Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA FAZENDA DA ESPERANÇA FALAM AO CLERO SOBRE OS TRABALHOS REALIZADOS

Unidade de Pouso Alegre foi fundada em 2011

Na última reunião de atualização do clero, ocorrida nesta terça-feira, 28, dois representantes da Fazenda da Esperança puderam partilhar um pouco da vivência e trabalhos e realizados nessas comunidades. Na Arquidiocese de Pouso Alegre já existe uma unidade que acolhe 22 homens, localizada no bairro do Cervo em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e uma outra unidade para mulheres que vem se estruturando em Santa Rita do Sapucaí. 

A Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. Ela está localizada em 22 países, com 130 unidades, e atua em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.

O sucesso da Fazenda da Esperança, se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias. Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. 

Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV). 

O objetivo da ação é estruturar a família, mas mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório - o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é.

"A importância desse trabalho com os jovens e com toda a sociedade e sua familia. Temos esse problema dentro de casa e nao sabemos como lhe dar com esse problema. Fazemos a acolhida dessa pessoa que enfrenta o problema e também trabalhamos com a família, para que a familia interaja na recuperação da pessoa, pois a familia está doente também e não sabe como lhe dar com essa situação", explicou um dos responsáveis pela unidade Pouso Alegre, Jamil Alves de Souza. 

Como resultado, a Fazenda da Esperança é responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas, que em sua grande maioria se voluntariam para ajudar outros que necessitem de ajuda. Em 2007, durante uma visita a sede em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o então Papa Bento XVI destacou a importância e a missão das Fazendas da Esperança.

História
Na esquina onde os jovens se reuniam para traficar e usar drogas aproximou-se o jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos com o desejo de viver o evangelho no meio deles e desta atitude nasceu a Fazenda da Esperança.

A esquina fica no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. No início da década de 80, no cruzamento da Tupinambás com a Caramurus, o ex-dependente químico, Antônio Eleutério, pediu ajuda e foi orientado a viver concretamente o evangelho para se recuperar.

O pároco frei Hans Stapel, franciscano de origem alemã, acompanhou e orientou os envolvidos nesta experiência. Pediu a população guaratinguetaense que alguém generosamente oferecesse um terreno para os recuperandos ter a possibilidade de aprofundar nesse novo estilo de vida.

Ganhou a primeira Fazenda e com os anos outras doações chegaram até do exterior. Após a visita do papa emérito Bento XVI, em 2007, à unidade na cidade paulista, a comunidade se tornou mais conhecida e os pedidos para se abrir uma nova unidade cresceram rapidamente em todo o mundo.

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...