto Crea Cultural 
​O grupo é formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Na próxima semana, a partir do próximo dia 21, as cidades de Lavras, Alfenas e Varginha, ambas no Sul de Minas recebem o projeto de interiorização cultural do Crea-MG. 

Nesta etapa, a atração é o belo-horizontino Quarteto Guignard. Em Alfenas, o grupo se apresenta na terça-feira (22), às 20h30, no Auditório Leão de Faria, no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a entrada é gratuita.

Formado por instrumentistas da orquestra Filarmônica de Minas Gerais em 2017, o Quarteto Guignard conta com a venezuelana Joana Bello e o belo-horizontino Rodrigo Bustamante nos violinos, com o filipino Gerry Varona na viola e com a paraense Camilla Ribeiro no violoncelo. O programa, voltado para música de câmara, destaca obras de Erwin Schulhoff, Bedrich Smetana e Ludwig van Beethoven.

A vinda do Quarteto Guignard ao sul de Minas integra o Projeto de Interiorização Cultural do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizado pela Associação Cultural dos Profissionais do Crea-Minas (Crea Cultural).  

Em Alfenas, o evento tem a parceria da UNIFAL-MG, da Asseara, Associação dos engenheiros, Arquitetos, Agrônomos da Região de Alfenas e do Crea-Junior (Núcleo Alfenas).

A articulação para a cidade de Alfenas receber o projeto iniciou em 2016 pela iniciativa do produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do Projeto Cultura UNIFAL-MG. 

“Uma das ações da área de cultura da universidade é prospectar oportunidades para potencializar a agenda cultural da cidade. A inclusão de Alfenas e a universidade na rota de um projeto tão relevante como este, é uma contribuição imensa para difusão da música de câmara e da cultura na região”, ressalta.

Em 6 anos de atividade, o projeto realizou 84 apresentações culturais em 57 cidades em todas as regiões de Minas Gerais.  

Entre os artistas que circularam pelo projeto, incluem o violeiro Chico Lobo, a narradora Dôra Guimarães com histórias literárias de Guimarães Rosa, o Quarteto de Cordas Libertas e o cantor lírico João di Souza acompanhado pelo pianista Robério Molinari.

O Auditório Leão de Faria está localizado no campus Sede da UNIFAL-MG a Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714, Centro, Alfenas-MG. O local tem capacidade de 240 lugares e a entrada é gratuita. Informações pelo e-mail: cultura.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701-9300.

Nas outras cidades da região o Quarteto Guignard se apresenta no dia 21/05, em Lavras e no dia 23/05, em Varginha. No dia 10/06, o quarteto se apresenta em Ouro Preto. Acompanhe o grupo pela página /, Outras Informações sobre o Crea Cultural podem ser obtidas no site: www.creacultural.com.br.

Sobre o Quarteto Guignard 

Serviço
Crea Cultural –​ Concerto de Música de Câmara com o Quarteto Guignard
Local: Auditório Leão de Faria – Campus UNIFAL-MG (Alfenas/MG)
Data: terça-feira, 22 de maio
Horário: 20h30
Entrada franca

com Ivanei Salgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.