Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA: INATEL APRESENTA TRÊS PROJETOS NA HOSPITAL 2018


Pela quinta vez, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, estará presente na feira Hospitalar. 

Na edição de 2018, a instituição de ensino, pesquisa e tecnologia do sul de Minas Gerais apresenta três projetos desenvolvidos por alunos da instituição e pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA).

Nesta edição o Inatel estará localizado no estande 50 - Rua 15 do pavilhão vermelho, com os projetos em exposição e oferecendo os serviços educacionais, de consultoria e desenvolvimento na área de Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica.

A instituição apresenta os projetos:

SENSEPRO – Mão robótica - A proposta é o desenvolvimento de mão de baixo custo, feita de plástico ABS em impressora 3D, cuja movimentação é feita por botões posicionados em um bracelete.

Tumor Markers - um equipamento que faz análise sanguínea bioquímica dos principais marcadores tumorais que acometem os brasileiros. Tudo de forma rápida e eficaz. O projeto foca-se quantificar o nível de antígenos presentes no sangue capazes de identificar os marcadores tumorais CA125, PSA e CA15-3, os quais identificam alterações como câncer de ovário e endometriose, câncer de próstata e câncer de mama.

Three move - O projeto propõe a criação de um jogo utilizando o sensor Leap Motion® para auxiliar na reabilitação do movimento de pinça. O sistema fornecerá o feedback ao terapeuta com informações sobre a angulação e a força do movimento.

“Nesse ano o Inatel está completando 15 anos de atuação na área de Engenharia Biomédica e a participação da instituição pelo quinto ano consecutivo reforça a presença no ambiente de tecnologias para a saúde. Já é comum ver nos estandes das empresas, Engenheiros Biomédicos formados no Inatel, que há pouco tempo eram estudantes visitando a feira Hospitalar. A cada ano se intensifica a presença desses egressos trabalhando nos estandes das empresas. A feira é um momento importante para marcar presença nesse ambiente altamente tecnológico”, comentou o Coordenador do curso de Engenharia Biomédica, Fabiano Valias de Carvalho.

Os alunos do Inatel também visitarão a Hospitalar. Mais de 40 alunos irão visitar a maior feira de negócios para o setor de Saúde do continente americano, que será realizada entre os dias 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Encontro de Ex-alunos
Como nas edições anteriores, o Inatel aproveita a reunião de profissionais da área e promove um encontro dos ex-alunos que atuam em empresas, clínicas e hospitais.  Este ano, o encontro será na quinta-feira, dia 24.

Inatel na saúde
Há 14 anos, o Inatel atua na área de tecnologia para a saúde. Começou com a pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica, oferecida em Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro, em parceria com o hospital da Força Aérea do Galeão. 

A instituição foi uma das pioneiras no Brasil a oferecer graduação em Engenharia Biomédica – a primeira turma começou em 2010 – e, desde então, centenas de profissionais são colocados no mercado.

Serviço
Inatel na Hospitalar 2018
Local: estande 50 - Rua 15 do pavilhão vermelho - Expo Center Norte, São Paulo (SP).

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...