Pular para o conteúdo principal

CORTE DA TERRA: PEÇAS ARTESANAIS NORTEADAS PELA NATUREZA DE POÇOS DE CALDAS

Transformados pelo artesão Luiz Vieira, troncos e madeiras reaproveitados dão forma a banquinhos, gamelas, fruteiras e outros objetos repletos de histórias e memórias
Luiz Vieira comanda a empresa Corte da Terra, criada em 2011

Inquieto, curioso, inventivo e com muita personalidade. Assim é o mineiro Luiz Vieira, dentista há mais de 40 anos, que encontrou na natureza um novo hobby, uma nova paixão. 

Garimpar, cortar, moldar, polir e valorizar a madeira virou uma de suas atividades prediletas e foi estimulada depois de uma visita ao Museu Inhotim, localizado em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e referência por seu acervo de arte contemporânea.

Apaixonado pela natureza e morador da cidade mineira turística de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Luiz começou a dividir sua jornada diária entre os atendimentos no consultório e os momentos de artesão em seu sítio. Em sua propriedade e nos arredores da zona rural, ele passou a coletar troncos de árvore que, transportados ao seu ateliê, tornaram-se a matéria-prima para o início do seu hobby. 

Posteriormente, a atividade, a princípio de lazer,  serviu de ponto de partida para a criação da marca Corte da Terra. “Muitas pessoas fazem terapia. No meu caso, eu faço gameloterapia”, brinca Luiz.


O respeito à natureza e às questões ambientais motivam a execução das peças elaboradas com madeiras nobres. De suas mãos são esculpidas diversas linhas de gamelas, banquinhos e outros objetos decorativos, como abajures. 

O diferencial e a característica da produção das peças consistem em partir da madeira em estado bruto, prezando suas formas, cores e texturas originais. 

Além disso, como sua matéria-prima deriva de resíduos florestais, em suas peças Luiz Vieira faz deferência às marcas de agentes naturais, efeitos do tempo e até mesmo da ação humana na natureza.

Por meio desses rastros é que o artesão dá forma às suas obras, sem a pretensão de eliminar os vestígios das intempéries a que a madeira está sujeita na natureza. Assim, as peças são elaboradas conforme inspiração e particularidades do material disponível. 

“Antes de iniciar a esculpir a obra, devoto toda minha atenção para compreender os veios e a história que a madeira traz. Essa análise é primordial para indicar a direção do trabalho que vou realizar”, afirma o artista.

A paixão do mineiro pela madeira se reflete não apenas na transformação da madeira como um todo, mas também na lapidação de cada peça. “Com o processo de polimento, consigo obter um efeito marmorizado que só a madeira proporciona”, finaliza.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...