Pular para o conteúdo principal

CORTE DA TERRA: PEÇAS ARTESANAIS NORTEADAS PELA NATUREZA DE POÇOS DE CALDAS

Transformados pelo artesão Luiz Vieira, troncos e madeiras reaproveitados dão forma a banquinhos, gamelas, fruteiras e outros objetos repletos de histórias e memórias
Luiz Vieira comanda a empresa Corte da Terra, criada em 2011

Inquieto, curioso, inventivo e com muita personalidade. Assim é o mineiro Luiz Vieira, dentista há mais de 40 anos, que encontrou na natureza um novo hobby, uma nova paixão. 

Garimpar, cortar, moldar, polir e valorizar a madeira virou uma de suas atividades prediletas e foi estimulada depois de uma visita ao Museu Inhotim, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e referência por seu acervo de arte contemporânea.

Apaixonado pela natureza e morador da cidade mineira turística de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Luiz começou a dividir sua jornada diária entre os atendimentos no consultório e os momentos de artesão em seu sítio. Em sua propriedade e nos arredores da zona rural, ele passou a coletar troncos de árvore que, transportados ao seu ateliê, tornaram-se a matéria-prima para o início do seu hobby. 

Posteriormente, a atividade, a princípio de lazer,  serviu de ponto de partida para a criação da marca Corte da Terra. “Muitas pessoas fazem terapia. No meu caso, eu faço gameloterapia”, brinca Luiz.


O respeito à natureza e às questões ambientais motivam a execução das peças elaboradas com madeiras nobres. De suas mãos são esculpidas diversas linhas de gamelas, banquinhos e outros objetos decorativos, como abajures. 

O diferencial e a característica da produção das peças consistem em partir da madeira em estado bruto, prezando suas formas, cores e texturas originais. 

Além disso, como sua matéria-prima deriva de resíduos florestais, em suas peças Luiz Vieira faz deferência às marcas de agentes naturais, efeitos do tempo e até mesmo da ação humana na natureza.

Por meio desses rastros é que o artesão dá forma às suas obras, sem a pretensão de eliminar os vestígios das intempéries a que a madeira está sujeita na natureza. Assim, as peças são elaboradas conforme inspiração e particularidades do material disponível. 

“Antes de iniciar a esculpir a obra, devoto toda minha atenção para compreender os veios e a história que a madeira traz. Essa análise é primordial para indicar a direção do trabalho que vou realizar”, afirma o artista.

A paixão do mineiro pela madeira se reflete não apenas na transformação da madeira como um todo, mas também na lapidação de cada peça. “Com o processo de polimento, consigo obter um efeito marmorizado que só a madeira proporciona”, finaliza.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...