Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA FAZENDA DA ESPERANÇA FALAM AO CLERO SOBRE OS TRABALHOS REALIZADOS

Unidade de Pouso Alegre foi fundada em 2011

Na última reunião de atualização do clero, ocorrida nesta terça-feira, 28, dois representantes da Fazenda da Esperança puderam partilhar um pouco da vivência e trabalhos e realizados nessas comunidades. Na Arquidiocese de Pouso Alegre já existe uma unidade que acolhe 22 homens, localizada no bairro do Cervo em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e uma outra unidade para mulheres que vem se estruturando em Santa Rita do Sapucaí. 

A Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. Ela está localizada em 22 países, com 130 unidades, e atua em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.

O sucesso da Fazenda da Esperança, se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias. Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. 

Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV). 

O objetivo da ação é estruturar a família, mas mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório - o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é.

"A importância desse trabalho com os jovens e com toda a sociedade e sua familia. Temos esse problema dentro de casa e nao sabemos como lhe dar com esse problema. Fazemos a acolhida dessa pessoa que enfrenta o problema e também trabalhamos com a família, para que a familia interaja na recuperação da pessoa, pois a familia está doente também e não sabe como lhe dar com essa situação", explicou um dos responsáveis pela unidade Pouso Alegre, Jamil Alves de Souza. 

Como resultado, a Fazenda da Esperança é responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas, que em sua grande maioria se voluntariam para ajudar outros que necessitem de ajuda. Em 2007, durante uma visita a sede em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o então Papa Bento XVI destacou a importância e a missão das Fazendas da Esperança.

História
Na esquina onde os jovens se reuniam para traficar e usar drogas aproximou-se o jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos com o desejo de viver o evangelho no meio deles e desta atitude nasceu a Fazenda da Esperança.

A esquina fica no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. No início da década de 80, no cruzamento da Tupinambás com a Caramurus, o ex-dependente químico, Antônio Eleutério, pediu ajuda e foi orientado a viver concretamente o evangelho para se recuperar.

O pároco frei Hans Stapel, franciscano de origem alemã, acompanhou e orientou os envolvidos nesta experiência. Pediu a população guaratinguetaense que alguém generosamente oferecesse um terreno para os recuperandos ter a possibilidade de aprofundar nesse novo estilo de vida.

Ganhou a primeira Fazenda e com os anos outras doações chegaram até do exterior. Após a visita do papa emérito Bento XVI, em 2007, à unidade na cidade paulista, a comunidade se tornou mais conhecida e os pedidos para se abrir uma nova unidade cresceram rapidamente em todo o mundo.

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/