Durante os dias do evento dois telescópios vão circular por alguns pontos da cidade, para que o público possa observar o sol, a lua e alguns planetas.
Há vinte e dois anos Varginha, no Sul de Minas, ficou conhecida mundialmente. Desde o Caso ET a cidade passou a ser rota de estudiosos e aficionados por Ufologia e Astronomia que viajam até o Sul de Minas a procura de respostas sobre o fato.
Durante a Virada Varginha 2018, o assunto também será tema de várias ações abertas ao público que quiser aprender um pouco mais sobre o Caso e sobre os mistérios e curiosidades do céu da região.
Durante os dias do evento dois telescópios vão circular por alguns pontos da cidade, para que o público possa observar o sol, a lua e alguns planetas. Os equipamentos vão ser disponibilizados pelo Observatório Vaz Tolentino, de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Educação e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES) e (SEDUCE-GO) além do Observatório Centauro de Cambuquira.
Os astrônomos João Marcos de Almeida Pinto e Raoni Vilhena vão acompanhar os observadores para responder perguntas sobre o tema.
A Ufologia e Astronomia integram ainda a programação dos Cinemas de Rua. Na sexta no Parque Rinaldi 2 e o sábado no Carvalhos será exibido o desenho animado BugiGangue no Espaço, uma animação 3D intergalática que conta com a participação especial do personagem ET de Varginha.
Já na plataforma da Estação Ferroviária, a exibição de vários documentários e reportagens sobre o Caso ET de Varginha e um debate com ufólogos será a oportunidade para quem quiser aprofundar no assunto.
A Virada Varginha é um festival de cultura e promoção de conhecimento, por isso o céu e seus mistérios não poderia ficar de fora da programação.
O coordenador-geral do festival, Diego Gazola observa que, embora o Caso ET tenha projetado a cidade para o mundo, poucas pessoas conhecem a fundo a história e o que é Ufologia e Astronomia.
"Percebo na cidade, entre os moradores, um curiosidade grande sobre o Caso ET, mas com poucas chances de discutir o fato de forma séria e informativa, por isso estamos trazendo a temática para a Virada. Queremos também que as pessoas tenham a chance de olhar para o céu de uma maneira diferente ampliando consciência e conhecimento", destaca.
Onde procurar:
Na quinta, 17: os observatórios estarão montados das 11h às 13h, no Calçadão da Wenceslau Braz.
Na sexta, 18: os observatórios estarão montados das 11h às 13h, na Praça Getúlio Vargas; e das 19h às 22h, ao lado do Memorial do ET, na Vila Paiva.
No sábado, 18: na arquibancada do Estádio 7 de Setembro, na rua Paraná, das 19h às 22h.
A programação completa da Virada Varginha 2018, está disponível no site www.viradavarginha.com.br, Instagram @viradavarginha ou ainda pelo Facebook.com/viradasuldeminas
A Virada Varginha 2018 é mobilizada pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050.
O festival conta com parceria estratégica do Sebrae e é viabilizado pela Pedreira Santo Antônio e Grupo Unis. Conta também com o apoio da RN, Moinho Sul Mineiro e da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha).
Comentários