quinta-feira, 16 de agosto de 2018

ALFENAS É DESTAQUE NO JORNAL DA CULTURA

O programa Jornal da Cultura, da TV Cultura, de São Paulo, mostrou no último dia 8, o projeto 'A Geladeiroteca', uma Biblioteca Popular, denominada “Paulo Freire”, que faz parte do projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas (SMEC).

O Programa SG TV do Estado de Minas Gerais, por meio de reportagem veiculada pelas redes de tv's Educativas, filiadas a Rede Minas de Televisão, exibida em 22 de fevereiro de 2017, agora alcança a imprensa em rede nacional, por meio do jornalismo da TV Cultura intitulado “Livrarias de ruas desafiam grandes redes e sobrevivem com clientela fiel”.

Segundo o superintendente de Cultura Guilherme Abraão, durante a Feira do Livro de Alfenas, realizada em 2017, artistas da cidade DAS (Diego dais Souza) e D.G.O (Diego Santos) fizeram os grafites nas geladeiras, que seriam descartadas e ganharam vida e cores, e em seguida, elas e centenas de livros foram distribuídos em vários pontos da cidade de Alfenas. 

Com objetivo de democratizar o acesso e popularizar os espaços de leitura, tudo isso no esforço de formar leitores.

Ainda de acordo com o superintendente, para ampliar o programa de Geladeiroteca pela cidade será necessário a doação de mais livros e geladeiras descartáveis e do cuidado dos usuários. 

“Queremos e precisamos ampliar este projeto que faz parte das ações de incentivo à leitura dos cidadãos de Alfenas, entre eles crianças e adultos”, disse Guilherme Abraão. O programa deve retomar suas ações nos próximos meses, afirmou o superintendente.

O que é a Geladeiroteca?
Trata-se de uma geladeira usada e readaptada para receber, em seu interior, diversos livros, gibis e revistas oferecidos ao público. As geladeiras descartadas e que não seriam mais utilizáveis foram transformadas em Geladeirotecas para guardar livros, espalhadas em vários pontos da cidade, fazendo parte do Programa Bibliotecas Públicas, que é coordenado pela secretária de Educação e Cultura do município de Alfenas, Tani Rose.

O programa disponibiliza para a população em geral livros infantis, literatura, enfim uma variedade de leitura. Em cada Geladeiroteca espalhada pela cidade tem um texto explicativo de como funciona, e os pontos aonde as pessoas possam encontrar livros para leitura.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, a pessoa pega o livro em qualquer ponto da cidade e tem um tempo livre para devolução, pois demora o tempo que quiser e depois devolve o respectivo livro em qualquer lugar que esteja instalada a Geladeiroteca. É uma forma de ampliar o público para leitura e a intenção é formar leitores, incentivando cada vez mais a leitura de crianças e também adultos.

A primeira Biblioteca Infantil foi instalada no Centro Municipal de Educação Infantil Pedro Paulo Csizmam de Oliveira (CEMEI), no bairro Santa Clara, em Alfenas. 

De acordo com a Secretaria, o programa não onera os cofres públicos, já que as carcaças da geladeira, tintas e customização são arrecadadas por meio de parcerias e recuperadas pelos grafiteiros da cidade.

Nenhum comentário: