Pular para o conteúdo principal

MP OFERECE DENÚNCIA E PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE ATAÍDE VILELA, EX-PREFEITO DE PASSOS


Deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a 2ª fase da Operação Purgamentum, com o oferecimento de denúncia e pedido de prisão preventiva do ex-prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela [foto], do PSDB. 

A denúncia decorre de um desdobramento da investigação inicial, que apurou a existência de organização criminosa voltada à prática de crimes licitatórios e fraude na execução dos contratos do município para coleta de resíduos sólidos urbanos. 

A segunda investigação apurou a prática de três crimes de corrupção passiva pelo então prefeito para permitir os desvios em favor da empresa contratada, e ainda a prática de oito crimes de lavagem de dinheiro.

O pedido de prisão preventiva feito à Justiça, pelo MPMG, tem data de 17 de julho. O mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal é do dia 20. 

O ex-prefeito (gestões 2005/2008 e 2013/2016) não foi localizado até o momento. Informações repassadas pela Polícia Civil (PC) ao MPMG dão conta de duas diligências realizadas na casa do ex-prefeito. A residência, segundo a PC, estaria fechada e com indícios de que não há ninguém no local.

Entenda o caso
O MPMG havia iniciado procedimento investigatório criminal para apuração de notícia de uma sistemática de favorecimento à empresa Seleta Meio Ambiente LTDA nos processos de contratação de serviços de coleta de lixo em Passos. 

Durante as investigações, a partir de notícias de fraude na pesagem de caminhões e no quantitativo de containers, os trabalhos foram ampliados para apuração também de fraude na execução do contrato, fato confirmado por depoimentos de ex-motoristas de caminhões coletores da empresa e também por meio de inspeção extraordinária realizada pelo Tribunal de Contas. 

De acordo com a Promotoria de Justiça de Passos, as interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça e as oitivas dos ex-motoristas de caminhões da empresa evidenciaram a existência de uma organização criminosa voltada para a prática de delitos contra a administração pública, além de um esquema criminoso envolvendo municípios paulistas.

Em relação ao esquema criminoso, as investigações apontaram a participação de políticos, servidores públicos, empresários e funcionários das empresas contratadas. 

As fraudes consistiam na execução do contrato mediante o superfaturamento de quantitativos de serviços de coleta de resíduos e conteinerização, para viabilizar o desvio de recursos públicos para a empresa contratada; retorno de parte do dinheiro desviado como propina para o diretor de limpeza urbana e os servidores da balança, que exerciam a função de fiscais do contrato; crimes licitatórios visando a manutenção da empresa Seleta, e, num segundo momento, da empresa Filadélfia, em detrimento de outras empresas interessadas na disputa pelo serviço; e contratação com sobrepreço.

Diante desse quadro foram decretadas medidas cautelares de busca e apreensão, prisão temporária e indisponibilidade dos bens dos integrantes do núcleo político, empresarial e operacional da organização criminosa.

O ex-prefeito chegou a ser preso temporariamente em novembro de 2017. Porém, no mês seguinte, o ex-prefeito conseguiu um Habeas Corpus junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que alegou não haver contemporaneidade dos crimes investigados.

No seguimento das investigações realizadas pelo MPMG, comprovou-se que o ex-prefeito teria recebido propina em pelo menos três oportunidades para a prática de todos os  atos funcionais benéficos à empresa Seleta e, por outro lado, danosos ao município de Passos, ou seja, favorecimento nos processos de contratação e na fase de realização da despesa pública.

Para ocultar e dissimular o dinheiro oriundo dos atos de corrupção, segundo a Promotoria de Justiça de Passos, o ex-prefeito elaborou um circuito estável de lavagem de dinheiro por meio da realização de vários negócios imobiliários de compra, edificação e venda realizados por meio de interpostas pessoas, todas de seu entorno familiar.

Para o MPMG, a lavagem de dinheiro, naqueles moldes, seguiu mesmo após o ex-prefeito ter deixado a administração pública, em 2017, e somente cessou após a Justiça ter decretado a indisponibilidade de bens.

Ainda de acordo com o MPMG, o ex-prefeito continua ocultando o dinheiro proveniente das vendas dos imóveis realizadas em 2017, por meio de operações ainda não detectadas, fato que evidencia a necessidade de cumprimento da prisão preventiva.

MPMG e MPSP investigam irregularidades em contratos públicos de coleta de lixo em municípios dos dois estados

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MC DE VARGINHA VAI FAZER SHOW COM MATUÊ EM POÇOS DE CALDAS

Escolhido por votação popular, GN e mais 3 artistas da região vão ter a oportunidade de se apresentar o lado de grandes nomes do Trap nacional na próxima sexta-feira Apresentação do MC GN no Festival Gira, em Belo Horizonte Na próxima sexta-feira (24/10), a cidade de Poços de Caldas vai realizar a primeira edição do Poços Trap Festival, um evento que vai reunir grandes nomes da cena nacional do Trap, como Matuê, Raffa Moreira e Derek, além de abrir as portas para um artista varginhense em ascensão, o MC GN, se apresentar no mesmo palco que essas estrelas. Intitulado como o maior festival de música urbana do sul de Minas, o Poços Trap Festival está chegando para fazer história. Além de trazer pela primeira vez em Poços de Caldas um dos maiores nomes do Trap mundial, Matuê, o evento está apresentando um line up de peso. Raffa Moreira, um dos pioneiros do Trap no Brasil e Derek, artista que explodiu no cenário nacional ao lado da Recayd Mob e hoje está entre os maiores nomes do gênero mus...

APARECIDENSE FUTEBOL CLUBE APRESENTA OFICIALMENTE SEUS NOVOS UNIFORMES PARA A TEMPORADA

O Aparecidense FC , equipe do Distrito de Aparecida D’Oeste (Guarita), em Santo Antônio do Amparo , realizou a apresentação oficial de seus novos uniformes para a temporada. As novas peças reforçam a identidade e o compromisso do clube com sua trajetória no futebol regional. O uniforme de goleiro, confeccionado na cor preta com detalhes vermelhos, simboliza imponência, confiança e segurança dentro de campo. Já o uniforme da comissão técnica, na tonalidade vinho, expressa elegância, seriedade e profissionalismo, características que norteiam o trabalho fora das quatro linhas. O uniforme titular, por sua vez, mantém as tradicionais faixas verticais vermelha e preta, representando a garra, a paixão e a história do Aparecidense FC — elementos que marcam a trajetória do clube e inspiram sua torcida. A diretoria do Aparecidense FC agradece aos patrocinadores que contribuem para o fortalecimento da equipe: Drogaria Trabalhador SAA , Marcos DVD , Rildo Freios , Let’s RS25 , Atelier Store Ofici...

LAVRENSE É ELEITO REITOR DA UNIFAL-MG COM 44,32% DOS VOTOS

Resultado será encaminhado ao Conselho Universitário para composição da lista tríplice a ser enviada ao MEC O professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos proporcionalizados A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) concluiu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Instituição. Conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, 24 de outubro, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras, no Sul de Minas, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos, após proporcionalização, de acordo com o edital. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos. Mesmo a votação sendo uninominal, ambos candidatos apresentaram os vices. A vice-reitora na próxima gestão será a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação. Nesta edição da consulta, participaram da votação docentes, técnicos administrativos em educação e estu...