Pular para o conteúdo principal

PROFESSORA DA UFLA FOI HOMENAGEADA COM COMENDA ANTÔNIO SECUNDINO DE SÃO JOSÉ


Um trabalho diversificado, desenvolvido há quase 20 anos na área de meio ambiente e saneamento, fez da professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Joziana Muniz de Paiva Barçante, uma das 15 personalidades homenageadas com a Comenda Antônio Secundino de São José. 

A honraria foi entregue na noite do último dia 11, pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, em solenidade realizada na cidade de Patos de Minas, no Noroeste de Minas.

A Comenda foi criada em 1991 e dá destaque a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no Estado. Faz referência a Antônio Secundino de São José, que nasceu na Fazenda da Onça, hoje pertencente ao município de Presidente Olegário, também na região Noroeste do Estado. 

Antônio Secundino foi engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Minas Gerais, em Viçosa. Especializou-se no exterior e, de volta ao Brasil, fundou uma empresa que se dedica à pesquisa e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil – a Agroceres.

As homenagens ocorrem anualmente, a partir da avaliação de um Conselho específico, presidido pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e composto por representantes de instituições de ensino e outros órgãos públicos, além de entidades de classes ligadas à agricultura. O Conselho aprovou por unanimidade a indicação do nome da professora Joziana para receber a horaria.

Trajetória de contribuições
Joziana iniciou sua caminhada de contribuições ao meio ambiente e ao saneamento no ano 2000, com pesquisas sobre parasitos de importância médica e veterinária. 

Na UFLA, ingressou em 2010, quando iniciou trabalhos de pesquisa e extensão intensificados a partir de 2012, relacionados à prevenção de endemias e ao debate público sobre doenças negligenciadas, sendo as leishmanioses e o combate à dengue focos importantes de seu trabalho, que tem auxiliado a saúde pública em Lavras e na região. 

Coordena ações de educação em saúde e projetos dentro e fora do câmpus da UFLA que colaboram para a vigilância ambiental e epidemiológica.

A professora foi coordenadora de Prevenção de Endemias da UFLA, membro da Câmara de Assessoramento (CBB) da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), chefe do DSA/UFLA e coordenadora do Curso de Medicina da UFLA, tendo também integrado a comissão que liderou a criação do curso de Medicina na Instituição. 

Atualmente é chefe de Gabinete na UFLA e presidente do IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, que a cada ano amplia a conexão entre a academia e os profissionais de saúde em atuação na cidade e região. A homenagem emocionou Joziana, que compareceu à cerimônia acompanhada da família. 

“Fiquei muito feliz e satisfeita, porque é um reconhecimento que, para mim, se estende a todos os envolvidos nos projetos: estudantes, outros professores e técnicos administrativos da Universidade, servidores do município, do Estado e do Governo Federal que estão junto conosco para tornar as ações possíveis. Ninguém realiza um trabalho assim sozinho. E temos tido o privilégio de ver que mesmo quem deixa os projetos para seguir caminho em outra instituição, acaba levando consigo a valorização forte de um trabalho baseado no cuidado extremo com a comunidade, e essa semente vai sendo plantada e germinando também em outros lugares. É bom demais ver esse resultado”, avalia.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...