Pular para o conteúdo principal

SÃO GONÇALENSES PARTICIPAM DE ATIVIDADES COM FOCO EM SOLUÇÕES DE PROBLEMAS REAIS NO TRÂNSITO


Os 75 estudante, selecionados de escolas públicas e de APAEs, que participam do Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito, em Leme, no interior de São Paulo, estão divididos em sete grupos para elaboração de projetos que contribuam para melhoria da segurança do trânsito nas comunidades em que vivem. 

Com o apoio de especialistas, os jovens aprimoram soluções para os problemas de trânsito pré-identificadas em suas cidades.

Os estudantes da Escola Municipal Bento Gonçalves Filho, Daiane de Souza Silva e Islene Brito Ferreira, e da Escola Municipal Estadual Ministro Lúcio de Mendonça, Wallasce Martins da Silva, ambas de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, trabalham projetos com eixos na cidadania, comportamento seguro, mobilidade, políticas públicas e sinalização. 

Para reforçar o conhecimento, eles participaram de uma simulação na ‘Cidade Modelo’, onde buscaram resolver problemas reais relacionados ao trânsito, que podem ser encontrados no dia-a-dia, como a construção de ciclofaixas para ciclistas, direção embriagada e uso do cinto de segurança. 

“Estamos trabalhando num projeto que possa ser levado para nossa comunidade, sobre respeito e conscientização no trânsito”, conta Wallasce.

Entre os 75 jovens que participam do evento, estão alunos de Camanducaia, Itapeva, Extrema, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações que apresentaram sugestões de melhorias no trânsito para seus municípios.

O Fórum
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. 

O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. 

O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias Estaduais e Federais, proporcionando aos alunos trocar experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa.

com Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VARGINHA CONFIRMA FORÇA ECONÔMICA E AMPLIA LIDERANÇA NO SUL DE MINAS

Uma recente análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG confirma que Varginha vive um ciclo consistente de expansão. O comércio avança, o emprego cresce e o empreendedorismo amplia a base empresarial. Os dados analisados por órgãos oficiais como RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI – Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) do governo Federal e entidades renomadas como Fundação João Pinheiro (FJP), reafirmam a força econômica do município. O comércio segue como eixo central da atividade local. Representa 31,77% dos estabelecimentos formais e 24,06% dos empregos com carteira assinada, segundo a RAIS 2024. A predominância de micro e pequenas empresas garante agilidade e capacidade de adaptação. O PIB municipal alcançou R$ 8,09 bilhões em 2021, conforme a Fundação João Pinheiro (FJP), garantindo a 4ª posição entre os municípios do ...