quinta-feira, 28 de junho de 2018

INOVACAFÉ COMEMORA QUATRO ANOS COM NOVIDADES NAS ÁREAS DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Complexo InovaCafé abriga iniciativas ligadas ao agronegócio e às inovações empreendedoras

Em 27 de junho de 2014, a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) dava seus primeiros passos, com a proposta de desenvolver estudos, pesquisas e inovações voltadas ao empreendedorismo no setor agroindustrial do café. 

Quatro anos depois, a agência contabiliza diversas iniciativas de sucesso, entre as quais está a consolidação da Cafeteria Escola CafEsal, localizada no Centro de Convivência da universidade. E os motivos para comemorar vão mais além. 

Em breve, a InovaCafé abrirá as portas para um novo projeto: o InovaHub, espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups – empresas que estão no início de suas atividades e que buscam colocar em prática um modelo de negócio inovador e baseado em tecnologia.

No local – onde se situa o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que está em fase de readequação – empreendedores, curiosos, estudantes, pesquisadores, empresários, investidores e startups de diferentes cidades e instituições, em diferentes níveis de desenvolvimento, terão um ambiente fértil em aprendizado, além de conexões e mentorias para construir uma trajetória de crescimento e sucesso. 

“A iniciativa será a junção entre comunidade acadêmica, mercado, empresas e esferas governamentais, apoiando o surgimento de novos negócios que contribuirão, efetivamente, para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico de Lavras e região”, acredita o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Junior.

Segundo ele, a proposta é gerar, também, uma crescente demanda para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA), para as futuras aceleradoras instaladas em Lavras e para o Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec). 

Dentre os objetivos do InovaHub está, ainda, a promoção do desenvolvimento do Vale dos Ipês, denominação dada ao ecossistema de empreendedorismo, inovação e startups de Lavras, tornando-o um dos maiores produtores de tecnologias para o agronegócio do país.

Para isso, o InovaHub pretende criar condições que permitam a constante sensibilização e a educação empreendedora. 

“Atuaremos nas etapas de sensibilização, educação, ideação, prospecção, pré-aceleração, aceleração, além de darmos apoio ao processo de transferência de tecnologia já iniciado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (Ninctec) da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP/UFLA)”, esclareceu Castro Júnior. “Assim, permitiremos que os participantes avancem em sua trajetória empresarial e estejam preparados para migrar para outros espaços e estágios, quando consolidarão, de fato, suas ideias de inovação”, completou.

Lemonade Ultra
Para dar início ao processo, o InovaHub sediará, de 9 de julho a 17 de setembro, o Lemonade, um dos maiores programas de pré-aceleração de startups do mundo, em sua 11ª edição. 


A proposta é transformar pessoas e grupos com ideias inovadoras em empreendedores e negócios de alto impacto (startups), contribuindo para a transformação da sociedade. 

Os interessados, que deverão montar equipes de 2 a 5 pessoas, podem realizar suas inscrições até o dia 01/07 no endereço eletrônico: programalemonade.com/lemonadeultra.

“Trazer o Lemonade para a nossa cidade e, mais ainda, para nosso espaço, é motivo de muita honra e alegria. A metodologia aplicada certamente agregará para a concretização da proposta do InovaHub, que é de contribuir, verdadeiramente, com as vocações empreendedoras”, disse o diretor da InovaCafé.

Cafeteria CafEsal
No aniversário da InovaCafé, é preciso destacar, também, uma das iniciativas mais bem sucedidas de sua trajetória: a Cafeteria Escola CafEsal. Mais que um local de comercialização de cafés, ela atua como um laboratório de ensino e pesquisas, desde a produção até o consumo. 


Pelo espaço passam, semanalmente, centenas de pessoas (entre alunos, professores, servidores e visitantes) em busca do café CafEsal, cultivado nas lavouras da UFLA, das sugestões de bebidas à base de café criadas pela barista da casa e do ambiente charmoso e acolhedor.

Além disso, o local tem o propósito de favorecer o desenvolvimento de inovações relacionadas ao setor agroindustrial do café, sustentando-se no tripé produção, indústria e cafeteria. 

“Procuramos oferecer um pacote que envolve pesquisa, extensão, treinamentos, vivências e gestão, permitindo que tanto o público interno quanto o externo adquiram conhecimento e consciência sobre o universo do café”, ressaltou Luiz Gonzaga de Castro Júnior.

Vale lembrar que todo o time de colaboradores locais é formado por aprendizes, em sua maioria estudantes da UFLA de diferentes graus acadêmicos, que se dividem entre viventes, bolsistas de pesquisa e extensão e estagiários, ampliando sua proposta educativa. 

Atualmente, a gestão CafEsal está em fase de implantação de planejamento estratégico, o qual prevê otimização dos processos, incremento dos produtos ofertados e preparação para a realização de um grande evento no segundo semestre de 2019.

da assessoria da InovaCafé

Nenhum comentário: