Pular para o conteúdo principal

MENOS CALORIAS: PESQUISADORAS CRIAM BARRA DE CEREAL DE FLOR DE HIBISCO


As barrinhas de cereais são lanches práticos muito utilizados por quem faz dieta para emagrecer. Outro aliado da balança é o hibisco, bastante consumido na forma de chá. 

As características chamaram a atenção de pesquisadoras dos departamentos de Química (DQI) e de Engenharia de Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que resolveram criar um projeto inovador: colocar todos os benefícios da flor de hibisco em barras de cereal. 

No Laboratório de Bioquímica do DQI, a planta exótica de origem africana foi desidratada e se tornou ingrediente de geleia sem adição de açúcar. Com a fórmula, as pesquisadoras criaram duas barras de cereais: uma recheada e outra com a geleia misturada na composição. 

Para enriquecer o alimento, ainda foram acrescentados aveia, que é rico em fibras e proteínas, e óleo de chia, famoso pelo alto teor de antioxidantes e ômega 3. 

Além dos benefícios nutricionais agregados à adição do hibisco, as barras desenvolvidas na UFLA ainda contêm 60 calorias em uma porção de 20 gramas, ou seja, são menos calóricas do  que a barra convencional encontrada no comércio (em torno de 70 calorias).

Para testar a aceitação, 80 provadores avaliaram as barrinhas nos quesitos sabor, textura, aparência e impressão global. “A composição da barra foi pensada para atender valor nutricional e pelo menos 85% dos participantes aprovaram o produto”, informou a estudante do DCA Vitória Pinto dos Santos.

Os efeitos da adição da geleia de hibisco em barra de cereal convencional também foram analisados. A inovação duplicou o percentual de fibras e proteínas do produto. 

“Comprovamos a diminuição da quantidade de lipídios (gordura) e a redução de carboidratos no alimento”, afirmou a orientadora da pesquisa, a professora de Bioquímica do DQI Luciana Lopes Silva Pereira.

Alerta
Barras de cereais são amplamente consumidas como lanches rápidos, mas nem sempre são alimentos saudáveis. “Em muitas delas, é alta a quantidade de açúcares e gorduras adicionadas”, alertou Luciana Lopes Silva Pereira.

A universidade aposta, há quatro anos, em desvendar a principal matéria-prima utilizada nesta barra de cereal: a flor de hibisco, que enriqueceu o valor nutricional e funcional do alimento desenvolvido. 

Segundo a professora do DQI, pesquisas da UFLA já apontaram compostos na flor de hibisco capazes de inibir enzimas que digerem os carboidratos. 

“Triagens fitoquímicas identificaram classes de compostos que promoveram uma alta inibição da enzima alfa-glicosidase, responsável pela etapa prévia da digestão de carboidratos. Ensaios in vitro simulando o fluido gástrico apontaram que tais moléculas não perdem a atividade inibitória da alfa-glicosidase no processo de digestão. Estes resultados sugerem que tal mecanismo pode estar relacionado ao efeito emagrecedor”, ressalta.

por Pollyanna Dias - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/