Pular para o conteúdo principal

PSB DECIDE PELA NÃO COLIGAÇÃO PARA PRESIDENTE


O Congresso Nacional do PSB aprovou, no último domingo, 5, uma resolução que leva o partido a não coligar com nenhum candidato a presidente da República e a priorizar a eleição de nove candidatos a governos estaduais e de uma bancada de até 45 deputados federais.

A resolução prevê o apoio dos socialistas a candidatos progressistas no primeiro turno das eleições e impede qualquer membro ou secção partidária de apoiar a candidatura de ultradireita do deputado federal Jair Bolsonaro.

O texto foi apresentado pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e teve o respaldo de lideranças nacionais. Uma segunda proposta, defendida pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, que previa coligação formal com o PDT do candidato Ciro Gomes, acabou rejeitada pela maioria dos delegados.

O presidente do PSB disse que a resolução representa o esforço de manter o partido unido depois de descartada tentativa de lançar candidatura própria.

Segundo ele, a decisão de não se coligar formalmente com um candidato a presidente não significa “neutralidade”, já que a resolução aprovada determina apoio a candidatos do campo progressista e veta alinhamento a candidaturas de ultradireita.

Para o socialista, o momento de crise e retrocessos que o país vive, com as políticas liberal-conservadoras do governo de Michel Temer, precisa ser interrompido com a “tenacidade” dos socialistas.

“Para fazer isso, temos que estar unidos em torno dos candidatos que representam um avanço político, econômico e social para o país, e não daqueles que significam a consolidação de um projeto de atraso, de entreguismo das riquezas nacionais como faz o atual governo”, afirmou.

Na abertura do congresso, que reuniu cerca de 350 delegados, o pianista Arthur Moreira Lima executou o hino nacional e ‘Jesus, a alegria dos homens’, de Bach.

Propostas socialistas – A resolução aprovada neste domingo orienta os socialistas a apresentarem aos candidatos do campo progressista suas propostas programáticas, que viabilizem um “projeto nacional de desenvolvimento sustentável, democrático e moderno”.

O projeto defendido pelo PSB aponta a necessidade de uma reforma do Estado brasileiro, que permita uma “democracia de alta intensidade, da construção de um novo federalismo e de uma modernização administrativa, que profissionalize e garanta eficiência a gestão pública”.

A proposta socialista tem como prioridade a educação e, na economia, vê a necessidade de enfrentar os ganhos do “capital financeiro” e o “rentismo”.

Adaptar a indústria brasileira aos novos padrões internacionais de tecnologia e competitividade também está entre as propostas do partido, assim como a defesa das políticas sociais de Estado.

O documento afirma que “é fundamental fortalecer o sistema de seguridade social, que compreende saúde pública, previdência e assistência social”. A resolução ainda afirma que uma visão realista de Brasil deve abranger políticas urbanas e infraestrutura.

Líderes – O Congresso Nacional contou com a presença dos governadores de São Paulo e do Distrito Federal, Márcio França e Rodrigo Rollemberg, e do secretário-geral do partido e presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande.

Também estiveram presentes os senadores Antônio Carlos Valadares, João Capiberibe e Lídice da Mata, ex-governador do Amapá, Camilo Capiberibe, os deputados federais Bebeto Galvão (BA) e Janete Capiberibe (AP), além do vice-líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado (MG).

Fizeram parte da mesa ainda os prefeitos do Recife e de Campinas, Geraldo Julio e Jonas Donizette, e o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

Minas Gerais – O Congresso Nacional do partido, de forma unânime, considerou nula a convenção do PSB estadual e delegou à direção nacional a definição sobre a estratégia eleitoral em Minas.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho