Pular para o conteúdo principal

UMA DESPEDIDA COM CORES E CANTOS

Cortejo de encerramento, 30° Inverno Cultural UFSJ

Tolerância, diálogo, conexão e liberdade. As quatro palavras-base para o 30º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) ganharam ainda mais força no encerramento do festival com o cortejo organizado pelo Terno de Congada Moçambique e Catopé de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a roda de jongo do grupo Negra Mina.

O apito da capitã Maria Martins comandava os tambores e os movimentos do grupo de congado enquanto a bandeira, com imagens de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, patronos do terno, seguia à frente, marcando os elementos da religiosidade e do sincretismo, fundamentais para a manifestação.

“Vamos seguir com fé, meus irmãos, essa coroa de Nossa Senhora”, cantavam os integrantes do grupo, entre chapéus e fitas coloridas, enquanto saíam do largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um ponto marcado pela história dos negros de São João del-Rei, rumo ao Largo da Cruz. Ao passar pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, uma pausa para reverência, na forma de um “salve” para os santos e as almas.

A pluralidade étnica do evento ficou mais forte com a participação de intercambistas vindos do México, da Colômbia, da Bolívia e do Timor Leste, com representantes da Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal de São João del-Rei. O mexicano Adrian Paul Lopez Garcia, que está no Brasil há apenas uma semana, revela ter ficado encantado com o cortejo e com o Inverno Cultural, de forma geral. “Eu nunca havia visto nada como isso, é muito bonito”, comenta.

Ao chegar ao ponto final do cortejo, mais uma marca da ligação com a religiosidade: o Terno de Congado se despediu cantando “fique com Deus e Nossa Senhora, mas eu estou indo embora”. “Graças a Deus, missão cumprida”, finalizou capitã Maria.

As manifestações culturais, no entanto, ainda não haviam terminado. Voltando ao Largo do Rosário, o grupo Negra Mina uniu o som dos tambores ao canto e às palmas em uma roda de jongo. Integrantes do grupo, representantes do congado e até mesmo os espectadores puderam participar da roda e entrar na dança. Enquanto isso, longe no horizonte, o sol se punha lentamente, como se relutasse em dizer adeus ao último dia do 30º Inverno Cultural UFSJ.

por Lucas Almeida
com edição Rogério Alvarenga
da assessoria do Inverno Cultural da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.