Pular para o conteúdo principal

ALFENAS É DESTAQUE NO JORNAL DA CULTURA

O programa Jornal da Cultura, da TV Cultura, de São Paulo, mostrou no último dia 8, o projeto 'A Geladeiroteca', uma Biblioteca Popular, denominada “Paulo Freire”, que faz parte do projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas (SMEC).

O Programa SG TV do Estado de Minas Gerais, por meio de reportagem veiculada pelas redes de tv's Educativas, filiadas a Rede Minas de Televisão, exibida em 22 de fevereiro de 2017, agora alcança a imprensa em rede nacional, por meio do jornalismo da TV Cultura intitulado “Livrarias de ruas desafiam grandes redes e sobrevivem com clientela fiel”.

Segundo o superintendente de Cultura Guilherme Abraão, durante a Feira do Livro de Alfenas, realizada em 2017, artistas da cidade DAS (Diego dais Souza) e D.G.O (Diego Santos) fizeram os grafites nas geladeiras, que seriam descartadas e ganharam vida e cores, e em seguida, elas e centenas de livros foram distribuídos em vários pontos da cidade de Alfenas. 

Com objetivo de democratizar o acesso e popularizar os espaços de leitura, tudo isso no esforço de formar leitores.

Ainda de acordo com o superintendente, para ampliar o programa de Geladeiroteca pela cidade será necessário a doação de mais livros e geladeiras descartáveis e do cuidado dos usuários. 

“Queremos e precisamos ampliar este projeto que faz parte das ações de incentivo à leitura dos cidadãos de Alfenas, entre eles crianças e adultos”, disse Guilherme Abraão. O programa deve retomar suas ações nos próximos meses, afirmou o superintendente.

O que é a Geladeiroteca?
Trata-se de uma geladeira usada e readaptada para receber, em seu interior, diversos livros, gibis e revistas oferecidos ao público. As geladeiras descartadas e que não seriam mais utilizáveis foram transformadas em Geladeirotecas para guardar livros, espalhadas em vários pontos da cidade, fazendo parte do Programa Bibliotecas Públicas, que é coordenado pela secretária de Educação e Cultura do município de Alfenas, Tani Rose.

O programa disponibiliza para a população em geral livros infantis, literatura, enfim uma variedade de leitura. Em cada Geladeiroteca espalhada pela cidade tem um texto explicativo de como funciona, e os pontos aonde as pessoas possam encontrar livros para leitura.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, a pessoa pega o livro em qualquer ponto da cidade e tem um tempo livre para devolução, pois demora o tempo que quiser e depois devolve o respectivo livro em qualquer lugar que esteja instalada a Geladeiroteca. É uma forma de ampliar o público para leitura e a intenção é formar leitores, incentivando cada vez mais a leitura de crianças e também adultos.

A primeira Biblioteca Infantil foi instalada no Centro Municipal de Educação Infantil Pedro Paulo Csizmam de Oliveira (CEMEI), no bairro Santa Clara, em Alfenas. 

De acordo com a Secretaria, o programa não onera os cofres públicos, já que as carcaças da geladeira, tintas e customização são arrecadadas por meio de parcerias e recuperadas pelos grafiteiros da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

SISTEMA FECOMÉRCIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Oportunidades começam a partir de fevereiro, com vagas limitadas e inscrições presenciais  O  Senac , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está com  matrículas presenciais  disponíveis para uma nova programação de  cursos gratuitos de qualificação profissional  em  Lavras   e  Nepomuceno , com turmas com início em fevereiro e março.  As oportunidades de formação fazem parte das iniciativas  Programa Senac de Gratuidade (PSG)  e  Senac+  e são em diferentes áreas para quem busca ingressar no mercado de trabalho, se atualizar ou conquistar uma nova profissão.  Cursos com inscrições em Nepomuceno   As matrículas devem ser feitas  presencialmente no dia 10 de fevereiro , das  14h às 19h , no  Centro Social Padre Butinha – Pastoral da Mulher  (Avenida Neca Firmiano, nº 521, Centro).  Culinária Clássica Mineira  (PSG)   – início em 23 de feve...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho