Pular para o conteúdo principal

MINASUL ADQUIRE ESPAÇO À ALTURA DE SUA EXPANSÃO

Antiga área pertencente a FLSmidth foi adquirida em leilão pela Minasul, que já ocupa o novo espaço
Compra do novo espaço foi oficializada em leilão 

Um dia e uma conquista para não esquecer. Assim ficará registrado o dia 12 de junho, de 2018, data em que a Minasul adquiriu em um Leilão judicial, todo o patrimônio físico da antiga indústria de equipamentos industriais, FL Smidth, no Jardim JK, em Varginha. 

Martelo batido, na data de 12 de junho, a efetuação do pagamento foi feita na manhã desta quarta-feira, 13, e a ocupação da área pela Minasul, durante a tarde.  

Caminhões com diversos equipamentos, já descarregavam nos galpões da nova casa durante a tarde, sem aperto para manobras, nem para distribuir a carga – situação bem diferente da que os funcionários estão acostumados a enfrentar no dia a dia, na atual sede do alto da Vila Paiva.  

De acordo com o presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães, a aquisição é uma conquista, com gosto de vitória, visto que a cooperativa, já procurava há algum tempo, por um local adequado para abrigar suas novas demandas, de lojas, armazéns, revendas e distribuição de produtos.

“A expansão da Minasul já pedia essa providência há algum tempo e nós começamos a observar locais com as condições que precisávamos. Olhamos com muita calma, cuidado e critério. Foi uma compra estudada, planejada, que casou a nossa demanda com a oportunidade deste local vir à leilão”, diz. 

Todos os passos da negociação, foram acompanhados pelos cooperados, segundo critérios estatutários, que se reuniram em uma assembleia extraordinária, reservada, na última segunda-feira, para analisar a decisão da compra. 

Com todos os trâmites legais assegurados, a Minasul arrematou o patrimônio da antiga FLSmidth, de “porteira fechada”, ou seja, um terreno medido 142 mil metros quadrados, com 22 mil metros de área construída e toda a infraestrutura existentes – que segundo técnicos da cooperativa, está em ótimas condições, sendo possível a ocupação imediata.

“Claro que, aos poucos, a Minasul irá imprimir, em todo espaço, reformas e adequações, visando o melhor aproveitamento de cada galpão, cada sala e ambientando tudo ao seu estilo. Mas o que encontramos está em boas condições de conservação e já nos permite a mudança de alguns departamentos que pediam mais urgência. Hoje estamos literalmente atolados em máquinas, implementos, nos rodeando por todos os lados. O primeiro objetivo é o desafogo e melhores condições de acomodação para tudo isso”, enfatiza.

Já os planos para o futuro, são tão amplos quanto o novo espaço. Uma segunda nova loja, bem maior que a atual; armazenamento já para a colheita da safra 2018/2019; uma revenda de tratores da marca Mahindra e a cereja do bolo: um amplo Centro de distribuição de produtos e serviços diversos.

Localização
Além do espaço e instalações, pesou muito na decisão da compra a localização às margens da rodovia, com acesso em minutos à BR-381 (Fernão Dias); a proximidade com o aeroporto, Porto Seco (Estação Aduaneira) e vias de acesso rápidas ao centro da cidade.  

“Nós buscávamos por essas condições que são vitais para o funcionamento da Minasul, nas condições que a cooperativa exige hoje. Lá temos logística para receber, sem problemas, caminhões bi trens, sem remanejo de carga, como acontece hoje. Tudo passará pelo controle de balanças e segue direto para a estocagem nos galpões, nos possibilitando muito melhor controle e eficiência dos serviços”, informa.

De acordo com ele, uma compra de 300 mil litros de fertilizantes, está feita e o produto aguardando condições de estoque, para deixar as empresas rumo a Varginha. “Ficávamos driblando questões assim, que esse novo espaço se resolve numa tacada”.

A conquista que vem emparelhada a este novo momento de expansão da Minasul, representa um marco, um salto gigantesco na estrutura da organização que beneficiará a todos os cooperados, ressalta o presidente. 

“É uma aquisição de todos os associados, o resultado de todo o trabalho somado das gestões anteriores que deu credibilidade a Minasul para chegar a essa nova era de crescimento”, diz, lembrando que a cooperativa não visa lucro, mas a estabilidade e o fomento da produção de todos os cafeicultores e associados da região.

por Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...