Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA: INATEL APRESENTA TRÊS PROJETOS NA HOSPITAL 2018


Pela quinta vez, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, estará presente na feira Hospitalar. 

Na edição de 2018, a instituição de ensino, pesquisa e tecnologia do sul de Minas Gerais apresenta três projetos desenvolvidos por alunos da instituição e pelos pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA).

Nesta edição o Inatel estará localizado no estande 50 - Rua 15 do pavilhão vermelho, com os projetos em exposição e oferecendo os serviços educacionais, de consultoria e desenvolvimento na área de Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica.

A instituição apresenta os projetos:

SENSEPRO – Mão robótica - A proposta é o desenvolvimento de mão de baixo custo, feita de plástico ABS em impressora 3D, cuja movimentação é feita por botões posicionados em um bracelete.

Tumor Markers - um equipamento que faz análise sanguínea bioquímica dos principais marcadores tumorais que acometem os brasileiros. Tudo de forma rápida e eficaz. O projeto foca-se quantificar o nível de antígenos presentes no sangue capazes de identificar os marcadores tumorais CA125, PSA e CA15-3, os quais identificam alterações como câncer de ovário e endometriose, câncer de próstata e câncer de mama.

Three move - O projeto propõe a criação de um jogo utilizando o sensor Leap Motion® para auxiliar na reabilitação do movimento de pinça. O sistema fornecerá o feedback ao terapeuta com informações sobre a angulação e a força do movimento.

“Nesse ano o Inatel está completando 15 anos de atuação na área de Engenharia Biomédica e a participação da instituição pelo quinto ano consecutivo reforça a presença no ambiente de tecnologias para a saúde. Já é comum ver nos estandes das empresas, Engenheiros Biomédicos formados no Inatel, que há pouco tempo eram estudantes visitando a feira Hospitalar. A cada ano se intensifica a presença desses egressos trabalhando nos estandes das empresas. A feira é um momento importante para marcar presença nesse ambiente altamente tecnológico”, comentou o Coordenador do curso de Engenharia Biomédica, Fabiano Valias de Carvalho.

Os alunos do Inatel também visitarão a Hospitalar. Mais de 40 alunos irão visitar a maior feira de negócios para o setor de Saúde do continente americano, que será realizada entre os dias 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Encontro de Ex-alunos
Como nas edições anteriores, o Inatel aproveita a reunião de profissionais da área e promove um encontro dos ex-alunos que atuam em empresas, clínicas e hospitais.  Este ano, o encontro será na quinta-feira, dia 24.

Inatel na saúde
Há 14 anos, o Inatel atua na área de tecnologia para a saúde. Começou com a pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica, oferecida em Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro, em parceria com o hospital da Força Aérea do Galeão. 

A instituição foi uma das pioneiras no Brasil a oferecer graduação em Engenharia Biomédica – a primeira turma começou em 2010 – e, desde então, centenas de profissionais são colocados no mercado.

Serviço
Inatel na Hospitalar 2018
Local: estande 50 - Rua 15 do pavilhão vermelho - Expo Center Norte, São Paulo (SP).

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...