segunda-feira, 21 de maio de 2018

TECNOLOGIA: INATEL APRESENTA TRÊS PROJETOS NA HOSPITAL 2018


Pela quinta vez, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, estará presente na feira Hospitalar. 

Na edição de 2018, a instituição de ensino, pesquisa e tecnologia do sul de Minas Gerais apresenta três projetos desenvolvidos por alunos da instituição e pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA).

Nesta edição o Inatel estará localizado no estande 50 - Rua 15 do pavilhão vermelho, com os projetos em exposição e oferecendo os serviços educacionais, de consultoria e desenvolvimento na área de Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica.

A instituição apresenta os projetos:

SENSEPRO – Mão robótica - A proposta é o desenvolvimento de mão de baixo custo, feita de plástico ABS em impressora 3D, cuja movimentação é feita por botões posicionados em um bracelete.

Tumor Markers - um equipamento que faz análise sanguínea bioquímica dos principais marcadores tumorais que acometem os brasileiros. Tudo de forma rápida e eficaz. O projeto foca-se quantificar o nível de antígenos presentes no sangue capazes de identificar os marcadores tumorais CA125, PSA e CA15-3, os quais identificam alterações como câncer de ovário e endometriose, câncer de próstata e câncer de mama.

Three move - O projeto propõe a criação de um jogo utilizando o sensor Leap Motion® para auxiliar na reabilitação do movimento de pinça. O sistema fornecerá o feedback ao terapeuta com informações sobre a angulação e a força do movimento.

“Nesse ano o Inatel está completando 15 anos de atuação na área de Engenharia Biomédica e a participação da instituição pelo quinto ano consecutivo reforça a presença no ambiente de tecnologias para a saúde. Já é comum ver nos estandes das empresas, Engenheiros Biomédicos formados no Inatel, que há pouco tempo eram estudantes visitando a feira Hospitalar. A cada ano se intensifica a presença desses egressos trabalhando nos estandes das empresas. A feira é um momento importante para marcar presença nesse ambiente altamente tecnológico”, comentou o Coordenador do curso de Engenharia Biomédica, Fabiano Valias de Carvalho.

Os alunos do Inatel também visitarão a Hospitalar. Mais de 40 alunos irão visitar a maior feira de negócios para o setor de Saúde do continente americano, que será realizada entre os dias 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Encontro de Ex-alunos
Como nas edições anteriores, o Inatel aproveita a reunião de profissionais da área e promove um encontro dos ex-alunos que atuam em empresas, clínicas e hospitais.  Este ano, o encontro será na quinta-feira, dia 24.

Inatel na saúde
Há 14 anos, o Inatel atua na área de tecnologia para a saúde. Começou com a pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica, oferecida em Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro, em parceria com o hospital da Força Aérea do Galeão. 

A instituição foi uma das pioneiras no Brasil a oferecer graduação em Engenharia Biomédica – a primeira turma começou em 2010 – e, desde então, centenas de profissionais são colocados no mercado.

Serviço
Inatel na Hospitalar 2018
Local: estande 50 - Rua 15 do pavilhão vermelho - Expo Center Norte, São Paulo (SP).

com assessoria

Nenhum comentário: