terça-feira, 5 de junho de 2018

FESTIVAL DE INVERNO DE MONTE VERDE REÚNE TEATRO, MÚSICA, DANÇA E CIRCO


A 6ª edição do Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia, no Sul de Minas, começa no sábado, dia 7 de julho, com atrações culturais gratuitas e para toda a família. 

A proposta é oferecer aos moradores do Sul de Minas Gerais e visitantes, uma extensa programação que inclui shows, concertos, teatro, dança e circo, nos quatro sábados do mês de julho, na vila conhecida como a “Suíça Brasileira”.

O Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia, por seus seis anos de realização, entrou para o calendário dos mais importantes festivais culturais do Brasil. Seu diferencial são os cortejos ao ar livre, que integram arte e pessoas, ao início dos espetáculos. 

O evento é uma das atrações da cidade localizada entre as belas paisagens naturais do Estado de Minas Gerais, favorecidas pelo clima frio da região. 

Na vila de Monte Verde é possível degustar as delícias da culinária mineira, fondues e pratos de origem europeia e ficar hospedado em aconchegantes hotéis e pousadas.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Camanducaia, com o patrocínio da Melhoramentos Florestal, por meio de Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o Festival de Inverno é gerido pela Associação Trium Brasil e Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos.

O prefeito de Camanducaia, Edmar Cassalho Moreira Dias, afirma que a iniciativa visa difundir a cultura e valorizar os artistas locais, com suas produções influenciadas pelos costumes europeus, a cargo dos fundadores de Monte Verde, imigrantes vindos da Letônia. 

“Monte Verde tem uma grande vitalidade no campo da cultura e do turismo que beneficia a todos os moradores e visitantes”, afirma.

A sexta edição do Festival de Inverno colore toda a charmosa vila, com atrações na Avenida Monte Verde e no Pátio da Galeria Suíça. 

As tradicionais apresentações que não podem faltar são o Ballet da Associação Beneficente de Monte Verde (ABMV) com danças típicas da Letônia e a Orquestra Melhoramentos Caieras. 

As outras atrações do evento vêm dos quatro cantos de Minas Gerais, como o Grupo Maria Cutia de Belo Horizonte e a Cia BrinCanto de Poços de Caldas, com espetáculos que resgatam brincadeiras e canções da cultura regional.

O circo também tem vez com apresentações da Trupe Gaia e da Associação Dramágico de Teatro. Ainda na programação o grupo Poesia Cantante e os tambores do grupo Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Oficinas Culturais
O Festival de Inverno de Monte Verde promove como novidade dessa edição as oficinas de formação e capacitação em área cultural, que acontecem em agosto e setembro, na cidade de Pouso Alegre. 

Os temas das oficinas são “Arte Brasileira”, “Discurso, Memória e Patrimônio Cultural” e “Arte Floral Profissionalizante”, com carga horária de 12horas/aula. A proposta é valorizar o patrimônio material e imaterial de Minas Gerais. 

Elas acontecerão na cidade de Poucos Alegre, localizada a um raio de 50 quilômetros de diversos municípios, com o intuito de facilitar o acesso para a população do sul do Estado. 

Apesar de serem gratuitas, essas atividades necessitam de inscrição prévia. Informações sobre as inscrições para as oficinas culturais do Festival serão divulgadas no site da Prefeitura de Camanducaia www.camanducaia.mg.gov.br

Nenhum comentário: