Pular para o conteúdo principal

SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ENSINO SUPERIOR

Perfil mostra maior número de pretos e pardos e estudantes da região do entorno dos campi da UFOP

Em tempos de ataques frequentes à educação pública e ao programa de cotas implantado nas universidades federais — que, conforme a Lei nº. 12.711/2012, reserva 50% das vagas nos cursos de graduação a estudantes provenientes de escolas públicas, parte deles com baixo nível socioeconômico, preto, pardo e indígena —, o perfil dos estudantes convocados para realização da matrícula presencial da 1ª à 4ª chamada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) revela pontos importantes sobre os ingressantes na universidade neste segundo semestre de 2018. 

Dentre os convocados, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas têm um índice alto de inscrições, ultrapassando o número de brancos. São 689 candidatos selecionados entre os que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. Já os autodeclarados brancos são 595. 

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação da UFOP, Adilson P. Santos, "do ponto de vista do acesso, a composição étnico racial da população brasileira começa a ser refletida na UFOP, no meu entendimento, em função dos efeitos da Lei de Cotas, que alcança sua fase de plena implementação. Houve uma ampliação do percentual de reservas, favorecendo a chegada desses sujeitos. Estamos observando o campus refletir a sociedade como um todo". 

Outro dado importante que revela o potencial inclusivo da educação pública é o número de selecionados na reserva de vagas para deficientes. No total, foram 13 candidatos, além de outros oito candidatos com deficiência que não se inscreveram na modalidade e também foram selecionados. 

Isso porque a UFOP dispõe, desde 2005, do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), que tem como principal objetivo apoiar alunos e servidores que apresentam algum tipo de deficiência. 

Outro aspecto do relatório preliminar que vale ser destacado é a UFOP ter se tornado referência na região e no estado de Minas. Se em 2007 o percentual de estudantes das cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito era de cerca de 10%, atualmente o percentual chega a mais de 20%. 

A maioria dos convocados para matrícula deste semestre é de alguma das três cidades onde a Universidade possui campus (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade) ou das cidades do entorno (Ouro Preto - 190 convocados; Belo Horizonte - 148; Mariana - 113; Itabirito - 47; João Monlevade - 47 convocados), sendo Minas Gerais o estado com maior número. 

Dos 1.358 convocados em todo o território nacional, Minas Gerais lidera com 1.143 inscritos, seguido por São Paulo (112), Espirito Santo (28) e Rio de Janeiro (24). 

Por último, os números apontam também para o perfil jovem dos estudantes convocados: 31% estão na faixa etária entre 17 e 18 anos, o que leva a crer que participaram do Sisu pela primeira vez neste ano de 2018.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...