quinta-feira, 7 de junho de 2018

APLICATIVO DESENVOLVIDO PELA UFJF ESTÁ SENDO ESTUDADO PELA DEFESA CIVIL DE TRÊS CORAÇÕES


O município de Três Corações, no Sul de Minas, estuda a possibilidade de firmar parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para a implantação do aplicativo ÁLEA, para uso da Defesa Civil do município. 


O aplicativo Álea, desenvolvido pela UFJF, terá a finalidade de mapear áreas de riscos de cursos d'água, deslizamentos de encostas e os riscos geotécnicos, através da topografia da região.


Os testes do aplicativo foram realizados no bairro Cinturão Verde, considerado área de risco por enchentes e inundações, pelo coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Lopes, pelo comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de Três Corações, tenente Adriano de Almeida e pelo estagiário em Engenharia Ambiental Roger Levy.

O teste foi satisfatório e os dados foram encaminhados para análise da equipe técnica da UFJF.

Enchentes
Três Corações enfrentou uma situação crítica por causa das enchentes no início do ano de 2011. A cidade chegou a ter cerca de 400 pessoas desalojadas. Os rios Verde e do Peixe, que cortam a cidade, ficaram bem acima do nível normal. 
Enchente em Três Corações, no ano 2011. Rio Verde chegou subir 7 metros acima do nível normal

O rio Verde chegou a subir 7 metro acima do nível normal. Naquele ano, menos oito bairros foram alagados: Cinturão Verde, Vila Viana, Triângulo, Santana, Parque Jussara, Jardim América, Santa Teresa e Cotia. O Cinturão Verde foi um dos mais afetados.

O aplicativo
O ÁLEA é um Sistema de Informações que possui uma base de dados georreferenciada e está em fase de desenvolvimento dentro do Projeto de Extensão em Interface com a pesquisa da UFJF titulado “Modelo de gestão de riscos geotécnicos em cenários urbanos”. 

O sistema porta todas as informações dos condicionantes físicos e antrópicos relacionados ao risco geotécnico necessárias à análise in loco, visando a prevenção, preparação, assistência nas comunidades afetadas e auxiliando as equipes a obter dados mais precisos em menor tempo, já unindo os formulários de caracterização da área com as imagens e todos os outros conhecimentos, sem os erros ocasionados pelo uso de material impresso.

Nenhum comentário: